Home / Opinião

OPINIÃO

O problema do desarmamento e os direitos humanos

A ques­tão da vi­o­lên­cia es­tá sem­pre li­ga­da às ar­mas. To­do mun­do acha que a li­be­ra­ção de ar­mas in­duz à vi­o­lên­cia.

Va­mos fa­zer uma rá­pi­da aná­li­se: o es­ta­do do Te­xas, nos Es­ta­dos Uni­dos, on­de as ar­mas são li­be­ra­das, é con­si­de­ra­do o es­ta­do mais se­gu­ro dos Es­ta­dos Uni­dos, com o ín­di­ce de 4,4 ho­mi­cí­di­os por 100 mil ha­bi­tan­tes, en­quan­to que no Bra­sil, on­de se exi­ge um rí­gi­do con­tro­le, o ín­di­ce é de 29,9 ho­mi­cí­di­os por 100 mil ha­bi­tan­tes, ou se­ja, seis ve­zes mais.

No Te­xas, se um ban­di­do ata­car o ci­da­dão, es­te tem to­do o di­rei­to de ati­rar no mal­fei­tor, aca­bar com a vi­da de­le; se ele in­va­dir sua pro­pri­e­da­de, vo­cê po­de fa­zer a mes­ma coi­sa, e o go­ver­no do Te­xas ain­da lhe agra­de­ce­rá por ter pres­ta­do um gran­de ser­vi­ço à so­ci­e­da­de, por ex­clu­ir da so­ci­e­da­de um ele­men­to per­ni­cio­so.

No Bra­sil, se ati­rar­mos num ban­di­do que in­va­de sua ca­sa ou sua pro­pri­e­da­de, o ban­di­do fi­ca­rá li­vre, e vo­cê pro­va­vel­men­te sai­rá de lá al­ge­ma­do e se­rá pro­ces­sa­do.

Quan­do ocor­re um epi­só­dio que en­vol­ve maus tra­tos ou mor­te de ban­di­dos e me­no­res in­fra­to­res, os de­fen­so­res dos di­rei­tos hu­ma­nos pas­sam a in­fer­ni­zar de­le­ga­dos e ju­í­zes co­bran­do “hu­ma­ni­da­de” de quem não a te­ve quan­do pra­ti­cou o cri­me.

Uma li­ção es­tu­pen­da de co­mo tra­tar es­se as­sun­to veio do en­tão Ju­iz da In­fân­cia e Ju­ven­tu­de de Mon­tes Cla­ros-MG em 1993, Dr. Ro­gé­rio Me­dei­ros Gar­cia de Li­ma, ho­je de­sem­bar­ga­dor na Cor­te mi­nei­ra.

Con­tou ele que na sua Co­mar­ca não ha­via ins­ti­tu­i­ção ade­qua­da pa­ra aco­lher me­no­res in­fra­to­res.

Na épo­ca, uma qua­dri­lha de três ado­les­cen­tes vi­nha pra­ti­can­do re­i­te­ra­dos as­sal­tos. A po­lí­cia pren­dia e ele ti­nha de sol­tá-los, à mín­gua de um lu­gar pa­ra man­tê-los pre­sos.

De­pois da ené­si­ma vez, e já can­sa­do do pren­de-e-sol­ta com­pul­só­rio, e va­len­do-se de um pro­vi­den­ci­al pre­ce­den­te do Su­pe­ri­or Tri­bu­nal de Jus­ti­ça, de­ter­mi­nou o re­co­lhi­men­to dos “pe­que­nos as­sal­tan­tes” à ca­deia pú­bli­ca, em ce­la se­pa­ra­da dos pre­sos mai­o­res.

Lo­go que a no­tí­cia da pri­são cor­reu na ci­da­de, ele re­ce­beu a vi­si­ta de uma co­mi­ti­va de de­fen­so­res dos di­rei­tos hu­ma­nos, co­in­ci­den­te­men­te, três mi­li­tan­tes, exi­gin­do que ele li­be­ras­se os me­no­res.

Ele ne­gou. Ame­a­ça­ram de­nun­ciá-lo à im­pren­sa na­ci­o­nal, à Cor­re­ge­do­ria de Jus­ti­ça do Tri­bu­nal e até a ONU, e se­gu­ra­men­te ao Con­se­lho Na­ci­o­nal de Jus­ti­ça, se aque­le tem­po já exis­tis­se.

O ma­gis­tra­do, in­te­li­gen­te­men­te, re­tru­cou, acon­se­lhan­do-os a não irem tão lon­ge, pois ele ti­nha a so­lu­ção.

Dr. Ro­gé­rio achou lo­go uma so­lu­ção: cha­mou o es­cri­vão e or­de­nou que la­vras­se três ter­mos de guar­da: ca­da um dos in­con­for­ma­dos de­fen­so­res dos di­rei­tos hu­ma­nos le­va­ria um dos me­no­res pre­so pa­ra ca­sa, com to­da a res­pon­sa­bi­li­da­de de­le­ga­da pe­lo ju­iz.

Os acir­ra­dos de­fen­so­res nem aguar­da­ram os ter­mos de guar­da, e mal se des­pe­di­ram, saí­ram cor­ren­do do fó­rum.

Não só não o de­nun­ci­a­ram a en­ti­da­de al­gu­ma, não fi­ca­ram com os me­no­res, não mais apa­re­ce­ram com su­as ”hon­ro­sas” vi­si­tas e... os me­no­res fi­ca­ram pre­sos.

É as­sim que fun­cio­na a cha­ma­da “es­quer­da ca­vi­ar”.

E o ho­je de­sem­bar­ga­dor Ro­gé­rio Me­dei­ros Gar­cia de Li­ma dei­xou uma su­ges­tão aos inú­me­ros de­fen­so­res dos “di­rei­tos hu­ma­nos” no Bra­sil: cri­e­mos o pro­gra­ma so­ci­al “Ado­te um pre­so”, pe­lo qual ca­da ci­da­dão ade­ren­te le­va­ria pa­ra ca­sa um pre­so ca­ren­te de di­rei­tos hu­ma­nos.

Os ben­fei­to­res fi­ca­riam de bem com su­as con­sci­ên­cias e aju­da­ri­am, fi­lan­tro­pi­ca­men­te, a so­ci­e­da­de a so­lu­ci­o­nar o pro­ble­ma car­ce­rá­rio do pa­ís.

Sem des­con­to no im­pos­to de ren­da, é cla­ro.

(Li­be­ra­to Pó­voa, de­sem­bar­ga­dor apo­sen­ta­do do TJ-TO, mem­bro-fun­da­dor da Aca­de­mia To­can­ti­nen­se de Le­tras e da Aca­de­mia Di­a­no­po­li­na de Le­tras, mem­bro da As­so­cia­ção Go­i­a­na de Im­pren­sa – AGI e da As­so­cia­ção Bra­si­lei­ra de Ad­vo­ga­dos Cri­mi­na­lis­tas – Abracrim, es­cri­tor, ju­ris­ta, his­to­ri­a­dor e ad­vo­ga­do – li­be­ra­to­po­[email protected])

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias