Home / Opinião

OPINIÃO

Ruimar Ferreira: comemorando os 43 anos da New Star Barbearia

Além de cra­que da te­sou­ra (é con­si­de­ra­do o prín­ci­pe dos ca­be­lei­rei­ros de Go­i­ás) e da bo­la, Ru­i­mar Fer­rei­ra, pro­pri­e­tá­rio do Sa­lão New Star Bar­be­a­ria, na Pra­ça Ta­man­da­ré, pos­sui qua­li­da­des mai­o­res. E uma de­las é a sa­be­do­ria no tra­to com o ser hu­ma­no e com a cri­a­tu­ra de Deus de um mo­do ge­ral. Con­si­de­ro-o não ape­nas um ami­go no­ta dez, mas uma re­fe­rên­cia em ní­vel de ami­za­de. Ali­ás, uma qua­li­da­de que her­dou de seu pai, Wal­de­mar Fer­rei­ra, fun­da­dor do New Star, de sa­u­do­sa me­mó­ria.

Ape­sar de cu­i­dar do ca­be­lo das prin­ci­pa­is au­to­ri­da­des do Es­ta­do de Go­i­ás, do Pa­ís e até do ex­te­ri­or, con­for­me já re­gis­tra­do nes­se es­pa­ço de­mo­crá­ti­co do Di­á­rio da Ma­nhã (DM), Rui, co­mo é cha­ma­do por ami­gos, sem­pre re­ser­va um ho­rá­rio em sua con­cor­ri­da agen­da pa­ra cor­tar o ca­be­lo de pes­so­as sim­ples co­mo es­te es­cri­ba. É por is­so que uti­li­zo es­sa tri­bu­na do DM, mais uma vez, pa­ra ho­me­na­ge­ar es­ta cri­a­tu­ra hu­ma­na da me­lhor qua­li­da­de, um au­tên­ti­co fi­lho do Al­tís­si­mo, a pro­pó­si­to do ani­ver­sá­rio de 43 anos da Bar­be­a­ria que di­ri­ge com ra­ra sa­be­do­ria.

Por­tan­to, há 43 anos no mer­ca­do, uti­li­zan­do co­mo es­tra­té­gia a tra­di­ção no aten­di­men­to, mas in­cre­men­tan­do ino­va­ções de acor­do com as ne­ces­si­da­des dos no­vos cli­en­tes, o New Star se­gue as nor­mas do Pa­drão Na­ci­o­nal de Se­gu­ran­ça e Hi­gi­e­ne, da Agên­cia Na­ci­o­nal de Vi­gi­lân­cia Sa­ni­tá­ria (An­vi­sa). “Já re­a­li­za­mos mais de 700 mil cor­tes de ca­be­lo. Gos­to de ser bar­bei­ro, aten­do meus cli­en­tes com pra­zer”, diz Ru­i­mar, lem­bran­do que nun­ca se pre­o­cu­pou ape­nas em ga­nhar di­nhei­ro, mas cons­tru­ir uma re­la­ção de con­fi­an­ça com as pes­so­as que o pro­cu­ram. “Re­ce­bi vá­rios con­vi­tes pa­ra mon­tar bar­be­a­ri­as em shop­pings cen­ters e até ou­tras ci­da­des, mas pre­fi­ro me con­cen­trar nes­te es­pa­ço aqui, man­ten­do a qua­li­da­de no aten­di­men­to e o pa­drão do ser­vi­ço que pres­to”, ex­pli­ca.

Em ní­vel pro­fis­si­o­nal, só pa­ra se ter uma ideia do ga­ba­ri­to de Ru­i­mar Fer­rei­ra, bas­ta lem­brar aqui que já aten­deu o Ma­ra­do­na, na épo­ca da Co­pa Amé­ri­ca em 1986; o Gal­vão Bu­e­no e o sa­u­do­so Cha­cri­nha, o ve­lho guer­rei­ro. De acor­do com ele, o pú­bli­co mas­cu­li­no es­tá ca­da vez mais vai­do­so e pre­o­cu­pa­do com a apa­rên­cia, o que ga­ran­tiu a ex­pan­são do ne­gó­cio. “Co­me­ça­mos com três fun­cio­ná­rios e, ho­je, aos 43 anos do New Star, con­ta­mos com uma gran­de equi­pe de pro­fis­si­o­nais ga­ba­ri­ta­dos, que aten­de ex­clu­si­va­men­te ho­mens de to­das as ida­des", res­sal­ta.

Nas pa­re­des da New Star Bar­be­a­ria es­tão ex­pos­tas fo­tos de cli­en­tes ilus­tres, co­mo o ex-pre­si­den­te Jo­sé Sar­ney, qua­se to­dos os ex-go­ver­na­do­res de Go­i­ás – Mau­ro Bor­ges, Le­o­ni­no Di Ra­mos Cai­a­do, Ira­pu­an Cos­ta Jú­ni­or, Iris Re­zen­de, Mar­co­ni Pe­ril­lo, en­tre ou­tros – além de es­cri­to­res fa­mo­sos, aos exem­plos do sa­u­do­so Ber­nar­do Élis e Ar­nal­do Niski­er; jor­na­lis­tas re­no­ma­dos, co­mo Hé­lio Ro­cha e o sa­u­do­so Ar­man­do Aci­o­li, en­tre ou­tros. O tra­ba­lho de Ru­i­mar Fer­rei­ra foi re­co­nhe­ci­do pe­la As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va de Go­i­ás, que lhe con­ce­deu a Me­da­lha do Mé­ri­to Le­gis­la­ti­vo Pe­dro Lu­do­vi­co Tei­xei­ra, a mais al­ta Co­men­da do Po­der Le­gis­la­ti­vo es­ta­du­al.

Uma das ca­be­ças co­ro­a­das aten­di­das por Rui é o de­pu­ta­do fe­de­ral Jo­va­ir Aran­tes, pre­si­den­te re­gi­o­nal do PTB, lí­der da ban­ca­da go­i­a­na no Con­gres­so Na­ci­o­nal e que foi tam­bém vi­ce-pre­fei­to de Go­i­â­nia. Tam­bém des­ta­co o ex-pre­si­den­te da OAB-GO, Hen­ri­que Ti­búr­cio, que foi se­cre­tá­rio de Es­ta­do, pre­si­den­te da Go­i­ás Fo­men­to e é um gran­de des­por­tis­ta (pi­lo­to de au­to­mo­bi­lis­mo); ex-de­pu­ta­do Hum­ber­to Xa­vi­er, de Qui­ri­nó­po­lis, con­si­de­ra­do um pa­tri­mô­nio da Bar­be­a­ria; e o Ben­ja­min Bez­ze Jr. (Bez­zi­nho), ex-ve­re­a­dor, ex-se­cre­tá­rio de Es­ta­do da In­dús­tria e Co­mér­cio e em­pre­sá­rio for­te, no­ta­da­men­te em Aná­po­lis.

E tem mui­to mais: Além dos ex-go­ver­na­do­res Iris Re­zen­de, Ma­gui­to Vi­le­la e Al­ci­des Ro­dri­gues, ou­tros gran­des em­pre­sá­rios e lí­de­res da ca­te­go­ria, ao exem­plo de Bez­zi­nho, fre­quen­tam o New Star. Al­guns, co­mo Jo­ão Ro­dri­gues, o Co­cá (des­por­tis­ta e con­fi­den­te do can­tor Le­o­nar­do), Alex Câ­ma­ra e Mi­li­tão, se con­si­de­ram da fa­mí­lia New Star. Jo­ga­do­res e téc­ni­cos de fu­te­bol são pre­sen­ças cons­tan­tes. O téc­ni­co Ge­ni­nho, cam­pe­ão pe­lo Go­i­ás, veio pas­sar uma se­ma­na em Go­i­â­nia pa­ra es­pai­re­cer e des­can­sar sua ca­be­ça na com­pa­nhia do seu que­ri­do ami­go, Ru­i­mar Fer­rei­ra.

Além do Ge­ni­nho, o gra­má­ti­co Eva­nil­do Be­cha­ra (sem­pre acom­pa­nha­do do pro­fes­sor Car­los An­dré), e o ator Mil­ton Gon­çal­ves, quan­do vi­si­tam Go­i­â­nia, sem­pre apa­re­cem na Bar­be­a­ria. Be­cha­ra fi­cou fe­liz ao ve­ri­fi­car que Ru­i­mar Fer­rei­ra, com apoio do es­cri­tor Ur­su­li­no Le­ão, or­ga­ni­zou uma bi­bli­o­te­ca no sa­lão, trans­for­man­do o am­bi­en­te em es­pa­ço cul­tu­ral, de lei­tu­ra. Uma es­tan­te com im­por­tan­tes exem­pla­res de li­vros e es­cri­tos, so­bre­tu­do re­gi­o­nais, es­tá es­tra­te­gi­ca­men­te co­lo­ca­da ao la­do dos so­fás e ban­cos de es­pe­ra. A ideia de mon­tar a bi­bli­o­te­ca sur­giu no lan­ça­men­to da ter­cei­ra edi­ção do ro­man­ce Maya, de Ur­su­li­no Le­ão, que re­u­niu mais de 200 pes­so­as na Bar­be­a­ria.

O New Star é emi­nen­te­men­te um Clu­be do Bo­li­nha, quer di­zer, seus pro­fis­si­o­nais só cor­tam ca­be­lo de ho­mens. Mu­lhe­res po­dem en­trar, acom­pa­nhan­do os par­cei­ros, mas não po­dem ser aten­di­das pe­los ca­be­le­rei­ros (ho­mens e mu­lhe­res, por si­nal. As mu­lhe­res do sa­lão, cra­quís­si­mas, fa­zem até a bar­ba dos po­lí­ti­cos, em­pre­sá­rios, ad­vo­ga­dos, pro­mo­to­res de jus­ti­ça, ju­í­zes, téc­ni­cos de fu­te­bol etc. Ru­i­mar en­ten­de tan­to de fu­te­bol e é tão apai­xo­na­do pe­lo At­lé­ti­co Clu­be Go­i­a­ni­en­se que já foi até, cer­ta­men­te de brin­ca­dei­ra, co­gi­ta­do pa­ra tre­i­ná-lo). Mas Ru­i­mar abriu ex­ce­ção pa­ra a ami­ga Eli­a­ne Pi­nhei­ro, en­tão can­di­da­ta a de­pu­ta­da es­ta­du­al pe­lo PMN. Ele apa­rou as pon­ta do ca­be­lo se­do­so de Eli­a­ne, uni­ca­men­te pa­ra dar sor­te à can­di­da­ta. E não deu ou­tra: ga­nhou a elei­ção com ex­pres­si­va vo­ta­ção e, ho­je, es­tá no PSDB, on­de bus­ca re­e­lei­ção.

Ru­i­mar faz ques­tão de lem­brar que o bar­bei­ro é um con­fi­den­te. Se­gun­do ele, o cli­en­te, ao sen­tar-se na ca­dei­ra, en­con­tra no pro­fis­si­o­nal o ami­go pa­ra de­sa­ba­far seus sen­ti­men­tos, pa­ra pe­dir um con­se­lho ou ape­nas pa­ra ba­ter pa­po. “Aqui te­mos um am­bi­en­te des­con­tra­í­do, de ami­za­de”, en­fa­ti­za, lem­bran­do-se da épo­ca em que Iris Re­zen­de foi mi­nis­tro da agri­cul­tu­ra e o cha­mou pa­ra cor­tar seu ca­be­lo em Bra­sí­lia. “Na por­ta do Mi­nis­té­rio, pas­sei por uma ri­go­ro­sa re­vis­ta pe­la Po­lí­cia Fe­de­ral. Ques­tão de se­gu­ran­ça”, fri­sa, res­sal­tan­do que con­se­guiu fi­de­li­zar uma gran­de quan­ti­da­de de cli­en­tes.

Por­tan­to, agra­de­ço ao Rui não só pe­lo aten­di­men­to per­so­na­li­za­do que dis­pen­sa a mi­nha hu­mil­de pes­soa, mas, so­bre­tu­do, pe­la sua ami­za­de sin­ce­ra, des­de os bons tem­pos em que en­ver­ga­va a glo­ri­o­sa ca­mi­sa do ti­me de fu­te­bol do New Star. E con­fes­so que são pes­so­as co­mo es­tas da fa­mí­lia New Star que me mo­ti­vam a se­guir de­ter­mi­na­do na lu­ta co­ti­dia­na, sem­pre bus­can­do con­tri­bu­ir pe­lo bem-es­tar da mi­nha fa­mí­lia, dos meus ami­gos e, so­bre­tu­do, do meu pró­xi­mo.

(Jo­ão Nas­ci­men­to, jor­na­lis­ta)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias