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OPINIÃO

Propostas para a educação brasileira

Foi da­da a lar­ga­da pa­ra a elei­ção do no­vo Pre­si­den­te bra­si­lei­ro. No dia 7 de ou­tu­bro, do­min­go, o des­ti­no do pa­ís se­rá se­la­do por 147,3 mi­lhões de elei­to­res que, se­gun­do o Tri­bu­nal Su­pe­ri­or Elei­to­ral (TSE), es­tão ap­tos a vo­tar. Com mui­ta hon­ra, par­ti­ci­pa­mos de um gru­po de tra­ba­lho cri­a­do pe­lo Fó­rum das En­ti­da­des Re­pre­sen­ta­ti­vas do En­si­no Su­pe­ri­or Par­ti­cu­lar, que con­gre­ga as prin­ci­pa­is or­ga­ni­za­ções que lu­tam pe­la me­lho­ria da edu­ca­ção su­pe­ri­or par­ti­cu­lar. O ob­je­ti­vo foi a ela­bo­ra­ção de um con­jun­to de pro­pos­tas pa­ra me­lho­rar a edu­ca­ção bra­si­lei­ra, na for­ma de um de­cá­lo­go, que se­rá en­tre­gue aos pre­si­den­ci­á­veis.

Após ca­lo­ro­sos de­ba­tes, trou­xe­mos à to­na te­mas que há tem­pos não es­tão me­re­cen­do a de­vi­da aten­ção das au­to­ri­da­des, co­mo o in­ves­ti­men­to na for­ma­ção de pro­fes­so­res e o es­tí­mu­lo à car­rei­ra do­cen­te. Pre­ci­sa­mos aca­bar com as li­mi­ta­ções nas con­di­ções de tra­ba­lho dos mes­tres e dos edu­ca­do­res e in­ves­tir na mo­der­ni­za­ção dos cur­rí­cu­los.

Pen­san­do na ques­tão eco­nô­mi­ca, des­ta­ca­mos te­mas co­mo ino­va­ção e for­ma­ção tec­no­ló­gi­ca na edu­ca­ção su­pe­ri­or, pa­ra que as no­vas pro­fis­sões se­jam ab­sor­vi­das, aju­dan­do a di­mi­nu­ir o ín­di­ce de de­sem­pre­go, um dos gra­ves pro­ble­mas que o pa­ís atra­ves­sa. Pa­ra aten­der a es­sas du­as de­man­das, uma no­va le­gis­la­ção se faz ne­ces­sá­ria, as­sim co­mo a im­plan­ta­ção de uma no­va for­ma­ção pa­ra o mer­ca­do de tra­ba­lho.

A le­gis­la­ção do Sis­te­ma Na­ci­o­nal de Ava­li­a­ção da Edu­ca­ção Su­pe­ri­or, que é de res­pon­sa­bi­li­da­de do Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Es­tu­dos e Pes­qui­sas Edu­ca­cio­nais Aní­sio Tei­xei­ra (Inep), uma au­tar­quia do Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção, pos­sui di­ver­sas dis­so­nân­cias que pre­ci­sam ser cor­ri­gi­das. Da mes­ma for­ma, o Fó­rum de­fen­de que o aces­so a pro­gra­mas de in­clu­são so­ci­al, co­mo o Fi­es e ProU­ni, pre­ci­sa ser am­pli­a­do, co­mo uso de cri­té­rios mais ade­qua­dos.

Te­mos ho­je, aqui no Bra­sil, qua­se 1,8 mi­lhão de es­tu­dan­tes na mo­da­li­da­de de Edu­ca­ção à Dis­tân­cia (EAD), com um con­sis­ten­te cres­ci­men­to. De­fen­de­mos uma re­gu­la­men­ta­ção mais fle­xí­vel da EAD, a fim de pro­mo­ver o cres­ci­men­to do nú­me­ro de alu­nos, as­se­gu­ran­do a qua­li­da­de, por ser um fa­tor sig­ni­fi­ca­ti­vo pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to re­gi­o­nal, eco­nô­mi­co e so­ci­al bra­si­lei­ro.

Se­gun­do cen­so re­a­li­za­do pe­lo go­ver­no, o se­tor pri­va­do re­pre­sen­ta 88% das ins­ti­tu­i­ções de edu­ca­ção su­pe­ri­or e é res­pon­sá­vel por 75% das ma­trí­cu­las. Es­ses nú­me­ros cre­den­ci­am o se­tor a plei­te­ar o au­men­to de sua par­ti­ci­pa­ção na ela­bo­ra­ção das po­lí­ti­cas pú­bli­cas pa­ra a edu­ca­ção su­pe­ri­or, uma rei­vin­di­ca­ção que nos pa­re­ce jus­ta e dig­na.

Quan­do ocor­re mu­dan­ça de go­ver­no no Bra­sil, a pri­mei­ra coi­sa que se faz é tro­car as di­re­tri­zes tra­ça­das pa­ra o se­tor edu­ca­cio­nal. Es­se é um ma­les que as­so­la o nos­so pa­ís. O Fó­rum de­fen­de o es­ta­be­le­ci­men­to de uma po­lí­ti­ca de Es­ta­do pa­ra a edu­ca­ção su­pe­ri­or, de lon­go pra­zo, con­fe­rin­do se­gu­ran­ça ju­rí­di­ca aos agen­tes en­vol­vi­dos.

Não adi­an­ta lu­tar por uma edu­ca­ção su­pe­ri­or de qua­li­da­de se os sis­te­mas que o an­te­ce­dem ca­re­cem de re­for­mas ur­gen­tes. Por is­so, o Fó­rum não dei­xou de in­clu­ir tam­bém em su­as su­ges­tões te­mas co­mo com­ba­ter o anal­fa­be­tis­mo e avan­çar na re­for­mu­la­ção da edu­ca­ção bá­si­ca. Fei­to is­so, o en­si­no su­pe­ri­or po­de­rá des­lan­char, com cer­te­za.

O de­cá­lo­go foi lan­ça­do. Ago­ra, es­pe­ra­mos que os pre­si­den­ci­á­veis abra­cem as idei­as con­ti­das no do­cu­men­to e as in­cluam em seus pro­gra­mas de go­ver­no, trans­for­man­do a edu­ca­ção efe­ti­va­men­te em uma po­lí­ti­ca pú­bli­ca pri­o­ri­tá­ria pa­ís.

(Ar­nal­do Niski­er, da Aca­de­mia Bra­si­lei­ra de Le­tras)

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