Home / Opinião

OPINIÃO

Invista em prevenção

Quem nun­ca ou­viu a ex­pres­são “é me­lhor pre­ve­nir do que re­me­di­ar”? de fa­to a pre­ven­ção sem­pre se­rá o me­lhor e mais se­gu­ro ca­mi­nho. A pre­ven­ção ju­rí­di­ca fun­cio­na de for­ma se­me­lhan­te aos cui­da­dos com a sa­ú­de. nem sem­pre é da­da a de­vi­da im­por­tân­cia, mas com o pas­sar do tem­po, os pro­ble­mas vão sur­gin­do e en­tre um ou ou­tro vo­cê irá per­ce­ber a im­por­tân­cia de uma boa ali­men­ta­ção, exer­cí­cios di­á­rios, um boa noi­te de so­no, pa­ra evi­tar um pro­ble­ma mui­to mai­or no fu­tu­ro.

A sa­ú­de da sua em­pre­sa fun­cio­na da mes­ma for­ma, são ne­ces­sá­rios cui­da­dos di­á­rios pa­ra que se pre­vi­na pos­sí­veis pro­ble­mas de mai­or di­men­são. De iní­cio po­de­mos des­ta­car a im­por­tân­cia de um con­tra­to so­ci­al bem ela­bo­ra­do, aque­le mo­de­lo ti­ra­do da in­ter­net, po­de não ser o mais ade­qua­do pa­ra sua em­pre­sa, e fu­tu­ra­men­te po­de­rão sur­gir pro­ble­mas, por exem­plo quan­do hou­ver a ne­ces­si­da­de de de­li­be­ra­ção de só­ci­os; ces­são de quo­tas; dis­so­lu­ção to­tal ou par­ci­al, den­tre ou­tras ques­tões.

De­ve­mos des­ta­car tam­bém a im­por­tân­cia de uma atu­a­ção pre­ven­ti­va no mo­men­to da for­ma­li­za­ção dos fun­cio­ná­rios. Pro­ces­sos tra­ba­lhis­tas ator­men­tam mui­tos em­pre­sá­rios nos di­as de ho­je, e com to­da cer­te­za é mui­to mais ca­ro se de­fen­der de uma ação tra­ba­lhis­ta, do que in­ves­tir na pre­ven­ção des­sas ações. Ho­je em dia es­tá em al­ta a ter­cei­ri­za­ção de ser­vi­ços, por­tan­to, nem sem­pre es­se é me­lhor ca­mi­nho, po­den­do ha­ver ou­tros ca­mi­nhos mais se­gu­ros pa­ra de­ter­mi­na­da si­tu­a­ção.

Ou­tro fa­tor de ex­tre­ma im­por­tân­cia e que faz par­te da ro­ti­na de uma em­pre­sa, é a re­la­ção com for­ne­ce­do­res e con­su­mi­do­res. A pre­ven­ção nes­se pon­to é es­sen­cial pa­ra que se evi­te pos­sí­vel pro­ble­mas fu­tu­ros. Um con­tra­to bem ela­bo­ra­do, de for­ma se­gu­ra pa­ra am­bas as par­tes é sem­pre um de­ta­lhe im­por­tan­te.

Por úl­ti­mo, mas não me­nos im­por­tan­te, te­mos tam­bém a pre­ven­ção ju­rí­di­ca Tri­bu­tá­ria. Um pla­ne­ja­men­to tri­bu­tá­rio po­de fa­zer com que a em­pre­sa eco­no­mi­ze mui­to di­nhei­ro. É ne­ces­sá­rio um es­tu­do de­ta­lha­do pa­ra o ca­so es­pe­cí­fi­co, pa­ra que se pos­sa de­ter­mi­nar qual o re­gi­me tri­bu­tá­rio ide­al. Um re­gi­me tri­bu­tá­rio es­co­lhi­do de for­ma equi­vo­ca­da po­de ge­rar um mai­or e des­ne­ces­sá­rio tra­ba­lho.

En­fim, pa­ra se man­ter uma em­pre­sa sa­u­dá­vel, a pre­ven­ção ju­rí­di­ca vai sem­pre ser a me­lhor op­ção.

(Jo­sé Vi­tor de Li­ma Ne­to, ad­vo­ga­do, mem­bro da Co­mis­são de Di­rei­to Cri­mi­nal da OAB/GO E-mail: jo­se­vi­tor­li­ma­ne­to@hot­mail.com)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias