Home / Opinião

OPINIÃO

O valor de um risco n’água

Os can­di­da­tos ma­jo­ri­tá­rios e seus res­pec­ti­vos es­ta­fes têm su­per­va­lo­ri­za­do as ali­an­ças de úl­ti­ma ho­ra. No MDB, ce­le­bra-se a ade­são do PP co­mo se o es­cre­te ca­na­ri­nho ti­ves­se le­van­ta­do o he­xa.

Os par­ti­dos na­ni­cos, es­sas vi­van­dei­ras dos pa­lá­cios, exis­tem me­ra­men­te pa­ra ne­go­ci­ar o tem­po de te­le­vi­são e gas­tar per­du­la­ri­a­men­te o fun­do par­ti­dá­rio. Pos­su­em pro­gra­mas fan­ta­sio­sos, es­ta­tu­tos de faz de con­ta, e che­fes que são co­ro­nei­zi­nhos pe­tu­lan­tes exi­gin­do mun­dos e fun­dos.

A per­ca do PP re­pre­sen­ta gran­de coi­sa pa­ra a as­sim cha­ma­da “Ba­se Ali­a­da”? Re­pre­sen­ta ape­nas uns se­gun­di­nhos a me­nos de te­le­vi­são. Não é a pri­mei­ra vez que a ba­se mar­co­nis­ta vai à lu­ta sem o PP. Em 2010, o PP, sob co­man­do de Al­ci­des Ro­dri­gues, mar­chou com Van­der­lan Car­do­so. Nem por is­so Mar­co­ni dei­xou de ga­nhar com fol­ga a elei­ção da­que­le ano.

Tem uma ban­da do PP que não se­gue os atu­ais ge­ren­tes da si­gla em Go­i­ás, e a ala li­de­ra­da pe­lo de­pu­ta­do Ro­ber­to Ba­les­tra. Em 2010, ele lu­tou co­mo um le­ão pa­ra man­ter o PP na ba­se mar­co­nis­ta. Ago­ra, a mes­ma coi­sa. A si­gla, e o que re­pre­sen­ta em van­ta­gens ma­te­ri­ais, vão pa­ra o MDB de Da­ni­el Vi­lel­la. Se­gun­di­nhos a mais pa­ra os mar­que­tei­ros de Jor­ce­li­no Bra­ga en­che­rem lin­gui­ça.

O pro­ble­ma des­sas ali­an­ças fi­si­o­ló­gi­cas é que na­da é com­bi­na­do an­tes com o elei­tor. É du­vi­do­so que o elei­tor tra­di­cio­nal do PP vo­te em Da­ni­el. O elei­tor tra­di­cio­nal do PP tem um es­pe­lho em Ro­ber­to Ba­les­tra, um po­lí­ti­co sé­rio, dis­cre­to, só­brio, que em ne­nhum mo­men­to de sua vi­da foi pe­e­me­de­bis­ta. Sem­pre que o MDB es­te­ve de um la­do, Ba­les­tra pu­lou pa­ra o opos­to. O cer­to é que uma par­te dos pe­pis­tas fi­ca­rá ao la­do de Mar­co­ni, ou­tros ao la­do de Cai­a­do, mas di­fi­cil­men­te mar­cha­rão com Da­ni­el.

Ori­gem do PP

Du­ran­te a Di­ta­du­ra Mi­li­tar, so­men­te dois par­ti­dos eram per­mi­ti­dos, a Are­na e o MDB. Na Are­na abo­le­ta­ram-se to­dos os sim­pa­ti­zan­tes da di­ta­du­ra ori­un­dos da ve­lha UDN e al­guns ou­tros que, em­bo­ra não ude­nis­tas, re­ce­bi­am o “ni­lhil ob­stat” dos mi­li­ta­res. No MDB aco­mo­da­ram-se ex-pes­se­dis­tas, tra­ba­lhis­tas e es­quer­dis­tas que es­ca­pa­vam à fú­ria re­pres­so­ra do re­gi­me.

Com o re­tor­no ao sis­te­ma plu­ri­par­ti­dá­rio, a ve­lha Are­na vi­rou PDS. Mas es­ta le­gen­da lo­go iria se cin­dir em du­as: O PDS pro­pri­a­men­te di­to, sob di­re­ção de Pau­lo Ma­luf, e o PFL, de Au­re­li­a­no Cha­ves Cha­ves, An­tô­nio Car­los Ma­ga­lhã­es de Mar­cos Ma­ci­el.

Em Go­i­ás, o ex-go­ver­na­dor Otá­vio La­ge e seus cor­re­li­gi­o­ná­rios fi­ca­ram com o PFL. No PDS fi­ca­ram os se­gui­do­res do ex-go­ver­na­dor Ary Va­la­dão e re­ma­nes­cen­tes da ve­lha UDN. Ary, a pro­pó­si­to, é, jun­to com Ana Bra­ga, o úl­ti­mo fun­da­dor da UDN go­i­a­na, a “UDN de 45”. De­pois de vá­rios per­cal­ços, os ma­lu­fis­tas de to­do o pa­ís se aglu­ti­na­ram em tor­no da Si­gla PP, Par­ti­do Pro­gres­sis­ta. Na­da a ver com o abor­ta­do PP de Tan­cre­do Ne­ves, o Par­ti­do Po­pu­lar.

PP e PFL , com Ro­nal­do Cai­a­do à fren­te, ca­mi­nha­ram jun­tos em Go­i­ás na opo­si­ção ao iris­mo. Ali­a­ram-se de­pois ao PSDB de Mar­co­ni Pe­ril­lo, for­man­do o se­ria, em l998, a cha­ma­da “Ba­se Ali­a­da”.

For­ça atra­ti­va ir­re­sis­tí­vel do go­ver­no in­chou es­ta ba­se. Náu­fra­gos do Iris­mo agar­ra­ram-se às boi­as que o mar­co­nis­mo tri­un­fan­te lan­ça­va aos ade­sis­tas de­ses­pe­ra­dos. Um bom exem­plo dis­so é San­des Jú­ni­or. Es­te de­pu­ta­do pe­pis­ta era pe­e­me­de­bis­ta, iris­ta e ma­gui­tis­ta ju­ra­men­ta­do té l998. No ano se­guin­te, ele iria se ade­rir ao “Tem­po No­vo”, as­si­nan­do fi­cha de fi­li­a­ção ao PP. Ele ain­da es­tá no PP, mas, per­ce­ben­do que os ven­tos ago­ra so­pram a fa­vor da opo­si­ção, foi um dos que ad­vo­ga­ram a co­li­ga­ção da si­gla com o PMDB. É cer­to que, quan­do Cai­a­do se ele­ger Go­ver­na­dor, lá es­ta­rá ele an­sio­so pa­ra ser­vir à fac­ção tri­un­fan­te.

A si­na do na­nis­mo

Com o de­clí­nio do ma­lu­fis­mo a ní­vel na­ci­o­nal, e com o cre­pús­cu­lo da li­de­ran­ça de Ary Va­la­dão, o PP go­i­a­no te­ve que se nu­trir das for­ças de Ro­ber­to Ba­les­tra. Du­ran­te os anos áu­re­os do go­ver­no mi­li­tar, Ba­les­tra não ti­nha exis­tên­cia po­lí­ti­ca. Ele flo­res­ce na vi­da pú­bli­ca go­i­a­na du­ran­te os anos de su­pre­ma­cia do PMDB e do Iris­mo.

Ba­les­tra che­gou a ser lan­ça­do can­di­da­to a go­ver­na­dor, em l998, mas de­sis­tiu. A ar­ris­car sua re­e­lei­ção ga­ran­ti­da ao Con­gres­so Na­ci­o­nal a ten­tar a aven­tu­ra te­me­rá­ria da can­di­da­tu­ra ma­jo­ri­tá­ria, ele pre­fe­riu con­ti­nu­ar de­pu­ta­do fe­de­ral. Mas foi um dos es­tei­os da elei­ção de Mar­co­ni, que sem­pre o te­ve em al­ta con­ta, nun­ca dei­xan­do de pres­ti­giá-lo.

O pro­ble­ma de to­do par­ti­do na­ni­co é que seu lí­der lo­cal só te m o con­tro­le da si­gla de es­ti­ver em bons ter­mos com a di­re­ção na­ci­o­nal, em ge­ral se­di­a­da em São Pau­lo. Com ex­ce­ção de pou­cos, to­dos os par­ti­dos bra­si­lei­ros são par­ti­dos pau­lis­tas.

Vá­ri­as ve­zes Ba­les­tra te­ve que ce­der a ge­rên­cia do PP go­i­a­no pa­ra aten­der con­ve­niên­cias da di­re­ção na­ci­o­nal. O PP já foi al­ci­dis­ta; já es­te­ve sob co­man­do de Jo­sé Eli­ton; ago­ra es­tá sob tu­te­la de Ale­xan­dre Baldy. To­dos pas­sa­ram pe­la si­gla com ob­je­ti­vos me­ra­men­te aco­mo­da­tí­ci­os. Eles che­gam co­mo gri­lei­ros par­ti­dá­rios. Sa­em lo­go de­pois, dei­xan­do pa­ra Ba­les­tra jun­tar os ca­cos.

A di­re­ção na­ci­o­nal do PP de­cre­tou a co­li­ga­ção da si­gla com o MDB. E o fez pa­ra sal­var o mi­nis­té­rio ocu­pa­do por Baldy, cu­jo man­da­to de de­pu­ta­do fe­de­ral foi ob­ti­do pe­la le­gen­da do PSDB. Sem con­tar que Baldy só te­ve chan­ces na vi­da pú­bli­ca por­que Mar­co­ni é ami­go do so­gro de­le. Cla­ro, o mo­ço tem ta­len­to, ca­pa­ci­da­de. Mas na­da que uma boa re­la­ção fa­mi­liar não aju­de.

Não é fun­da­men­tal

A de­fec­ção do PP não vai pro­vo­car a der­ro­ta de Jo­sé Eli­ton. Ele vai per­der a elei­ção, é cla­ro, mas por ou­tras ra­zões. O in­gres­so do PP na co­li­ga­ção de Da­ni­el tam­bém não vai tor­ná-lo vi­to­ri­o­so. É um acor­do que agre­ga tem­po de TV, mais na­da. Não agre­ga vo­tos. Não agre­ga mi­li­tân­cia. Ali­ás, o gros­so da mi­li­tân­cia eme­de­bis­ta já es­tá mes­mo é com Cai­a­do, cu­jo es­ta­do mai­or é che­fi­a­do por um in­sig­ne pró­cer eme­de­bis­ta, o pre­fei­to Adib Eli­as, de Ca­ta­lão.

Os po­lí­ti­cos de ho­je em dia têm uma fé ce­ga, su­per­sti­ci­o­sa, eu di­ria, em mar­que­ta­gem. Acham que po­de­rão se ele­ger se ti­ve­rem um es­pa­ço mai­or na te­le­vi­são. Bo­ba­gem. Se mar­que­ta­gem ga­nhas­se elei­ção, to­dos os can­di­da­tos ter­mi­na­ri­am em­pa­ta­dos.

Mas bus­ca in­sa­na por uns se­gun­di­nhos a mais no ho­rá­rio elei­to­ral le­va­ram a que a pu­bli­ci­da­de to­mas­se o lu­gar da po­lí­ti­ca. Os pre­ços as­tro­nô­mi­cos de pro­du­ção dos pro­gra­mas te­le­vi­si­vos é cau­sa efi­ci­en­te da prá­ti­ca dos cai­xa 2. Há uma li­nha di­re­ta li­gan­do os gran­des es­que­mas de cor­ru­ção com o fi­nan­cia­men­to das cam­pa­nhas te­le­vi­si­vas. É por­que exis­te o ho­rá­rio gra­tui­to de te­le­vi­são, e a pro­i­bi­ção de cam­pa­nha an­te­ci­pa­da, que es­tão da­das as con­di­ções de pos­si­bi­li­da­de da pro­li­fe­ra­ção de par­ti­dos na­ni­cos, es­ta ex­cre­cên­cia da de­mo­cra­cia à bra­si­lei­ra.

E o PP go­i­a­no, que nun­ca foi gran­de, mas era o her­dei­ro de uma tra­di­ção de­mo­crá­ti­co li­be­ral res­pei­tá­vel, vi­rou mais um fu­la­no de tal da po­lí­ti­ca go­i­a­na. Mas sem­pre ha­ve­rá um Ro­ber­to Ba­les­tra au­tóc­to­ne pa­ra re­u­nir os ca­cos de­pois que os gri­lei­ros se fo­rem.

(Hel­vé­cio Car­do­so, jor­na­lis­ta)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias