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OPINIÃO

Até os ventos contrários nos conduzirão ao porto seguro

O po­vo bra­si­lei­ro se ha­bi­tuou a “en­fren­tar a vi­da” e a con­se­guir tu­do “na lu­ta e na amar­ra”, quer di­zer, su­pe­ran­do di­fi­cul­da­des e com mui­to tra­ba­lho. Por que não iria “en­fren­tar” tam­bém o der­ra­dei­ro de­sa­fio de fa­zer as mu­dan­ças ne­ces­sá­rias, no meio da atua cri­se, que nos co­lo­quem no re­to ca­mi­nho da jus­ti­ça pa­ra to­dos.

O po­vo bra­si­lei­ro ain­da não aca­bou de nas­cer. O que her­da­mos foi a Em­pre­sa-Bra­sil com uma eli­te es­cra­va­gis­ta e uma mas­sa de des­ti­tu­í­dos. Mas do seio des­ta mas­sa, nas­ce­ram li­de­ran­ças e mo­vi­men­tos so­ci­ais com con­sci­ên­cia e or­ga­ni­za­ção. Seu so­nho? Rein­ven­tar o Bra­sil. O pro­ces­so co­me­çou a par­tir de bai­xo e não há mais co­mo de­tê-lo nem pe­los su­ces­si­vos gol­pes so­fri­dos co­mo o de 1964 ci­vil-mi­li­tar e o de 2016 par­la­men­tar-ju­ri­di­co-me­di­á­ti­co.

Ape­sar da po­bre­za, da mar­gi­na­li­za­ção e da per­ver­sa de­si­gual­da­de so­ci­al, os po­bres sa­bi­a­men­te in­ven­ta­ram ca­mi­nhos de so­bre­vi­vên­cia. Pa­ra su­pe­rar es­ta an­ti-re­a­li­da­de, o Es­ta­do e os po­lí­ti­cos pre­ci­sam es­cu­tar e va­lo­ri­zar o que o po­vo já sa­be e in­ven­tou. Só en­tão te­re­mos su­pe­ra­do a di­vi­são eli­tes-po­vo e se­re­mos uma na­ção não mais cin­di­da mas co­e­sa.

O bra­si­lei­ro tem um com­pro­mis­so com a es­pe­ran­ça. É a úl­ti­ma que mor­re. Por is­so, tem a cer­te­za de que Deus es­cre­ve di­rei­to por li­nhas tor­tas. A es­pe­ran­ça é o se­gre­do de seu oti­mis­mo, que lhe per­mi­te re­la­ti­vi­zar os dra­mas, dan­çar seu car­na­val, tor­cer por seu ti­me de fu­te­bol e man­ter ace­sa a uto­pia de que a vi­da é be­la e que ama­nhã po­de ser me­lhor. A es­pe­ran­ça nos re­me­te ao prin­cí­pio-es­pe­ran­ça de Ernst Bloch que é mais que uma vir­tu­de; é uma pul­são vi­tal que sem­pre nos faz sus­ci­tar no­vos so­nhos, uto­pi­as e pro­je­tos de um mun­do me­lhor.

Exis­te, no mo­men­to atu­al, mar­ca­do por um qua­se nau­frá­gio do pa­ís, cer­to me­do. O opos­to ao me­do, po­rém, não é a co­ra­gem. É a fé de que as coi­sas po­dem ser di­fe­ren­tes e que, or­ga­ni­za­dos, po­de­mos avan­çar. O Bra­sil mos­trou que não é ape­nas bom no car­na­val e na mú­si­ca. Mas po­de ser bom na agri­cul­tu­ra, na ar­qui­te­tu­ra, nas ar­tes e na sua ines­go­tá­vel ale­gria de vi­ver.

Uma das ca­rac­te­rís­ti­cas da cul­tu­ra bra­si­lei­ra é a jo­via­li­da­de e o sen­ti­do de hu­mor, que aju­dam ali­vi­ar as con­tra­di­ções so­ci­ais. Es­sa ale­gria jo­vi­al nas­ce da con­vic­ção de que a vi­da va­le mais do que qual­quer ou­tra coi­sa. Por is­so de­ve ser ce­le­bra­da com fes­ta e di­an­te do fra­cas­so, man­ter o hu­mor que o re­la­ti­vi­za e o tor­na su­por­tá­vel. O efei­to é a le­ve­za e a vi­va­ci­da­de que tan­tos ad­mi­ram em nós.

Es­tá ha­ven­do um ca­sa­men­to que nun­ca an­tes fo­ra fei­to no Bra­sil: en­tre o sa­ber aca­dê­mi­co e o sa­ber po­pu­lar. O sa­ber po­pu­lar é “um sa­ber de ex­pe­ri­ên­cias fei­to”, que nas­ce do so­fri­men­to e dos mil jei­tos de so­bre­vi­ver com pou­cos re­cur­sos. O sa­ber aca­dê­mi­co nas­ce do es­tu­do, be­ben­do de mui­tas fon­tes. Quan­do es­ses dois sa­be­res se uni­rem, te­re­mos rein­ven­ta­do um ou­tro Bra­sil. E se­re­mos to­dos mais sá­bi­os.

O cui­da­do per­ten­ce à es­sên­cia do hu­ma­no e de to­da a vi­da. Sem o cui­da­do ado­e­ce­mos e mor­re­mos.. Com cui­da­do, tu­do é pro­te­gi­do e du­ra mui­to mais. O de­sa­fio ho­je é en­ten­der a po­lí­ti­ca co­mo cui­da­do do Bra­sil, de sua gen­te, es­pe­ci­al­men­te dos mais vul­ne­rá­veis, co­mo ín­di­os e ne­gros, cu­da­do da na­tu­re­za, da edu­ca­ção, da sa­ú­de, da jus­ti­ça pa­ra to­dos. Es­se cui­da­do é a pro­va de que ama­mos o nos­so pa­is e que­re­mos to­dos in­cluí­dos.

Uma das mar­cas do po­vo bra­si­lei­ro bem ana­li­sa­da pe­lo an­tro­pó­lo­go Ro­ber­to da Mat­ta, é sua ca­pa­ci­da­de de se re­la­ci­o­nar com to­do mun­do, de so­mar, jun­tar, sin­cre­ti­zar e sin­te­ti­zar. Por is­so, em ge­ral, ele não é in­to­le­ran­te nem dog­má­ti­co. Ele gos­ta de aco­lher bem os es­tran­gei­ros. Ora, es­ses va­lo­res são fun­da­men­tais pa­ra uma glo­ba­li­za­ção de ros­to hu­ma­no. Es­ta­mos mos­tran­do que ela é pos­sí­vel e a es­ta­mos cons­tru­in­do. In­fe­liz­men­te nos úl­ti­mos anos sur­giu, con­tra a nos­sa tra­di­ção, uma on­da de ódio, dis­cri­mi­na­ção, fa­na­tis­mo, ho­mo­fo­bia e des­pre­zo pe­los po­bres (o la­do som­brio da cor­dia­li­da­de, se­gun­do Bu­ar­que de Ho­lan­da) que nos mos­tram que so­mos, co­mo to­dos os hu­ma­nos, sa­pi­ens e de­mens e ago­ra mais de­mens.. Mas is­so, se­gu­ra­men­te, pas­sa­rá e pre­do­mi­na­rá a con­vi­vên­cia mais to­le­ran­te e apre­cia­do­ra das di­fe­ren­ças.

O Bra­sil é a mai­or na­ção ne­o­la­ti­na do mun­do. Te­mos tu­do pa­ra ser­mos tam­bém a mai­or ci­vi­li­za­ção dos tró­pi­cos, não im­pe­ri­al, mas so­li­dá­ria com to­das as na­ções, por­que in­cor­po­rou em si re­pre­sen­tan­tes de 60 po­vos di­fe­ren­tes que pa­ra cá vi­e­ram. Nos­so de­sa­fio é mos­trar que o Bra­sil po­de ser, de fa­to, uma pe­que­na an­te­ci­pa­ção sim­bó­li­ca de que tu­do é res­ga­tá­vel: a hu­ma­ni­da­de uni­da, una e di­ver­sa, sen­ta­dos à me­sa nu­ma fra­ter­na co­men­sa­li­da­de, des­fru­tan­do dos bons fru­tos de nos­sa bo­nís­si­ma, gran­de, ge­ne­ro­sa Mãe Ter­ra , nos­sa Ca­sa Co­mum.

É um so­nho? Sim, aque­le ne­ces­sá­rio e bom.

(Le­o­nar­do Boff es­cre­veu Bra­sil: con­clu­ir a re­fun­da­ção ou pro­lon­gar a de­pen­dên­cia? Vo­zes 2018)

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