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OPINIÃO

Competências de um líder e a transformação do ambiente empresarial

Ins­pi­ra­dor, con­fi­an­te e cri­a­ti­vo. Es­sas são al­gu­mas ca­rac­te­rís­ti­cas de um lí­der. Mais do que che­fe, em­pre­en­di­men­tos de su­ces­so de­vem ter, na li­de­ran­ça, pro­fis­si­o­nais que bus­quem um ca­mi­nho pa­ra o cres­ci­men­to de to­da a equi­pe. Su­as ha­bi­li­da­des e com­pe­tên­cias são va­lo­ri­za­das por em­pre­sas dos mais di­fe­ren­tes seg­men­tos.

A fal­ta de um lí­der faz com que vá­ri­as em­pre­sas não atin­jam os re­sul­ta­dos de­se­ja­dos. Não con­se­guem sa­ir do lu­gar e não en­ten­dem o mo­ti­vo da fal­ta de evo­lu­ção. Tam­bém não são ca­pa­zes de fa­zer com que os pró­prios co­la­bo­ra­do­res atu­em de for­ma vo­lun­tá­ria pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to da or­ga­ni­za­ção.

Exis­tem inú­me­ros ca­sos de or­ga­ni­za­ções que per­dem tem­po com re­u­ni­ões ou­vin­do des­cul­pas pa­ra o mau de­sem­pe­nho de de­ter­mi­na­das áre­as ou até mes­mo bus­can­do cul­pa­dos pa­ra o fra­cas­so. Di­an­te des­tes ce­ná­rios na­da po­si­ti­vos, é pos­sí­vel per­ce­ber a ne­ces­si­da­de de um lí­der.

É pre­ci­so in­ves­tir na qua­li­fi­ca­ção de li­de­ran­ças. Pes­so­as com com­pe­tên­cias de li­de­ran­ça são fun­da­men­tais pa­ra as or­ga­ni­za­ções. A atu­a­ção des­tes pro­fis­si­o­nais jun­tos aos co­la­bo­ra­do­res re­sul­ta em di­ver­sos be­ne­fí­ci­os, uma vez que eles co­nhe­cem ca­da de­ta­lhe das or­ga­ni­za­ções on­de tra­ba­lham, di­a­lo­gam com os de­mais fun­cio­ná­rios, es­cla­re­cem dú­vi­das, re­sol­vem con­fli­tos e dão exem­plo.

Sa­ben­do que o su­ces­so de uma em­pre­sa é re­sul­ta­do da au­to per­for­man­ce de um lí­der, o pro­ces­so de Co­a­ching Exe­cu­ti­vo é ho­je o mé­to­do mais uti­li­za­do pa­ra tal  de­sen­vol­vi­men­to. Ali­a­da a fer­ra­men­ta As­ses, que é uti­li­za­da em 42 paí­ses, on­de men­su­ra e apre­sen­ta re­sul­ta­dos so­bre ha­bi­li­da­des, tra­ços de per­so­na­li­da­de e ca­rac­te­rís­ti­cas que in­flu­en­ciam o de­sem­pe­nho, o Co­ach con­se­gue de­sen­vol­ver seu Co­a­chee ao es­ta­do de­se­ja­do.

O re­sul­ta­do do in­ves­ti­men­to em qua­li­fi­car li­de­ran­ças é um am­bi­en­te em­pre­sa­ri­al to­tal­men­te co­la­bo­ra­ti­vo e pro­pí­cio à ino­va­ção. Ou se­ja, os lí­de­res in­cen­ti­vam seus pro­fis­si­o­nais a agre­ga­rem no­vas idei­as e so­lu­ções.

Na prá­ti­ca, a equi­pe sen­te que co­la­bo­ra, de for­ma de­ci­si­va, nas con­quis­tas da sua em­pre­sa. Ela se sen­te mais pró­xi­ma do cres­ci­men­to, tor­na-se mais mo­ti­va­da e de­sem­pe­nha seu pa­pel com o mais al­to pa­drão de ex­ce­lên­cia.

(Fer­nan­da Fleury, em­pre­sá­ria, for­ma­da em Di­rei­to, com MBA em Ges­tão Em­pre­sa­ri­al pe­la FGV. Mem­bro da So­ci­e­da­de La­ti­no Ame­ri­ca­na e Eu­ro­peia de Co­ach. É pro­pri­e­tá­ria da Spia Con­sul­to­ria e Pes­qui­sa)

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