Opinião

Jimmy Ogro é Manda Picanha na festa APorca 2018

diario da manha

Vem aí mais uma edi­ção da Chur­ras­ca­da “APor­ca”, a fes­ta do ano pa­ra os aman­tes de um chur­ras­co ser­vi­do, co­mo ar­te gas­tro­nô­mi­ca, re­ga­do à me­lhor be­bi­da, mui­ta di­ver­são e gen­te bo­ni­ta. Tra­ta-se de um me­ga­e­ven­to pro­mo­vi­do pe­la em­pre­sá­ria Fa­brí­cia Ca­lix­to, que reú­ne al­guns dos prin­ci­pa­is chefs de co­zi­nha do pa­ís, à fren­te dos me­lho­res cor­tes de car­ne, pa­ra um dia de chur­ras­co.

“Mi­nha in­qui­e­tu­de es­tá sem­pre às vol­tas de al­go ino­va­dor e inu­si­ta­do. As­sim, re­sol­vi apos­tar na área apai­xo­nan­te e ple­na de de­sa­fi­os do en­tre­te­ni­men­to. E foi nes­sa ‘vi­be´ au­da­cio­sa e vi­si­o­ná­ria que nas­ceu ‘APor­ca’, já que sou apai­xo­na­da por gas­tro­no­mia e, mais ain­da por car­nes. Tu­do co­me­çou quan­do re­sol­vi fa­zer um cur­so de chur­ras­co com o chef Lu­iz Fi­o­re, em Go­i­â­nia. A par­tir daí o mun­do do chur­ras­co in­va­diu mi­nha vi­da! Pas­sei a pes­qui­sar e co­nhe­cer even­tos de ou­tros Es­ta­dos, com pro­pos­tas se­me­lhan­tes e, as­sim, sur­giu a ideia de tra­zer es­sa no­vi­da­de pa­ra Go­i­ás, um Es­ta­do que reú­ne uma ga­le­ra que ama car­ne”, re­ve­la Fa­brí­cia.

A bou­ti­que de car­ne Man­da Pi­ca­nha vai es­tar pre­sen­te nes­sa edi­ção 2018, com uma ban­ca­da co­man­da­da pe­lo chef Jimmy Ogro. Fun­da­dor do si­te Ogros­tro­no­mia, do Fo­od­truck de ham­búr­gue­res, o Bur­ger­to­pia, e, re­cen­te­men­te, do pro­je­to so­ci­al RE­a­PRO­VE, com in­tui­to de di­mi­nu­ir des­per­dí­cio e fo­me, Jimmy nas­ceu em Hous­ton, Te­xas, nos Es­ta­dos Uni­dos.

Ele tem 2 me­tros e 1 cm, pe­sa 144 qui­los e tem no bra­ço es­quer­do a ta­tu­a­gem de um por­co. Is­so mes­mo! A pai­xão pe­la car­ne su­í­na é tan­ta que o bra­ço di­rei­to, em bre­ve, tam­bém vai ga­nhar ou­tro por­co ta­tu­a­do, com a fra­se: “Deus deu asas aos an­jos, mas nos deu ba­con”. Es­se é o ir­re­ve­ren­te co­zi­nhei­ro Jimmy McMa­nis ou co­mo é co­nhe­ci­do: Jimmy Ogro.

Ho­je, além do Ogros­tro­no­mia, on­de pu­bli­ca ví­de­os de re­cei­tas fá­ceis e com o que se tem em ca­sa, apre­sen­ta um qua­dro de cu­li­ná­ria de Rua no Pro­gra­ma Mais Vo­cê, da Ana Ma­ria Bra­ga. Ele vi­a­ja pe­lo Bra­sil à ca­ça de re­cei­tas e in­gre­di­en­tes tí­pi­cos pa­ra des­cons­tru­ir e ex­pe­ri­men­tar de ma­nei­ra no­va, usan­do equi­pa­men­to re­du­zi­do, pro­van­do que é pos­sí­vel pre­pa­rar qual­quer pra­to em qual­quer lu­gar.

O chef ro­da o pa­ís mi­nis­tran­do cur­sos e workshops so­bre cu­li­ná­ria, e ago­ra vai es­tar em par­ce­ria com o Man­da Pi­ca­nha nes­te even­to. A fes­ta APor­ca vai acon­te­cer na Ru­í­na Im­pe­ri­al, Rua C-102, 206 no Se­tor Su­do­es­te, em Go­i­â­nia, nes­te sá­ba­do, dia 18 de agos­to.

 

(Jo­ão Nas­ci­men­to, jor­na­lis­ta)

 

Comentários