Home / Opinião

OPINIÃO

Danilo Mattos Guimarães

Nes­te Dia dos Pa­is, 12 de agos­to, sen­ti uma sa­u­da­de in­qui­e­ta, quan­do as re­mi­nis­cên­cias des­per­ta­ram mo­men­tos vi­vi­dos ao la­do de meu pai, Otá­vio, do meu avô Ju­ca dos San­tos e, so­man­do a elas, as bo­as lem­bran­ças do ami­go Da­ni­lo, de Vi­a­nó­po­lis, que nos dei­xou na ma­dru­ga­da de sá­ba­do.

Fa­lar de Da­ni­lo é ir ao en­con­tro da ale­gria de vi­ver, de con­fra­ter­ni­zar-se com os ami­gos, de re­co­nhe­cer su­as ami­za­des e, co­mo pou­cos, sa­ber va­lo­ri­zá-las. É dis­cor­rer so­bre as cons­tan­tes brin­ca­dei­ras e tro­la­gens, fei­tas di­a­ria­men­te com os ami­gos, le­van­do al­guns à lou­cu­ra. Gos­ta­va mui­to de brin­car, tal qual um me­ni­no tra­qui­na. Quan­do a con­fu­são es­ta­va gran­de, ele mes­mo in­ter­vi­nha e co­lo­ca­va um fim na mo­le­qui­ce. Vai fa­zer uma fal­ta da­na­da em um dos gru­pos de wattzapp da que­ri­da Vi­a­nó­po­lis, no qual me di­vir­to di­a­ria­men­te, bem co­mo na con­vi­vên­cia de seus ami­gos e gra­va­ções de seus ví­de­os.

Es­tar en­tre os ami­gos era o que ele mais ama­va, prin­ci­pal­men­te em sua re­si­dên­cia, nas fa­mo­sas “jan­ti­nhas” que ocor­ri­am qua­se que di­a­ria­men­te. Na ver­da­de, eram “jan­ta­ços”, com car­dá­pio sem­pre ligth: ma­car­ro­na­da, ra­ba­da, fei­jo­a­da etc., sem­pre re­ga­da a cer­ve­ja e um bom vi­nho. Di­ver­tia-se com as cons­tan­tes e in­dis­pen­sá­veis pre­sen­ças de Mu­ri­ço­ca (co­zi­nhei­ro prin­ci­pal), Ivan Mat­tos (gran­de te­nor), Mar­ce­lo, An­tô­nio Ne­to (seu fi­lho de co­ra­ção, co­mo ele di­zia) e quem mais de­se­jas­se ir, pois sua ca­sa sem­pre te­ve por­tas aber­tas a to­dos que con­vi­vi­am com ele, não sen­do pou­cos.

Ao tem­po em que era fes­ti­vo, evi­ta­va as gran­des fes­tas da ci­da­de, sem­pre bus­can­do vi­a­jar pa­ra al­gum lu­gar do Bra­sil e ex­te­ri­or. Pou­cos co­nhe­ço que vi­a­ja­ram tan­to quan­to Da­ni­lo que, se­gun­do ele, já ti­nha pas­sa­do por mais de cin­quen­ta paí­ses. Nes­sa pró­xi­ma ter­ça, es­ta­va com vi­a­gem mar­ca­da pa­ra Ma­naus, no Ama­zo­nas.

Um ser hu­ma­no mui­to in­te­li­gen­te e co­nec­ta­do, mas de uma tei­mo­sia imen­sa. Tan­to, que pas­sou mal em Cal­das No­vas, ci­da­de a que ele sem­pre ia nos fi­nais de se­ma­na, hos­pe­dan­do no ho­tel Nos­sa Se­nho­ra da Guia, de pro­pri­e­da­de da do­na Ma­ria, es­ta­be­le­ci­men­to que ti­nha seu quar­to sem­pre re­ser­va­do. Ao pas­sar mal, foi le­va­do por Zé Mau­ro, gen­ro da pro­pri­e­tá­ria, pa­ra re­ce­ber os pri­mei­ros aten­di­men­tos em uma Uni­da­de de Pron­to Aten­di­men­to (UPA), sen­do re­co­men­da­da sua ida ime­di­a­ta pa­ra Go­i­â­nia an­te a fal­ta de re­cur­sos – o que ele não fez.

Ao re­tor­nar a Vi­a­nó­po­lis, na sex­ta-fei­ra, pas­sou uma noi­te em cla­ro com for­tís­si­mas do­res ab­do­mi­nais, acom­pa­nha­do pe­lo fi­el ami­go Mar­ce­lo, até que o en­ca­mi­nha­men­to ao Hos­pi­tal Neu­ro­ló­gi­co foi ine­vi­tá­vel. Pas­sou por pro­ce­di­men­to ci­rúr­gi­co, tra­zen­do es­pe­ran­ças a to­dos, mas fa­le­ceu na ma­dru­ga­da de sá­ba­do.

Se­gun­do o Phd Ro­bert Ve­atch, pro­fes­sor do Ins­ti­tu­to Ken­nedy de Éti­ca, bi­o­lo­gi­ca­men­te não exis­te um mo­men­to exa­to da mor­te, mas sim uma sé­rie de mi­ni­mor­tes, com di­fe­ren­tes par­tes do cor­po se des­li­gan­do em seu pró­prio rit­mo. Por is­so, se­gun­do ele, de­ter­mi­nar o mo­men­to exa­to é es­sen­cial­men­te uma ques­tão re­li­gi­o­sa ou fi­lo­só­fi­ca.

Por mais que acre­di­te­mos em con­ti­nui­da­de, nun­ca es­ta­mos pre­pa­ra­dos pa­ra a par­ti­da dos que nos são es­pe­ci­ais. Mor­te é uma pa­la­vra for­te, mas ela ocor­re gra­da­ti­va­men­te e não há co­mo fu­gir de­la. O nos­so en­ve­lhe­ci­men­to na­da mais é do uma mor­te gra­du­al, que po­de­re­mos ace­rar ou re­tar­dar, mas não por mui­to tem­po.

Se Da­ni­lo foi tei­mo­so, não se cu­i­da­da co­mo que­rí­a­mos, em con­tra­par­ti­da fez o que mui­to de nós não fa­ze­mos, que é apro­vei­tar in­ten­sa­men­te sua vi­da e o seu dia co­mo se fos­se o úl­ti­mo. Es­ta­va sem­pre pró­xi­mo de seus fi­lhos e ne­tos. Pro­vo­ca­va en­con­tros di­á­rios com os seus prin­ci­pa­is ami­gos. Man­ti­nha uma co­ne­xão qua­se que con­tí­nua com quem ti­nha afi­ni­da­de por men­sa­gens no What­sApp. Foi o que de­se­jou ser. Se cer­to ou er­ra­do, quem so­mos nós pa­ra jul­gá-lo?

Uma can­ção de­no­mi­na­da “Trem ba­la”, da can­to­ra e com­po­si­to­ra Ana Vi­le­la, me­xe com mui­ta gen­te, pois o que diz a le­tra é uma ver­da­de in­du­bi­tá­vel, prin­ci­pal­men­te em um de seus tre­chos: “Se­gu­ra teu fi­lho no co­lo, sor­ria e abra­ce teus pa­is en­quan­to es­tão aqui. Que a vi­da é trem ba­la, par­cei­ro, e a gen­te é só pas­sa­gei­ro pres­tes a par­tir”.

Ri­chard Bach, no li­vro Ilu­sões, as aven­tu­ras de um Mes­si­as in­de­ci­so, tem uma pas­sa­gem que re­i­te­ra­da­men­te es­cre­vo nos mo­men­tos das par­ti­das de ami­gos e fa­mi­lia­res, que é: “Não fi­que tris­te nas des­pe­di­das. Uma des­pe­di­da é ne­ces­sá­ria an­tes de vo­cês po­de­rem se en­con­trar ou­tra vez. E se en­con­trar de no­vo, de­pois de mo­men­tos ou de vi­das, é cer­to pa­ra os que são ami­gos”.

Crer na imor­ta­li­da­de da al­ma, na er­ra­ti­ci­da­de, na pos­si­bi­li­da­de de re­en­con­tro con­for­ta o co­ra­ção de quem tem fé. Os cép­ti­cos tal­vez so­fram mais, pois o va­zio da au­sên­cia que exis­te, in­du­bi­ta­vel­men­te, den­tro de to­dos nós, não po­de ser pre­en­chi­do tão fa­cil­men­te, quan­to aque­les que cre­em na cer­te­za do re­en­con­tro.

Ao lon­go des­ta vi­da já per­di mui­tos ami­gos e fa­mi­lia­res (que me fa­zem mui­ta fal­ta) e, so­man­do-se a eles, ho­je, es­ta­rá Da­ni­lo Mat­tos. A nos­sa úl­ti­ma con­ver­sa por men­sa­gem – o que fa­zí­a­mos mui­to – foi pa­ra mar­car um al­mo­ço em que da­rí­a­mos pros­se­gui­men­to a uma con­ver­sa ini­ci­a­da. Ho­je, ami­go, con­ver­te­rei a mes­ma em ora­ções, pois sei que é o que ne­ces­si­tas nes­te mo­men­to, pois se a mor­te in­co­mo­da a quem fi­ca, não de­ve ser fá­cil pa­ra quem vai.

Sem­pre fa­lá­va­mos de nos­sos ne­tos e o quan­to é bom a con­vi­vên­cia com eles. É um amor sem cul­pa, des­re­gra­do e, por que não di­zer? – to­tal­men­te an­ta­gô­ni­co aos que nos­sos fi­lhos de­se­jam. Por is­so exis­te o ve­lho adá­gio: “Pa­is edu­cam, avós atra­pa­lham”. Mas não tem amor mais se­gu­ro e cui­da­do­so que o nos­so. Da­ni­lo te­ve a fe­li­ci­da­de de vi­ver in­ten­sa­men­te ao la­do de seus ne­tos e ne­tas.

Di­zem que sa­u­da­de é tu­do o que fi­ca de quem não pô­de fi­car. Mas apren­di que con­ver­ter a sa­u­da­de em ora­ções é cri­ar um mo­men­to de uma boa con­ver­sa, que faz bem aos dois la­dos.

Rei­te­ro aqui o meu abra­ço de con­for­to aos seus fi­lhos Da­ni­li­nho e Da­ni­e­la, aos ne­tos Mi­guel, Da­ni­el, Bru­no, Ma­ri­ah e An­tô­nia, e à es­po­sa Va­lé­ria Con­cei­ção Mat­tos Gui­ma­rã­es, bem co­mo aos seus inú­me­ros ami­gos e fa­mi­lia­res.

Da­ni­lo, a vo­cê, até qual­quer dia!

(Cle­ver­lan An­tô­nio do Va­le, ad­mi­nis­tra­dor de em­pre­sas, ges­tor pú­bli­co, pós-gra­du­a­do em Po­lí­ti­cas Pú­bli­cas e Do­cên­cia Uni­ver­si­tá­ria, pro­pri­e­tá­rio da em­pre­sa Val­le As­ses­so­ria e Co­mu­ni­ca­ção, ar­ti­cu­lis­ta do Di­á­rio da Ma­nhã)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias