Home / Opinião

OPINIÃO

Eles te acham idiota. Mas querem seu voto

Ao as­sis­tir a re­pe­ti­ti­va e sem gra­ça cam­pa­nha po­lí­ti­ca no ho­rá­rio elei­to­ral gra­tui­to da te­le­vi­são, além de en­con­trar no­mes cu­ri­o­sos – ou bi­zar­ros – me vi sur­pre­so ao me de­pa­rar no ví­deo com o sor­ri­so de um po­lí­ti­co que, em seu dia a dia é si­su­do, au­to­ri­tá­rio e uti­li­za a tá­ti­ca de ro­lo com­pres­sor. Di­ga-se: sor­ri­so mais fal­so que no­ta de três re­ais.

É até cô­mi­co o agir dos po­lí­ti­cos em épo­ca de elei­ções, no sen­ti­do de se tor­na­rem sim­pá­ti­cos, bon­zi­nhos, aces­sí­veis. Va­le tu­do, des­de um im­pro­vá­vel sor­ri­so na TV até abra­çar me­ni­nos su­jos, ve­lhi­nhos do­en­tes e po­sar ao la­do de li­de­ran­ças sim­ples dos mais va­ri­a­dos ma­ti­zes e re­gi­ões.

Va­le por exem­plo mos­trar fei­tos que não po­dem ser com­pro­va­dos e afe­ri­dos no cur­to pra­zo pe­lo elei­tor. Os se­nho­res can­di­da­tos em sua gran­de mai­o­ria tra­zem a trí­a­de “sa­ú­de, se­gu­ran­ça e edu­ca­ção” co­mo pri­o­ri­da­des em seus man­da­tos ca­so se­jam apro­va­dos nas ur­nas. Mas o pas­sa­do de al­guns que já exer­ce­ram ou exer­cem man­da­tos mos­tram que nos mo­men­tos em que era ne­ces­sá­rio de­fen­der, ou mes­mo ar­gu­men­tar tes­es e te­mas que po­de­ri­am pro­te­ger ou de­fen­der o tra­ba­lha­dor, as mi­no­ri­as ou o em­pre­sá­rio que car­re­ga es­se pa­ís nas cos­tas, fur­ta­ram-se dis­so, sob o ar­gu­men­to fá­cil que pre­ci­sa­vam ter res­pon­sa­bi­li­da­de com a go­ver­na­bi­li­da­de do pa­ís. Co­mo se go­ver­na­bi­li­da­de não fos­se dar pro­te­ção e ga­ran­tir os di­rei­tos do ci­da­dão.

Em Go­i­â­nia e re­gi­ão me­tro­po­li­ta­na é co­mum se ob­ser­var que no sis­te­ma de sa­ú­de fal­ta des­de di­pi­ro­na, ga­ze, lu­vas e até mé­di­cos. Di­a­ria­men­te, os te­le­jor­nais mos­tram a ago­nia de jo­vens mã­es em bus­ca do di­rei­to de pa­rir seus fi­lhos com dig­ni­da­de, ou ter pa­ra seus fi­lhos o cui­da­do que pre­ci­sam e cons­ti­tu­ci­o­nal­men­te têm di­rei­to. Mas quan­do uma mãe ou um pai pre­ci­sa do aten­di­men­to ur­gen­te de um pe­di­a­tra pa­ra cu­i­dar de seu fi­lho em mo­men­to de dor e pre­o­cu­pa­ção, sem­pre se de­pa­ra com imen­sas di­fi­cul­da­des, ape­sar de nos re­fri­ge­ra­dos ga­bi­ne­tes de achar que es­tá tu­do bem.

Em tem­pos de elei­ções tu­do é paz e fe­li­ci­da­de. Sor­ri­sos fal­sos co­mo o do can­di­da­to que ci­tei no iní­cio, os dis­cur­sos ve­e­men­tes on­de exal­tam “de­fe­sa in­tran­si­gen­te da so­ci­e­da­de”, além de ex­pres­sões co­mo “sus­ten­ta­bi­li­da­de”, “po­lí­ti­cas pú­bli­cas”, “jus­ti­ça so­ci­al”, “de­fe­sa de mi­no­ri­as”, e etc., são a tô­ni­ca dos po­lí­ti­cos da nos­sa atu­a­li­da­de.

Nes­sas elei­ções te­mos um no­vo com­po­nen­te: a de po­lí­ti­cos in­ves­ti­ga­dos em vá­ri­as fren­tes, com vá­rios par­ti­dos po­lí­ti­cos sen­do no­mi­na­dos pe­la pro­cu­ra­do­ria Ge­ral da Re­pú­bli­ca co­mo Or­crims – or­ga­ni­za­ções cri­mi­no­sas – à mo­da das fac­ções que atuam nos pre­sí­di­os bra­si­lei­ros.

Es­ses po­lí­ti­cos, em­bo­ra in­ves­ti­ga­dos pe­la Po­lí­cia Fe­de­ral, Mi­nis­té­rio Pú­bli­co e com aval da jus­ti­ça em di­ver­sos ní­veis, ado­tam a tá­ti­ca de des­mo­ra­li­zar e di­mi­nu­ir o tra­ba­lho das ins­ti­tu­i­ções, afir­man­do que as in­ves­ti­ga­ções on­de eles fo­ram pe­gos rou­ban­do o erá­rio são “me­ra per­se­gui­ção po­lí­ti­ca”. E al­gu­mas agre­mia­ções po­lí­ti­cas vêm com a mai­or ca­ra de pau, ido­la­tran­do cri­mi­no­sos con­de­na­dos, já pre­sos, cum­prin­do pe­na.

É es­se o qua­dro que o elei­tor bra­si­lei­ro en­con­tra na cam­pa­nha às elei­ções 2018. É ní­ti­do que pre­ci­sa­mos de re­no­va­ção nos par­la­men­tos, mas di­fi­cil­men­te is­so ocor­re­rá. Não que eu se­ja pes­si­mis­ta, mas as ve­lhas prá­ti­cas po­lí­ti­cas ain­da con­se­guem en­ve­lo­par o elei­tor, que po­de as­si­nar e dar no­va­men­te um che­que em bran­co, vá­li­do por qua­tro anos, a quem não me­re­ce e nun­ca vai re­pre­sen­ta-lo dig­na­men­te.

Os po­lí­ti­cos, sem­pre os mes­mos, que a ca­da elei­ção apa­re­cem sor­rin­do com mui­ta ma­qui­a­gem pa­ra pa­re­ce­rem jo­vens in­tré­pi­dos, bo­ni­tos, até imor­tais, que­rem seu vo­to. Mas, con­ti­nuam achan­do vo­cê, elei­tor, um idi­o­ta.

(Pau­lo Ro­lim, jor­na­lis­ta e pro­du­tor cê­ni­co. Twit­ter: @ame­ri­co­ro­lim)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias