Home / Opinião

OPINIÃO

Caminhar contra obesidade

Ou­tu­bro es­tá che­gan­do e Go­i­â­nia vai in­te­grar o cir­cui­to da Ca­mi­nha­da Na­ci­o­nal Con­tra a Obe­si­da­de, que vai acon­te­cer no dia 21 de ou­tu­bro, no Par­que Arei­ão. A pro­gra­ma­ção or­ga­ni­za­da pe­la So­ci­e­da­de Bra­si­lei­ra de Ci­rur­gia Ba­ri­á­tri­ca e Me­ta­bó­li­ca pre­vê ati­vi­da­de fí­si­ca, a pre­sen­ça de equi­pe mul­ti­dis­ci­pli­nar , pa­ra ve­ri­fi­car  o pe­so de ca­da um dos in­te­res­sa­dos e in­for­ma­ções so­bre a me­lhor al­ter­na­ti­va  pa­ra man­ter uma boa qua­li­da­de de vi­da.

É im­por­tan­te lem­brar que,  a obe­si­da­de es­tá lon­ge de ser tra­ta­da ape­nas co­mo uma ques­tão es­té­ti­ca. É uma do­en­ça, que atin­ge 18% da po­pu­la­ção bra­si­lei­ra. Mui­to es­tá sen­do pes­qui­sa­do pa­ra afe­rir os ma­les que che­gam jun­to com o ex­ces­so de pe­so. Hi­per­ten­são e pro­ble­mas car­dí­a­cos es­tão na pon­ta des­ses pro­ble­mas.

Den­tro des­sa evo­lu­ção da Me­di­ci­na, exis­tem va­ri­as téc­ni­cas de ci­rur­gi­as de ema­gre­ci­men­to. Mas a ci­rur­gia é ape­nas uma das te­ra­pi­as e que tem efi­ci­ên­cia se o pa­ci­en­te ado­tar no­vos há­bi­tos de vi­da e de ali­men­ta­ção, pa­ra ga­ran­tir, efe­ti­va­men­te, a me­lho­ria na qua­li­da­de de sua vi­da.

O aler­ta é ne­ces­sá­rio por­que um efei­to co­la­te­ral do mun­do atu­al, com mui­ta tec­no­lo­gia e aces­so fá­cil a açú­ca­res e mas­sas  a ten­dên­cia é que a par­ce­la de pes­so­as aci­ma do pe­so cres­ça nos pró­xi­mos anos. Go­i­ás, por exem­plo, tem 47% das pes­so­as com ex­ces­so de pe­so. Is­so sig­ni­fi­ca que pre­ci­sam ser tra­ta­dos.

A boa ali­men­ta­ção, com o con­su­mo equi­li­bra­do de fru­tas, ver­du­ras, le­gu­mes, car­boi­dra­tos e pro­teí­nas, ali­a­da à prá­ti­ca de exer­cí­cio, é o co­me­ço de to­do tra­ta­men­to. Por­que traz jun­to a de­se­ja­da mu­dan­ça de qua­li­da­de de vi­da. Te­mos que ter sim as fa­ci­li­da­des do mun­do atu­al, mas de­ve­mos cu­i­dar pa­ra que es­sa co­mo­di­da­de não se­ja trans­for­ma­da em qui­los a mais. Que, por sua vez, cres­cem mais e mais com o pas­sar dos anos, se não hou­ver es­sa mu­dan­ça de ati­tu­de.

En­tão, a ho­ra é ago­ra!! Va­mos  ca­mi­nhar con­tra a obe­si­da­de. Com a aju­da de um pro­fis­si­o­nal e um acom­pa­nha­men­to cons­tan­te. A for­ça de von­ta­de do pa­ci­en­te sem­pre se­rá im­por­tan­te as­sim co­mo, a pre­sen­ça de pes­so­as in­cen­ti­van­do e com­par­ti­lhan­do os bons há­bi­tos.

Por is­so, a ca­mi­nha­da se de­se­nha co­mo um mo­men­to im­por­tan­te. Pa­ra en­con­trar pes­so­as que te­nham es­se de­se­jo de mu­dan­ça. E pes­so­as que tra­ba­lham com es­sa ques­tão na ro­ti­na di­á­ria de tra­ba­lho. Que exi­ge dis­ci­pli­na, de­di­ca­ção e so­li­da­ri­e­da­de. Pa­ra que ca­mi­nhe­mos, aci­ma de tu­do, pa­ra uma vi­da me­lhor.

(Le­o­nar­do Por­to Seb­ba, gas­tro­ci­rur­gi­ão)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias