Home / Opinião

OPINIÃO

Ser pai: missão coragem

“O pai do justo exultará de júbilo; quem tem filho sábio nele se alegra”.

Provérbios 23,24

Mais uma vez che­ga­mos ao se­gun­do do­min­go de agos­to e co­me­mo­ra­mos o Dia dos Pa­is. Da­ta des­ti­na­da a re­ve­ren­ci­ar­mos os guer­rei­ros que as­su­mem com dis­tin­ção a ta­re­fa de en­ca­rar os mai­o­res de­sa­fi­os e de­fen­der, até com sua pró­pria vi­da se pre­ci­so for, sua fa­mí­lia, seus fi­lhos e es­po­sa e quem mais es­ti­ver sob seu man­to. O dia que ren­de­mos ho­me­na­gens aos pa­is de­ve ser tam­bém um mo­men­to de re­fle­xão so­bre a mis­são da­da aos ho­mens que são brin­da­dos com a pa­ter­ni­da­de e, prin­ci­pal­men­te, so­bre a ale­gria de com­par­ti­lhar a edi­fi­ca­ção das vi­das de nos­sos fi­lhos.

Um pai é es­sen­cial­men­te um in­di­ví­duo a quem foi da­do um prê­mio es­pe­ci­al de pre­pa­rar uma no­va exis­tên­cia, pro­ven­do, aca­len­tan­do, pro­te­gen­do e edu­can­do. Ser pai é is­so tu­do e mais al­gu­ma coi­sa. Um ho­mem a quem foi con­fi­a­da a mis­são da pa­ter­ni­da­de pre­ci­sa es­tar ci­en­te de que is­so não é pra qual­quer um e que so­men­te quem é dig­no de ser­vir de mo­de­lo pa­ra seus fi­lhos po­de de­se­jar ser cha­ma­do de pai na gran­di­o­si­da­de que o ter­mo en­cer­ra.

A ma­ço­na­ria uni­ver­sal im­põe aos in­te­gran­tes de nos­sa fra­ter­ni­da­de o com­pro­mis­so in­que­bran­tá­vel com va­lo­res mo­ra­is e hu­ma­nis­tas que tran­scen­dem ge­ra­ções. Pa­ra ser acei­to em nos­so meio o ho­mem pre­ci­sa acre­di­tar em Deus e na imor­ta­li­da­de da al­ma e is­so nos le­va à re­fle­xão que os sen­ti­dos do ma­çom pre­ci­sam es­tar sem­pre em sin­to­nia com o que nos di­ta os or­de­na­men­tos do Gran­de Ar­qui­te­to Do Uni­ver­so que es­tão mui­to cla­ros na Bí­blia, que cha­ma­mos Li­vro da Lei. Ne­les es­tão os in­di­ca­do­res de co­mo um ho­mem pre­ci­sa se pau­tar pa­ra ser con­si­de­ra­do pai, não ape­nas aque­le que for­ne­ce o ma­te­ri­al ge­né­ti­co.

Amor. Es­se é o pri­mei­ro man­da­men­to. Amar in­con­di­ci­o­nal­men­te co­mo pai é uma mis­são que so­men­te ho­mens em sua ple­ni­tu­de po­dem se or­gu­lhar de fa­zer. Amar en­vol­ve to­das es­sas ou­tras ma­ni­fes­ta­ções de apre­ço, por­que o pai que mos­tra amo­ro­so e exer­ce is­so to­dos os di­as se en­tre­ga de cor­po e al­ma pa­ra que seus fi­lhos te­nham o me­lhor em su­as vi­das. Es­se é o fun­da­men­to mai­or por ga­ran­tir que o fi­lho e pro­te­gi­do se sin­ta ama­do e que é im­por­tan­te pa­ra quem lhe de­di­ca es­se sen­ti­men­to.

Pro­te­ção é ou­tro va­lor que em nos­sos en­si­na­men­tos ma­çô­ni­cos exor­ta­mos nos­sos ir­mãos a pra­ti­ca­rem. Um pai pre­ci­sa ser um guer­rei­ro des­te­mi­do e não per­mi­tir que ne­nhu­ma ame­a­ça le­ve me­do e re­ceio ao nú­cleo de sua fa­mí­lia. Jun­to de seus fi­lhos es­tá a ama­da a quem ele de­vo­ta res­pei­to e par­ti­lha a vi­da. Por­tan­to, a um pai não é per­mi­ti­do fra­que­jar, va­ci­lar ou fal­tar com o com­pro­mis­so de se pos­tar à fren­te de sua fa­mí­lia e im­pe­dir que na­da se­ja de­sa­gre­ga­dor ou ne­ga­ti­vo.

Um pai pre­ci­sa ser tam­bém a fon­te de en­si­na­men­tos en­gran­de­ce­do­res pa­ra seus fi­lhos por­que quem ama e pro­te­ge edu­ca de igual for­ma e não po­de fi­car se­pa­ra­do dis­so. Edu­car é uma ação que en­vol­ve ins­tru­ir com li­ções de vi­da e de sa­be­do­ria pa­ra que seus fi­lhos se ori­en­tem no ca­mi­nho do bem, da vir­tu­de e da ver­da­de e se­jam me­lho­res em to­dos os sen­ti­dos. Mas, é tam­bém en­si­nar com o exem­plo de vi­da de re­ti­dão e de res­pei­to à dig­ni­da­de hu­ma­na. Um ho­mem que as­su­me a ta­re­fa de ser pai pre­ci­sa en­si­nar a seus fi­lhos por exem­plo a res­pei­ta­rem sua es­po­sa, que é a mãe des­ses fi­lhos, pa­ra que os me­ni­nos apren­dam a res­pei­tar igual­men­te as mu­lhe­res por­que uma des­sas po­de­rá ser sua es­po­sa e a mãe dos seus fi­lhos. Tam­bém pa­ra que su­as fi­lhas apren­dam a gran­de­za que re­si­de em um ho­mem que ama e res­pei­ta, dan­do-lhe hon­ra e dig­ni­da­de co­mo mu­lher, es­po­sa e mãe. Mas, um pai pre­ci­sa tam­bém sa­ber re­le­var fa­lhas e li­mi­ta­ções e per­do­ar sem­pre os des­li­zes de seus fi­lhos. Pre­ci­sa cha­mar pa­ra si a res­pon­sa­bi­li­da­de de cor­ri­gir os ru­mos com can­du­ra e ex­tre­ma cau­te­la pa­ra que na­da se per­ca. Por­que ser pai é tam­bém não de­sis­tir nun­ca, sob ne­nhum as­pec­to, sob ne­nhu­ma con­di­ção e re­pe­tir sem­pre a mes­ma li­ção pa­ra que o efei­to se­ja sa­lu­tar.

Um ho­mem que re­ce­be o ga­lar­dão de ser pai tem por re­com­pen­sa a ven­tu­ra de ver o pro­du­to de sua de­di­ca­ção se mos­trar me­lho­ra­da e bri­lhan­te pa­ra a vi­da. Os fi­lhos pre­ci­sam ser en­tão me­lho­res que seus pa­is pa­ra que o sen­ti­do da evo­lu­ção se­ja ple­na­men­te vis­to e co­nhe­ci­do. A ven­tu­ra mai­or de pai e ver que seus fi­lhos se tor­na­ram me­lho­res do que ele foi, re­a­li­za­ram mais obras ad­mi­rá­veis do que ele fez em sua vi­da e se­jam obrei­ros na cons­tru­ção de um mun­do me­lhor, mais jus­to e fra­ter­no com mais in­ten­si­da­de do que es­ses pa­is fo­ram.

O Gran­de Ar­qui­te­to Do Uni­ver­so, em sua in­fi­ni­ta bon­da­de e sa­be­do­ria, de­le­ga fun­ções a seus obrei­ros pa­ra que re­par­tam en­tre a hu­ma­ni­da­de o bem, a paz, a har­mo­nia e pro­mo­vam a con­cór­dia on­de vi­vam. Ser pai é pra­ti­car à exaus­tão tu­do is­so e mais al­gu­ma coi­sa pa­ra que na­da fal­te. Ser pai é ele­var seu pen­sa­men­to to­dos os di­as e ro­gar ao Al­tís­si­mo pa­ra que ele cu­bra de bên­çã­os sua des­cen­dên­cia e lhe se­ja luz e pro­te­ção. É pe­dir mui­to pe­los seus e re­nun­ci­ar a tu­do em pro­vei­to de sua fa­mí­lia. É sa­ber que to­da for­ça que Deus lhe dá se­rá em vão se ele não sou­ber trans­for­mar is­so em ações efe­ti­vas pa­ra ser pai à má­xi­ma po­tên­cia e ser a ma­te­ri­a­li­da­de de ho­mem ple­no que dá a vi­da pe­los seus.

Que os ma­çons se­jam exem­plos de ho­mens e de pa­is pa­ra que a hu­ma­ni­da­de ve­ja em nós os dig­nos cum­pri­do­res do man­da­men­to mai­or de amar e de dis­tri­bu­ir mi­se­ri­cór­dia. Que as­sim se­ja.

(Adol­fo Ri­bei­ro Va­la­da­res é Grão-Mes­tre da Gran­de Lo­ja Ma­çô­ni­ca do Es­ta­do de Go­i­ás (GLEG))

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias