Home / Opinião

OPINIÃO

De quem é a responsabilidade da gestão hídrica?

É pre­ci­so ga­ran­tir a ges­tão cor­re­ta do uso e reu­so da água pa­ra que nin­guém so­fra com a se­ca. Com o au­men­to do ris­co da es­cas­sez, é ne­ces­sá­rio que ha­ja uma per­ma­nen­te atu­a­ção em ges­tão da água e me­di­das efe­ti­vas de pro­te­ção, pla­ne­ja­men­to, fis­ca­li­za­ção, mer­ca­do e con­tro­le do re­cur­so hí­dri­co pa­ra as­se­gu­rar o aces­so sus­ten­tá­vel à água de qua­li­da­de. Mas a con­du­ção po­lí­ti­ca no que se re­fe­re ao sa­ne­a­men­to bá­si­co e ges­tão dos re­cur­sos hí­dri­cos em Go­i­ás en­fren­ta um qua­dro crí­ti­co, e fal­ta di­á­lo­go en­tre as en­ti­da­des do se­tor pro­du­ti­vo e o go­ver­no pa­ra me­lho­rar o aces­so à água de qua­li­da­de e o seu uso ra­ci­o­nal.

O de­ba­te en­vol­ve ou­tras si­tu­a­ções de di­fí­cil so­lu­ção, co­mo a fal­ta de po­lí­ti­cas pú­bli­cas ha­bi­ta­cio­nais nos cen­tros ur­ba­nos, re­cu­pe­ra­ção das nas­cen­tes afe­ta­das por da­nos am­bien­tais e pre­ser­va­ção da na­tu­re­za. Is­so por­que o cres­ci­men­to de­sor­de­na­do das ci­da­des tem im­pac­to ne­ga­ti­vo no for­ne­ci­men­to de água, pro­vo­can­do o au­men­to gra­du­al da po­lu­i­ção de­vi­do à fal­ta de re­de co­le­to­ra de es­go­to sa­ni­tá­rio e des­pe­jo ir­re­gu­lar de li­xo do­més­ti­co. Sen­do as­sim, a água já es­tá sen­do afe­ta­da pe­la ha­bi­ta­ção ir­re­gu­lar em áre­as na­ti­vas ou de pro­te­ção am­bien­tal, ex­tin­ção de ani­mais sil­ves­tres, en­tre tan­tos ou­tros pre­ju­í­zos a na­tu­re­za. E o pi­or, con­vi­ve­mos com um di­rei­to uni­ver­sal vi­o­la­do e agi­mos co­mo se não fos­se um pro­ble­ma co­le­ti­vo de go­ver­nan­ça e da so­ci­e­da­de.

O go­ver­no pre­ci­sa fa­zer a sua par­te no sen­ti­do de apri­mo­rar e ino­var a ges­tão dos re­cur­sos hí­dri­cos. Go­i­â­nia, por exem­plo, po­de avan­çar mui­to com a im­plan­ta­ção do Pla­no Mu­ni­ci­pal de Sa­ne­a­men­to Bá­si­co (PMSB), is­so por­que o ato do Exe­cu­ti­vo Mu­ni­ci­pal au­to­ri­zar a im­plan­ta­ção do pla­no é um avan­ço de pri­mei­ra mão, já que em ou­tras ci­da­des bra­si­lei­ras es­sa dis­cus­são ain­da não co­me­çou. O pla­no é uma con­quis­ta pa­ra os go­i­a­ni­en­ses, se con­si­de­rar­mos a sua im­por­tân­cia e a gran­de de­man­da por sa­ne­a­men­to bá­si­co. Sua im­plan­ta­ção, se ocor­rer con­for­me pla­ne­ja­do pe­la pre­fei­tu­ra, se­rá um mar­co da po­lí­ti­ca de se­gu­ran­ça hí­dri­ca pa­ra o mu­ni­cí­pio.

En­con­trar so­lu­ções pa­ra o pro­ble­ma da es­cas­sez de água é um de­ver do go­ver­no e da po­pu­la­ção. Mas é pre­ci­so so­mar es­for­ços en­tre go­ver­no, pro­du­to­res ru­ra­is, agro­pe­cu­a­ris­tas, em­pre­sá­rios e so­ci­e­da­de, pa­ra vi­a­bi­li­zar so­lu­ções e ge­rir os re­cur­sos na­tu­ra­is, evi­tan­do cri­se de es­cas­sez e ga­ran­ti­do o abas­te­ci­men­to de água.  Re­cu­pe­rar as con­di­ções na­tu­ra­is que fa­vo­re­cem a pro­du­ção de água de­ve ga­nhar es­pa­ço ca­da vez mai­or na ges­tão dos re­cur­sos hí­dri­cos e as­sim eli­mi­nar da­nos pre­ju­di­ci­ais a na­tu­re­za. Is­so só po­de acon­te­cer se to­dos es­ti­ve­rem uni­dos nu­ma for­ça ta­re­fa e tra­çar es­tra­té­gi­cas pa­ra a se­gu­ran­ça hí­dri­ca e qua­li­da­de de vi­da das po­pu­la­ções, já que a água é um re­cur­so vi­tal de al­to va­lor eco­nô­mi­co e so­ci­al.

(Ro­ber­to Hi­da­si, ad­vo­ga­do am­bien­tal. E-mail: ro­ber­to­hi­da­si@ya­hoo.com.br)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias