Home / Opinião

OPINIÃO

Comissões municipais movimentam o folclore goiano

A Co­mis­são Go­i­a­na de Fol­clo­re tem por ob­je­ti­vo in­cen­ti­var e co­or­de­nar pes­qui­sas, es­tu­dos, pro­mo­ver, de­fen­der e di­vul­gar o fol­clo­re e a cul­tu­ra po­pu­lar no âm­bi­to do Es­ta­do de Go­i­ás e co­la­bo­rar com os po­de­res pú­bli­cos, en­ti­da­des es­ta­tais, pa­ra­es­ta­tais e pri­va­das nos atos cí­vi­co-cul­tu­ra­is.

As raí­zes cul­tu­ra­is de um po­vo não po­dem se per­der no tem­po. É im­por­tan­te que se­jam pre­ser­va­das, bus­can­do-se for­mas e lo­ca­is pa­ra que pos­sam se per­pe­tu­ar. Daí a im­por­tân­cia de cri­ar uma Co­mis­são Mu­ni­ci­pal de Fol­clo­re vol­ta­da pa­ra a ver­da­dei­ra cul­tu­ra cai­pi­ra/raí­zes, fa­lan­do de mú­si­cas, re­zas, com­po­si­to­res, ar­te­sã­os, com­po­si­to­res, po­e­tas, ar­te­fa­tos de tra­ba­lho, con­ta­do­res de cau­sos, vi­o­lei­ros, can­ti­gas de tra­ba­lho co­mu­ni­tá­rio (mu­ti­rões, la­va­dei­ras, fi­an­dei­ras), co­mi­das e ves­ti­men­tas tí­pi­cas, en­fim, fa­lan­do do fol­clo­re e das tra­di­ções go­i­a­nas de um mo­do ge­ral.

Par­ti­ci­par das Co­mis­sões de Fol­clo­re im­por­ta em com­pro­mis­so com a pre­ser­va­ção da cul­tu­ra tra­di­cio­nal em su­as po­pu­la­res ma­ni­fes­ta­ções ma­te­ri­ais e ima­te­ri­ais. Im­por­ta, tam­bém, em pre­o­cu­par-se com a pes­soa e os gru­pos por­ta­do­res des­sas tra­di­ções.

Gran­de fes­ta fol­cló­ri­ca na ci­da­de de No­va Ve­ne­za/GO, “Vo­cê fa­zen­do par­te”. O Dia do His­to­ri­a­dor (19 de agos­to), ma­nhã en­so­la­ra­do no Clu­be Re­cre­a­ti­vo de No­va Ve­ne­za, foi o pal­co pa­ra ofi­ci­a­li­zar No­va Ve­ne­za a Ca­pi­tal do Fol­clo­re atra­vés do pro­je­to fol­cló­ri­co em co­me­mo­ra­ção a Se­ma­na do Fol­clo­re, de 17 a 22 de agos­to. Nes­te ano 2018, re­a­li­za­mos em nos­so Es­ta­do de Go­i­ás a IIª Se­ma­na do Fol­clo­re Iti­ne­ran­te de Go­i­ás e Iº En­con­tro de Ben­ze­dei­ras e Ben­ze­do­res, em con­so­nân­cia com as Co­mis­sões Mu­ni­ci­pa­is de Fol­clo­re já cri­a­das, que con­ta­mos com as par­ti­ci­pa­ções/ pre­sen­ças dos(as) Pre­si­den­tes de Co­mis­sões Mu­ni­ci­pa­is: Al­ba­ni Sil­va, Adel­mar Araú­jo,  Cris­ti­a­no Pe­dro­so, Cleu­mar de Oli­vi­e­ra, Creu­za Ar­ra­is, Dio­ní­lia Cas­tro, Eleu­ze­ni­ra Me­ne­zes, Ira­ci Vi­ei­ra, Iron Ju­ni­or, Na­za­reth Frei­tas, Nil­da Si­mo­ne, Si­mo­ne Sil­va, Ti­ã­o­zi­nho da Val­mi­ra, Te­re­zi­nha Bos­co – Co­mis­são No­va­ve­ne­zi­na de Fol­clo­re e  Pa­trí­cia Lou­res pre­si­den­te/an­fi­triã.

Nes­se con­tex­to, em No­va Ve­ne­za, a pro­gra­ma­ção da fes­tan­ça fol­cló­ri­ca se deu as­sim: Ca­fé da ma­nha: pão com man­tei­ga, ca­fé e pro­sa, Cor­te­jo En­tra­da das Co­mis­sões Mu­ni­ci­pa­is de Fol­clo­re, com su­as res­pec­ti­vas Ban­dei­ras iden­ti­fi­can­do atra­vés do sím­bo­lo de seu mu­ni­cí­pio as su­as tra­di­ções e ao mes­mo tem­po pa­dro­ni­za­das com  as co­res da Ban­dei­ra da Co­mis­são Go­i­a­na de Fol­clo­re. Em se­gui­da as Ben­ze­dei­ras e Ben­ze­do­res pre­sen­tes aben­ço­a­ram o even­to e pú­bli­co ge­ral. Com­po­si­ção da Me­sa de Aber­tu­ra Ofi­ci­al, Pro­to­co­lo e Agra­de­ci­men­tos. Ini­ciou-se as apre­sen­ta­ções com o  Co­ral In­fan­til de No­va Ve­ne­za, na se­quên­cia: Co­mis­são Da­mo­lan­den­se, Ber­ran­tei­ro Chi­cão; Co­mis­são San­to-an­to­ni­en­se, de­cla­ma­ção po­e­ma Na­za­reth de Frei­tas;   Co­mis­são Ja­ra­guen­se, Ca­va­lha­da Mi­rim e a Fo­lia do Di­vi­no Es­pí­ri­to San­to; Co­mis­são  Cal­da­zi­nen­se, Fi­an­dei­ras;  Co­mis­são Itau­çu­en­se, Sr. Nel­son e o Pé de Bo­de; Co­mis­são San­ta­cru­za­na, Con­tra­dan­ça;  Co­mis­são In­hu­men­se, Vi­o­lei­ros Ze­lão e Raí; Co­mis­são Ita­gu­a­ri­na, Fo­lia dos Com­pa­dres e De­cla­ma­ção Po­e­ma  Pe Ag­nal­do;  Co­mis­são Ani­cu­en­se, Ter­ra Hos­pi­ta­lei­ra: Lu­iz Oli­vei­ra e Jo­lin Vit­tor; Co­mis­são Apa­re­ci­den­se, Gru­po de can­to­res, O eru­di­to e a cul­tu­ra po­pu­lar; Co­mis­são Gua­po­en­se, Mú­si­ca o que é o Fol­clo­re.

O far­to car­dá­pio no al­mo­ço cons­tou de ar­roz  bran­co, mo­lho de fran­go, sa­la­da de to­ma­te, re­po­lho e ce­bo­la, fei­jão de cal­do, car­ne de pa­ne­la, mo­lho de ba­ta­ta com aça­frão e po­len­ta.

Re­gis­tro fol­cló­ri­co: Só foi pos­sí­vel acon­te­cer a Fes­tan­ça Fol­cló­ri­ca, de­vi­do apoio da  Pre­fei­ta de  No­va  Ve­ne­za, Pa­trí­cia Fer­nan­des e sua as­ses­so­ria:  Gra­ça Sti­val, Lu­ci­e­ne Ur­qui­za, Ma­ria Oli­via, Eduar­do Sti­val, Io­lan­da Pen­na, Ve­ri­a­ne Ama­ral, Ana Cris­ti­na, Lu­ci­a­no Ra­be­lo, Eli­zan­ge­la Sti­val, Ju­li­a­na Ras­mus­sem e as Se­cre­ta­rias Edu­ca­ção,  Co­mu­ni­ca­ção e Cul­tu­ra, As­sis­tên­cia So­ci­al e Meio Am­bi­en­te.

Foi mar­can­te a aflu­ên­cia de pes­so­as de­vo­tas e in­te­res­sa­das ao ato da ben­ze­du­ra, nos­so res­pei­to es­pe­ci­al às ben­ze­dei­ras, que pe­la ma­nhã in­tei­ra aten­de­ram aos que as pro­cu­ra­ram.

Quem foi, as­sis­tiu e gos­tou. E pa­ra quem não foi, fi­ca pa­ra a pró­xi­ma II­Iª Se­ma­na do  Fol­clo­re Iti­ne­ran­te no Es­ta­do de Go­i­ás/2019.

Agra­de­ci­men­to e gra­ti­dão aos nos­sos par­cei­ros fol­clo­ris­tas que es­tão con­tri­buin­do pa­ra o for­ta­le­ci­men­to do fol­clo­re go­i­a­no.

Sa­u­da­ções fol­cló­ri­cas a to­dos!

(Iza­bel Sig­no­re­li, pre­si­den­te da Co­mis­são Go­i­a­na de Fol­clo­re, pre­si­den­te de Hon­ra da Co­mis­são No­va­ve­ne­zi­na de Fol­clo­re, vi­ce-se­cre­tá­ria da Co­mis­são Na­ci­o­nal de Fol­clo­re)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias