Home / Opinião

OPINIÃO

Regimento Interno da Alego: adequações importantes e oportunas

Uma das ade­qua­ções pro­mo­vi­das no Re­gi­men­to In­ter­no da As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va de Go­i­ás (Ale­go) que mar­cou épo­ca no Par­la­men­to es­ta­du­al foi a san­ci­o­na­da no dia 7 de agos­to de 2007, por­tan­to há 11 anos. O de­pu­ta­do He­lio de Sou­sa (PSDB), que co­or­de­nou os de­ba­tes à épo­ca, afir­ma que o no­vo tex­to re­pre­sen­tou um alen­to, “por­que trou­xe con­si­go a mo­der­ni­da­de, uma dis­ci­pli­na, so­bre­tu­do, na dis­cus­são e apro­va­ção de pro­je­tos de lei, inau­gu­ran­do, en­fim, uma ges­tão de tran­spa­rên­cia”.

De lá pa­ra cá, ou­tras ade­qua­ções fo­ram fei­tas e uma das mais im­por­tan­tes acon­te­ceu na ges­tão atu­al do pre­si­den­te Jo­sé Vit­ti (PSDB), pa­ra dis­ci­pli­nar o con­tro­le de fre­quên­cia dos de­pu­ta­dos es­ta­du­ais nas ati­vi­da­des par­la­men­ta­res. A pro­pos­ta, apre­sen­ta­da pe­lo pró­prio Vit­ti, re­za que “a pre­sen­ça dos de­pu­ta­dos nas re­u­ni­ões das co­mis­sões se­rá ve­ri­fi­ca­da no pai­nel ele­trô­ni­co, pa­ra efei­to le­gal de de­cla­ra­ção de nú­me­ro, a fim de ser aber­ta a ses­são”. O pa­rá­gra­fo 2º-B diz que “con­si­de­ra-se pre­sen­te o de­pu­ta­do que te­nha re­gis­tra­do sua pre­sen­ça no pai­nel ele­trô­ni­co, por meio de re­gis­tro bi­o­mé­tri­co in­di­vi­dual, ou, se não es­ti­ver fun­cio­nan­do es­se sis­te­ma, pe­la lis­ta de pre­sen­ça na co­mis­são”.

He­lio de Sou­sa en­fa­ti­za que nun­ca cul­pou o Re­gi­men­to an­ti­go ou mes­mo o que vi­go­rou até ou­tu­bro de 2007, pe­la ce­le­ri­da­de na apro­va­ção de al­gu­mas ma­té­rias. “Até por­que en­ten­do que é ques­tão de von­ta­de dos de­pu­ta­dos, por­que o de­pu­ta­do que pe­dia vis­ta de um pro­je­to de lei, ele ti­nha, no mí­ni­mo, 48 ho­ras pa­ra pro­te­lar; e 48 ho­ras mui­tas ve­zes re­pre­sen­tam qua­tro, cin­co di­as, por­que ocor­re que te­mos fim de se­ma­na e fe­ri­a­dos. En­tão não cul­po o Re­gi­men­to, que ti­nha es­sa li­ber­da­de, des­de que o de­pu­ta­do dei­xas­se po­dí­a­mos apro­var vá­ri­as ma­té­rias no mes­mo dia”, fri­sa.

Pa­ra He­lio de Sou­sa, com a ino­va­ção da pau­ta pré­via e do es­pa­ço res­pei­ta­do de 24 ho­ras, os de­pu­ta­dos pas­sa­ram a ter me­lho­res opor­tu­ni­da­des de de­ba­ter as ma­té­rias im­por­tan­tes em tra­mi­ta­ção na Ale­go e, as­sim, pro­mo­ver as ade­qua­ções que en­ten­der ne­ces­sá­rias. Com cer­te­za, as mu­dan­ças pro­mo­vi­das no Re­gi­men­to In­ter­no, em 2007, con­tri­bu­í­ram efe­ti­va­men­te pa­ra pre­ser­var a me­lhor qua­li­da­de dos pro­je­tos de lei dis­cu­ti­dos, vo­ta­dos e de­vi­da­men­te apro­va­do, em ple­ná­rio.

Vi­ce-pre­si­den­te da Ale­go à épo­ca, o mé­di­co Ho­nor Cru­vi­nel, ho­je con­se­lhei­ro do Tri­bu­nal de Con­tas dos Mu­ni­cí­pios (TCM) apo­sen­ta­do, as­se­gu­ra que a pro­mul­ga­ção do Re­gi­men­to In­ter­no, em 2007, foi um mar­co his­tó­ri­co na ges­tão do en­tão pre­si­den­te Jar­del Seb­ba (PSDB). “Os de­pu­ta­dos pas­sa­ram a ter con­di­ções de se­rem ou­vi­dos e de fa­zer pre­va­le­cer su­as opi­ni­ões”, res­sal­ta. A pro­pó­si­to, a Ale­go sem­pre pro­mo­veu cur­sos pa­ra que de­pu­ta­dos e ser­vi­do­res da Ca­sa pos­sam ter co­nhe­ci­men­to am­plo so­bre o seu Re­gi­men­to In­ter­no.

Ou­tro mar­co his­tó­ri­co acon­te­ceu ago­ra na ges­tão de Vit­ti, com o iní­cio do fun­cio­na­men­to do no­vo pai­nel ele­trô­ni­co do Ple­ná­rio Ge­tu­li­no Ar­ti­a­ga, bem co­mo do Au­di­tó­rio So­lon Ama­ral, on­de se re­a­li­za as re­u­ni­ões das co­mis­sões téc­ni­cas da Ale­go.  A ins­ta­la­ção do sis­te­ma de bi­o­me­tria fez par­te de um con­jun­to de me­di­das se­guin­do a li­nha de tran­spa­rên­cia e le­ga­li­da­de ado­ta­da pe­la atu­al ges­tão que no fi­nal do ano pas­sa­do apre­sen­tou Pro­je­to da Me­sa Di­re­to­ra al­te­ran­do o Re­gi­men­to In­ter­no da As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va no que tan­ge à fre­quên­cia dos de­pu­ta­dos nas ati­vi­da­des par­la­men­ta­res.

Ou­tro avan­ço im­por­tan­tís­si­mo em ní­vel do Le­gis­la­ti­vo es­ta­du­al foi a apro­va­ção do pro­je­to de re­so­lu­ção nº 2081/14, de au­to­ria do de­pu­ta­do Hum­ber­to Ai­dar (MDB), que ins­ti­tu­iu o Có­di­go de Éti­ca Par­la­men­tar na Ca­sa de Leis. Os de­pu­ta­dos fo­ram pra­ti­ca­men­te unâ­ni­mes ao res­sal­tar a mag­ni­tu­de da ini­ci­a­ti­va, so­bre­tu­do pa­ra am­pli­ar a fis­ca­li­za­ção dos tra­ba­lhos de­sen­vol­vi­dos por ca­da um de­les. Apro­va­do na ges­tão de He­lio de Sou­sa, o Có­di­go de Éti­ca Par­la­men­tar é um ins­tru­men­to que veio pa­ra dar mais tran­spa­rên­cia e cre­di­bi­li­da­de ao Par­la­men­to go­i­a­no.

(Jo­ão Nas­ci­men­to, jor­na­lis­ta)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias