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OPINIÃO

Palhaçaria na sala de aula como prática pedagógica – ciranda da arte

A ar­te pro­vo­ca os sen­ti­dos hu­ma­nos, ques­ti­o­na os va­lo­res mais ar­ra­i­ga­dos, pro­vo­ca pra­zer e de­sen­vol­ve pos­si­bi­li­da­des sen­si­ti­vas no hu­ma­no. Ela es­tru­tu­ra em uma obra as ques­tões da vi­da hu­ma­na, que em um de­ter­mi­na­do con­tex­to pas­sam des­per­ce­bi­das di­an­te de nos­sos olhos. Is­so dei­xa o ho­mem mais sus­ce­tí­vel à trans­for­ma­ção, sen­do as­sim, po­der­mos afir­mar que a ar­te con­tri­bui pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to hu­ma­no. O exer­cí­cio da ar­te tem um po­ten­ci­al cri­a­ti­vo por si, se pre­ten­de­mos uma edu­ca­ção in­te­lec­tu­al mais hu­ma­ni­za­da, a ne­ces­si­da­de da ar­te é, ain­da, cru­ci­al pa­ra de­sen­vol­ver no edu­can­do a per­cep­ção e ima­gi­na­ção, pa­ra cap­tar a re­a­li­da­de cir­cun­dan­te e de­sen­vol­ver a ca­pa­ci­da­de cri­a­do­ra ne­ces­sá­ria à mo­di­fi­ca­ção des­sa re­a­li­da­de (BAR­BO­SA, 1994 p.5).

A ar­te es­tá em cons­tan­te jo­go e o ho­mem se com­ple­ta no jo­go, é nes­se jo­gar do ser que ve­nho fa­lar de uma ar­te e sua im­por­tân­cia no en­si­no apren­di­za­gem: a pa­lha­ça­ria. Mas o que é pa­lha­ça­ria? Se­gun­do Wag­ner Cos­ta  ““a pa­lha­ça­ria” é a ar­te brin­can­te de ves­tir e de pin­tar a al­ma, o cor­po e as coi­sas com a sá­bia e sa­u­dá­vel ale­gria ino­cen­te e li­ber­ta­do­ra de um pa­lha­ço.” É tam­bém a ar­te de “[...] in­cor­po­rar o es­pí­ri­to dos pa­lha­ços e sol­tar a ima­gi­na­ção, se­ja nas pa­la­vras, nos sons, nos de­se­nhos, nas imi­ta­ções”, por is­so, con­tri­bui pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to cog­ni­ti­vo e afe­ti­vo do ser.

No pro­ces­so de en­si­no e apren­di­za­gem exis­tem vá­rios ca­mi­nhos me­to­do­ló­gi­cos ca­pa­zes de po­ten­ci­a­li­zar os sa­be­res de for­ma po­é­ti­ca em qual­quer dis­ci­pli­na. Um dos ca­mi­nhos pa­lha­ça­ria- te­a­tral. Lem­bro-me das mi­nhas ex­pe­ri­ên­cias co­mo pro­fes­sor  na sa­la de au­la, nas dis­ci­pli­nas de ar­te, his­tó­ria e ge­o­gra­fia, es­sa úl­ti­ma em que cri­ei o geo-te­a­tro e co­mo ar­tis­ta, com  te­a­tro do opri­mi­do nas pe­ri­fe­rias, is­so tu­do  ini­ci­a­da em 1987. A par­tir da da­ta men­ci­o­na­da, ve­nho pes­qui­san­do te­a­tro-pa­lha­ça­ria e su­as con­tri­bui­ções pa­ra de­sen­vol­vi­men­to po­é­ti­co do ser no pro­ces­so edu­ca­ti­vo e na for­ma­ção en­quan­to ator e pa­lha­ço. O ob­je­ti­vo é ex­tra­ir des­sas ar­tes ins­tru­men­tos pe­da­gó­gi­cos pa­ra o sa­ber di­a­lé­ti­co no pro­ces­so de en­si­no e apren­di­za­do.

Foi nes­se con­tex­to de ex­pe­ri­ên­cias que cri­ei o cur­so, a pa­lha­ça­ria na sa­la de au­la no es­ta­do cri­a­ti­vo, pe­lo Cen­tro de Es­tu­do e Pes­qui­sa Ci­ran­da da Ar­te-Se­cre­ta­ria de Es­ta­do de Edu­ca­ção, Cul­tu­ra e Es­por­te. O ob­je­ti­vo do cur­so é pro­vo­car uma prá­ti­ca e con­sci­ên­cia fi­lo­só­fi­ca, cor­pó­rea e po­lí­ti­ca do pro­fes­sor que de­se­ja apro­pri­ar das téc­ni­cas de pa­lha­ça­ri­as, den­tro do seu pro­ces­so de en­si­no e apren­di­za­gem, en­quan­to edu­ca­dor, ar­tis­ta e ci­da­dão na po­é­ti­ca da sa­la de au­la. Além dis­so, con­si­de­ra­mos   o ser do pa­lha­ço e su­as per­fo­man­ce, e o pro­fes­sor na si­tu­a­ção de pa­lha­ço, atra­vés do cor­po cô­mi­co no pro­ces­so cog­ni­ti­vo e afe­ti­vo na sa­la de au­la e cri­ar o co­le­ti­vo ci­ran­da dos pa­lha­ço com a co­mu­ni­da­de ,ar­tis­tas e edu­ca­do­res.

Cri­ar um am­bi­en­te de um jo­go pa­lha­ço no pro­ces­so da apren­di­za­gem re­quer equi­lí­brio e co­nhe­ci­men­to no que con­sis­te na ar­te da pa­lha­ça­ria. É pre­ci­so um olhar po­é­ti­co e her­me­nêu­ti­co di­an­te do tra­ba­lho a ser pro­pos­to e que o pro­fes­sor se­ja co­di­fi­ca­dor e co­le­ta­dor do jo­go brin­can­te de idei­as pa­ra que ele pos­sa cri­ar ele­men­tos, pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to do po­ten­ci­al do alu­no. O jo­go é to­da a ocu­pa­ção sem qual­quer ou­tra fi­na­li­da­de que não se­ja a ocu­pa­ção em si mes­ma.  O jo­go “[é] uma ati­vi­da­de for­tui­ta e in­fi­ni­ta­men­te fle­xí­vel que nos brin­da uma opor­tu­ni­da­de pa­ra am­pli­ar e re­o­ri­en­tar tan­to a men­te com o es­pí­ri­to”. O jo­go da pa­lha­ça­ria te­a­tral tem es­se ví­éis, com a pos­si­bi­li­da­de da bus­ca cons­tan­te do es­ta­do cri­a­ti­vo, em um pro­ces­so de pro­du­ção po­é­ti­ca do ser, fa­zen­do ci­ên­cia atra­vés do jo­go brin­can­te com do­çu­ra e trans­for­man­do a sa­la de au­la em es­pa­ço de pra­zer e po­e­sia.

Es­se tra­ba­lho não con­sis­te em for­mar pa­lha­ço, mas atra­vés de sua téc­ni­ca e des­co­ber­ta, ele se  trans­for­ma em ali­a­do no en­si­no apren­di­za­do na edu­ca­ção. Sa­be­mos que o pa­lha­ço li­da com seus fra­cas­sos, es­tá sem­pre en­tran­do em pro­ble­mas que ten­ta re­sol­ver ao seu mo­do. Di­an­te dis­so, o pa­lha­ço es­tá sem­pre nos le­van­do atra­vés do ri­so a uma apren­di­za­gem de bus­ca e, as­sim, de­sa­ta os pro­ble­mas da vi­da e nos en­si­na a sem­pre lu­ta, pois o pa­lha­ço es­tá em eter­na lu­ta, brin­can­do com sua si­tu­a­ção, ten­tan­do sa­ir das com­pli­ca­ções que ele mes­mo cri­ou.  As es­que­tes de pa­lha­ços nos mos­tram em seu pro­ces­so cons­tan­te a bus­ca des­se de­sa­tar de cri­ar e re­sol­ver pro­ble­mas, o pa­lha­ço es­tá sem­pre rin­do de si mes­mo, co­mo seu ri­so faz tu­do se tor­nar mais fá­cil pa­ra so­lu­ci­o­nar seus pro­ble­mas. É cla­ro que es­sa pro­pos­ta de tra­ba­lho re­quer um do­mí­nio do pro­fes­sor pa­lha­ço na sa­la de au­la, uma com­pres­são e um es­tu­do mi­nu­ci­o­so e ain­da o cui­da­do na uti­li­za­ção da téc­ni­ca pa­lha­ça­ria em seu pro­ces­so pe­da­gó­gi­co. Ex­pe­ri­men­tar... Es­se é dos ca­mi­nhos e é  pre­ci­so  ir mais além en­con­trar os ser no  es­ta­do fí­si­co e es­pi­ri­tual, des­co­brir o   pa­lha­ço, em vo­cê ,se jo­gar, trans­for­mar em co­nhe­ci­men­to  em apren­di­za­do e em se­gui­da é  ação-re­fle­xão  di­a­lé­ti­ca

No pro­ces­so de en­si­no e apren­di­za­gem exis­tem vá­rios ca­mi­nhos me­to­do­ló­gi­cos ca­pa­zes de po­ten­ci­a­li­zar os sa­be­res de for­ma po­é­ti­ca em qual­quer dis­ci­pli­na. Um des­ses ca­mi­nhos é o brin­car. Em re­la­ção à brin­ca­dei­ra, Vygotsky (1991, p.35) afir­ma que: “[é] uma ati­vi­da­de hu­ma­na cri­a­do­ra, na qual a ima­gi­na­ção, fan­ta­sia e re­a­li­da­de in­te­ra­gem na pro­du­ção de no­vas pos­si­bi­li­da­des de in­ter­pre­ta­ção, de ex­pres­são e de ações pe­las cri­an­ças, as­sim, co­mo de no­vas for­mas de cons­tru­ir re­la­ções so­ci­ais com os ou­tros su­jei­tos, cri­an­ças e adul­tos”.  Os es­tu­dos de Pi­a­get e Vygotsky nos le­vam a re­fle­tir so­bre o sig­ni­fi­ca­do do jo­go sim­bó­li­co e do brin­que­do na in­fân­cia. O lú­di­co pro­pi­cia à cri­an­ça o de­sen­vol­vi­men­to das es­tru­tu­ras cog­ni­ti­vas, a cons­tru­ção de per­so­na­li­da­de, o in­ter­câm­bio do cog­ni­ti­vo com o afe­ti­vo, o avan­ço nas re­la­ções in­ter­pes­so­ais, nas in­te­ra­ções e no co­nhe­ci­men­to ló­gi­co ma­te­má­ti­co, a re­pre­sen­ta­ção do mun­do e o de­sen­vol­vi­men­to da lin­gua­gem.  Sen­do as­sim, res­sal­ta­mos so­bre a im­por­tân­cia do jo­go da pa­lha­ça­ria brin­can­te na for­ma­ção do in­di­vi­dual.

Fi­na­li­za­mos a pri­mei­ra tur­ma em Go­i­ás de pa­lha­ça­ria na sa­la de au­la... Além dos con­te­ú­dos do cur­so, eles ti­ve­ram au­las de pa­lha­ça­ria mu­si­cal com o mu­si­co, dou­tor pe­la USP Mar­cos Ros­sett.Co­mo re­sul­ta­do mon­ta­mos o es­pe­tá­cu­lo ci­ran­da dos pa­lha­ços que apre­sen­tou em va­ri­as  es­co­las .Acre­di­ta­mos Sem­pre que pes­so­as não ti­ve­rem con­ta­to di­re­to com aqui­lo que pre­ci­sa ser fei­to; na­da po­de­rá ser fei­to, di­zia Pa­ul Go­od­man, e sem o de­se­jo de apren­der a apren­der não é pos­sí­vel lan­çar vo­os trans­for­ma­do­res. Um des­ses sa­be­res li­ber­ta­do­res é a ar­te da pa­lha­ça­ria. A pa­lha­ça­ria te­a­tral é um ati­vi­da­de cul­tu­ral , é um cam­po pri­vi­le­gi­a­do pa­ra des­co­brir a nós e o mun­do, atra­vés do pro­ces­so ar­tís­ti­co nos des­co­bri­mos hu­ma­nos no ser

O Cen­tro de Es­tu­do e Pes­qui­sa Ci­ran­da da Ar­te-Se­du­ce  cu­ja atu­al  di­re­to­ra   é a Luz Ma­ri­na (uma mu­lher lu­ta­do­ra), é um mar­co na his­tó­ria de Go­i­ás no que diz res­pei­to ao tra­ba­lho com a ar­te co­mo pro­ces­so li­ber­ta­dor, po­ten­ci­a­li­za­dor com to­das as lin­gua­gens ar­tís­ti­cas, acre­di­tan­do a im­por­tân­cia de apre­ci­ar, ex­pe­ri­men­tar, apro­pri­an­do da re­a­li­da­de pa­ra po­der trans­for­má-la com afe­to, in­te­li­gên­cia, sa­be­do­ria e do­çu­ra. To­da equi­pe do ci­ran­da ar­te es­tão de pa­ra­béns  , vem trans­for­man­do a ar­te em Go­i­ás

(Mar­los Pe­dro­sa, pa­lha­ça­tor Pe­qui, es­cri­tor com três obras pu­bli­ca­das, pro­fes­sor de te­a­tro e pa­lha­ça­ria  no Cen­tro de Es­tu­do e Pes­qui­sa Ci­ran­da da Ar­te-Se­du­ce e pro­fes­sor de te­a­tro no Cepi-Ju­ve­nal Jo­sé Pe­dro­so, di­re­tor do gru­po Pau a Pi­que e da Cia Brinka­to­res. mar­los­[email protected])

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