Home / Opinião

OPINIÃO

Impensável imaginar que viveríamos estas situações no século XXI!

Há mui­ta gen­te in­fe­liz por não sa­ber to­le­rar com re­sig­na­ção a sua pró­pria in­sig­ni­fi­cân­cia.

Mar­quês de Ma­ri­cá

A ex­pec­ta­ti­va da gran­de mai­o­ria era vi­ver uma era de trans­for­ma­ções a par­tir do iní­cio do sé­cu­lo XXI. No­vas tec­no­lo­gi­as su­pe­ran­do tu­do que o ho­mem já ti­nha in­ven­ta­do e ex­pe­ri­men­ta­do. No­vas for­mas de co­mu­ni­ca­ção com a uti­li­za­ção de mei­os que só apa­re­ci­am em fil­mes fu­tu­ris­tas.

A sen­sa­ção era de que te­rí­a­mos no­vas for­mas de con­ta­to e uma evo­lu­ção do ser hu­ma­no em to­dos os sen­ti­dos com a che­ga­da do sé­cu­lo XXI. Is­so fa­zia mui­tos so­nha­rem com mu­dan­ças be­né­fi­cas em su­as vi­das.

Cons­ta­ta­mos in­cré­du­los que após tran­scor­rer­mos de­zoi­to anos do no­vo sé­cu­lo, não te­mos car­ros vo­an­do pe­las nos­sas ci­da­des. Se­quer dis­po­mos de ve­í­cu­los elé­tri­cos pa­ra ame­ni­zar a po­lu­i­ção e o con­su­mo de pe­tró­leo.

Não te­mos tran­spor­tes co­le­ti­vos uti­li­zan­do tec­no­lo­gia de pon­ta co­mo o VLT, e per­ce­be­mos que a po­pu­la­ção ain­da so­fre em ve­lhos ôni­bus ba­ru­lhen­tos, des­con­for­tá­veis e su­jos.

No Bra­sil a úni­ca tec­no­lo­gia que evo­lu­iu foi a dos ce­lu­la­res e smartpho­nes que inun­dam as lo­jas e es­tão em to­da par­te, nem sem­pre sen­do uti­li­za­dos pa­ra fa­zer jus ao seu pre­ço e im­por­tân­cia na co­mu­ni­ca­ção.

Es­ta­mos vi­ven­do nu­ma si­tu­a­ção que não con­diz com o tem­po pre­sen­te, do­en­ças an­tes er­ra­di­ca­das vol­tam a as­som­brar a sa­ú­de pú­bli­ca por fal­ta de ações do go­ver­no fe­de­ral e es­ta­du­ais, bem co­mo, pe­la ig­no­rân­cia dos in­te­lec­tu­ais do Fa­ce­bo­ok, que re­sol­ve­ram cru­ci­fi­car as va­ci­nas e as­sim, per­mi­tir que as do­en­ças pro­li­fe­rem no­va­men­te.

A vi­o­lên­cia ur­ba­na no Bra­sil su­pe­ra a de paí­ses em guer­ra, che­gan­do ao des­ca­la­bro de atin­gir­mos 63 mil mor­tes por as­sas­si­na­to ao ano. Um nú­me­ro que mos­tra a si­tu­a­ção de des­con­tro­le e des­go­ver­no que o po­vo bra­si­lei­ro es­tá en­tre­gue, sem po­lí­ti­cas pú­bli­cas, com 14 mi­lhões de de­sem­pre­ga­dos e com as fac­ções cri­mi­no­sas na­dan­do na im­pu­ni­da­de do nos­so fra­co sis­te­ma ju­di­ci­á­rio.

Não bas­tas­se tu­do is­so, ain­da te­mos em ple­no sé­cu­lo XXI fal­sos mé­di­cos ma­tan­do mu­lhe­res que bus­cam au­men­tar ou cor­ri­gir as­pec­tos de seus cor­pos, sem, no en­tan­to, se aten­ta­rem pa­ra a in­te­li­gên­cia ao bus­car clí­ni­cas es­pe­cia­li­za­das em ci­rur­gi­as es­té­ti­cas ou plás­ti­cas. A vi­ra­da do mi­lê­nio não pro­du­ziu na­da da­qui­lo que ima­gi­ná­va­mos na lei­tu­ra dos tex­tos pro­du­zi­dos no sé­cu­lo pas­sa­do, dan­do con­ta de avan­ços da hu­ma­ni­da­de. Ao con­trá­rio, es­ta­mos re­gre­din­do no Bra­sil a pas­sos lar­gos.

Os an­ti­gos tro­tes te­le­fô­ni­cos vi­ra­ram #Bo­a­tos nas re­des so­ci­ais e se trans­for­ma­ram nu­ma fe­bre cha­ma­da Fake News, aju­dan­do a de­sin­for­mar ain­da mais, se é que se­ja pos­sí­vel, o po­vo bra­si­lei­ro.

A ci­ên­cia sem re­cur­sos su­fi­ci­en­te ca­mi­nha va­ga­ro­sa­men­te na di­re­ção da cu­ra de do­en­ças que ma­tam mi­lhões ao re­dor do pla­ne­ta. Os re­cur­sos es­tão sen­do gas­tos em guer­ras, cons­tru­ções de na­ves e equi­pa­men­tos pa­ra che­gar ao pla­ne­ta Mar­te, en­quan­to a Ter­ra ago­ni­za e pe­de so­cor­ro.

A po­lu­i­ção dos rios no Bra­sil e as quei­ma­das das ma­tas e da Ama­zô­nia pa­ra que ga­nan­cio­sos la­ti­fun­di­á­rios ca­pi­ta­ne­a­dos por po­lí­ti­cos ines­cru­pu­lo­sos pos­sam ins­ta­lar pas­tos e plan­ta­ções, de­fi­nem o per­fil de um pa­ís que em bre­ve não vai ter ali­men­tos su­fi­ci­en­tes pa­ra por no pra­to de sua gen­te.

Ain­da es­ta­mos no co­me­ço, cla­ro que mui­tas coi­sas po­dem mu­dar e evo­lu­ir, mas con­fes­so cé­ti­co, que não con­si­go en­xer­gá-las no atu­al mo­men­to em que vi­ve­mos. Ver uma mãe es­cla­re­ci­da, com for­ma­ção uni­ver­si­tá­ria re­cu­sar a dar as va­ci­nas a sua fi­lha me le­vam a ser pes­si­mis­ta.

(Ra­fa­el Moia Fi­lho, es­cri­tor)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias