Home / Opinião

OPINIÃO

Caiado e a era Maguito-Marconi

A ma­nei­ra mais ade­qua­da de se ava­li­ar um go­ver­no co­mo sen­do bom ou ru­im é atra­vés do mais sá­bio dos ju­í­zes: a his­tó­ria. É in­se­ri­do na di­nâ­mi­ca do lon­go pra­zo do pro­ces­so his­tó­ri­co que a re­pu­ta­ção dos go­ver­nos vai se so­li­di­fi­can­do. Bons go­ver­nos são aque­les que vi­sam o bem co­mum e não o bem pró­prio. Bo­as ações  de go­ver­no são aque­las que vi­sam aten­der a so­ci­e­da­de co­mo um to­do e não uma par­te de­la. O que apa­ren­ta ser bom na imo­bi­li­da­de do cur­to-pra­zo po­de não ser na di­na­mi­ci­da­de do lon­go pra­zo. É co­mo pro­fe­ti­za o con­sa­gra­do can­tor Ca­e­ta­no Ve­lo­so: “O que ge­ral­men­te vai pa­ra as pa­ra­das de su­ces­so são os nos­sos fra­cas­sos.” Ve­ja­mos al­guns exem­plos.

O Es­ta­do tec­no­crá­ti­co cons­tru­í­do no Bra­sil nos tem­pos dos mi­li­ta­res foi de­ci­si­vo pa­ra o con­si­de­rá­vel cres­ci­men­to da eco­no­mia bra­si­lei­ra nos anos 1970. A eu­fo­ria do cres­ci­men­to eco­nô­mi­co de um olhar no cur­to pra­zo es­con­dia al­go ter­rí­vel re­ve­la­do em lon­go pra­zo pe­la his­tó­ria: a tor­tu­ra im­ple­men­ta­da nos po­rões do Es­ta­do Bra­si­lei­ro. Fa­tos co­mo es­se fo­ram de­ci­si­vos pa­ra di­mi­nu­ir a di­men­são do Es­ta­do Bra­si­lei­ro nos tem­pos da di­ta­du­ra. As arei­as do tem­po re­du­zi­ram o re­gi­me mi­li­tar a um pa­ta­mar in­fe­ri­or ao por es­se re­gi­me ob­ti­do no oti­mis­mo de cur­to pra­zo dos anos 1970.

Ou­tro exem­plo: pas­sa­dos mais de 60 anos do su­i­cí­dio de Ge­tú­lio Var­gas sua es­ta­tu­ra po­lí­ti­ca se man­tem vi­va na me­mó­ria dos bra­si­lei­ros. A fi­gu­ra do di­ta­dor não se ape­que­nou an­te ao le­ga­do dei­xa­do ao pa­ís pe­la era Var­gas. A ima­gem de cons­tru­tor do Bra­sil mo­der­no fa­lou mais al­to que os even­tua­is pe­ca­dos co­me­ti­dos pe­lo pre­si­den­te nos tem­pos do Es­ta­do no­vo. Além dis­so, a era Var­gas trou­xe dig­ni­da­de a uma clas­se que vi­via a mar­gem da so­ci­e­da­de des­de os tem­pos da cha­ma Re­pú­bli­ca Ve­lha: a dos tra­ba­lha­do­res. En­tre per­das e ga­nhos, a his­tó­ria al­çou Ge­tú­lio Var­gas ao pa­ta­mar de Es­ta­dis­ta.

Cá en­tre nós, o de­sen­vol­vi­men­to po­lí­ti­co go­i­a­no con­du­ziu Pe­dro Lu­do­vi­co Tei­xei­ra ao mes­mo  pa­ta­mar. A ima­gem de gran­de ho­mem pú­bli­co pre­va­le­ceu so­bre aque­la do mé­di­co ro­de­a­do de ja­gun­ços. (Es­tes cer­ta­men­te fo­ram ne­ces­sá­rios nu­ma épo­ca em que as pai­xões po­lí­ti­cas eram re­sol­vi­das na ba­la).

Dos tem­pos em que Pe­dro Lu­do­vi­co man­da­va em Go­i­ás pa­ra os di­as de ho­je, é opor­tu­na a se­guin­te in­da­ga­ção: que pa­ta­mar te­rá na his­tó­ria  os go­ver­nos Ma­gui­to Vi­le­la e Mar­co­ni Pe­ril­lo?

Va­mos a res­pos­ta. Tan­to um quan­to o ou­tro fo­ram se­du­zi­das pe­lo can­to das se­rei­as do ime­di­a­tis­mo do cur­to pra­zo. Aos fa­tos. A quem ser­viu os so­bre­di­men­ci­o­na­men­tos dos pro­gra­mas de ele­tri­fi­ca­ção ru­ral e ir­ri­ga­ção im­ple­men­ta­dos no go­ver­no Ma­gui­to. Ao to­do, a so­ci­e­da­de; ou as par­tes, in­te­gra­das pe­los  em­prei­tei­ros e pres­ta­do­res de ser­vi­ço? A quem ser­viu o con­tra­to de com­pra de ener­gia a pre­ços 53% mai­or do que os pra­ti­ca­dos pe­lo mer­ca­do ao to­do, em­pre­sa pú­bli­ca ou a par­te, o com­pra­dor da usi­na? Do go­ver­no Ma­gui­to ao go­ver­no de Mar­co­ni Pe­ril­lo mu­dou-se pa­ra con­ti­nu­ar tu­do igual co­mo era an­tes. Em­bo­ra de uma ma­nei­ra mais so­fis­ti­ca­da, Go­i­ás con­ti­nuou  a per­der pa­tri­mô­nio.  O can­to das se­rei­as des­se go­ver­no pas­sou a se cha­mar “mo­der­ni­za­ção” acom­pa­nha­da de  to­dos os ma­le­fí­ci­os que es­sa prá­ti­ca re­pre­sen­ta quan­do não se tem um pla­no de go­ver­no a se­guir. Pos­to is­so vol­to a in­da­gar: a quem ser­viu os pa­co­tes tec­no­ló­gi­cos que se tor­na­ram ver­da­dei­ros ele­fan­tes bran­cos a ful­mi­nar o de há mui­to com­ba­li­do pa­tri­mô­nio da fa­li­da Celg, ao to­do, a em­pre­sa pú­bli­ca Celg, ou a par­te, a so­ci­e­da­de?

A quem ser­viu os inú­me­ros con­tra­tos de eter­nas “con­sul­to­ri­as” con­tra­ta­das pa­ra im­ple­men­tar pro­je­tos que nun­ca saí­ram do pa­pel ao to­do, a em­pre­sa pú­bli­ca, ou as par­tes os “con­sul­to­res” e seus con­tra­tan­tes? A quem ser­viu a con­tra­ta­ção mi­li­o­ná­ria de ser­vi­ços ad­vo­ca­tí­ci­os ex­ter­nos quan­do na épo­ca a em­pre­sa dis­pu­nha em seus qua­dros de de­ze­nas de ad­vo­ga­dos, ao to­do em­pre­sa pú­bli­ca ou as par­tes ad­vo­ga­do e seus con­tra­tan­tes?

Os go­ver­nos Ma­gui­to e Mar­co­ni são du­as fa­ses da mes­ma mo­e­da. Se o pri­mei­ro le­vou a em­pre­sa ao em­po­bre­ci­men­to ma­ni­fes­ta­do na per­da da Usi­na Hi­dro­e­lé­tri­ca de Ca­cho­ei­ra Dou­ra­da e ao mal­di­to con­tra­to de com­pra de ener­gia; o se­gun­do vi­rou as cos­tas pa­ra o prin­ci­pal ins­tru­men­to ge­ren­ci­al que cer­ta­men­te re­ti­ra­ria a em­pre­sa do es­ta­do pré-fa­li­men­tar que vi­via des­de os anos 1990: o Pla­ne­ja­men­to es­tra­té­gi­co. Pla­ne­ja­men­to é a ra­ci­o­na­li­da­de que cons­trói a ver­da­dei­ra mo­der­ni­da­de.  Nes­se sen­ti­do, a “mo­der­ni­za­ção” do go­ver­no Mar­co­ni des­pro­vi­do de es­tra­té­gias de de­sen­vol­vi­men­to sem­pre foi um gi­gan­te com os pés de bar­ro. Que o di­ga a pri­va­ti­za­ção da Celg.

É  opor­tu­no lem­brar que ne­nhum nem ou­tro des­ses go­ver­nos im­ple­men­ta­ram o con­tra­to ges­tão rei­vin­di­ca­do en­fa­ti­ca­men­te pe­lo se­na­dor Ro­nal­do Cai­a­do. O can­to das se­rei­as do uso po­lí­ti­co da em­pre­sa no cur­to pra­zo fa­lou mais al­to do que as ações es­tra­té­gi­cas de lon­go. Es­tas, se im­plan­ta­das, cer­ta­men­te apon­ta­ria um ru­mo a se­guir pa­ra que o na­vio Celg che­gas­se a por­to se­gu­ro.

En­cer­ro es­tes es­cri­tos co­mo co­me­cei: que jul­ga­men­to fa­rá a his­tó­ria dos go­ver­nos Ma­gui­to e Mar­co­ni?  Fo­ram bons ou maus go­ver­nos? Ser­vi­ram ao to­do ou as par­tes do sis­te­ma po­lí­ti­co? A his­tó­ria di­rá.  Por ora, as du­as fa­ces da mo­e­da evi­den­ci­am, an­te a bru­tal per­da de ati­vos que te­ve o pa­tri­mô­nio pú­bli­co go­i­a­no, um sig­ni­fi­ca­ti­vo em­po­bre­ci­men­to do Es­ta­do em­pre­sá­rio.

Ro­nal­do Cai­a­do, com seus mais de 30 anos de vi­da pú­bli­ca, é o no­vo na po­lí­ti­ca a se ele­ger go­ver­na­dor de Go­i­ás. As­sim es­pe­ro!

(Sa­la­ti­el So­a­res Cor­reia, en­ge­nhei­ro, ba­cha­rel em Ad­mi­nis­tra­ção de Em­pre­sas, mes­tre em Pla­ne­ja­men­to Ener­gé­ti­co. É au­tor, en­tre ou­tros li­vros, de A Cons­tru­ção de Go­i­ás E-mail: sa­la­ti­el­cor­reia1@hot­mail.com)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias