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OPINIÃO

Maturidade em Inteligência de Negócios

O mer­ca­do atu­al exi­ge que ges­to­res uti­li­zem fer­ra­men­tas ca­da vez mais po­de­ro­sas e con­fi­á­veis pa­ra apo­i­ar o pro­ces­so de to­ma­da de de­ci­são em to­dos os ní­veis de ges­tão da em­pre­sa, se­ja es­tra­té­gi­co, ge­ren­ci­al ou ope­ra­ci­o­nal, com o ob­je­ti­vo de man­tê-la ain­da mais com­pe­ti­ti­va.

Uma tec­no­lo­gia fun­da­men­tal pa­ra apo­i­ar o ges­tor em to­ma­das de de­ci­sões efi­ca­zes e no de­sen­vol­vi­men­to do pla­ne­ja­men­to es­tra­té­gi­co é o Bu­si­ness In­tel­li­gen­ce, tam­bém co­nhe­ci­do co­mo In­te­li­gên­cia de Ne­gó­ci­os, ou co­mo é po­pu­lar­men­te co­nhe­ci­do: BI.

Por meio de in­di­ca­do­res, o BI tem a ca­pa­ci­da­de de for­ne­cer in­for­ma­ções com vi­sões ma­cro e mi­cro de­ta­lha­das da em­pre­sa, além de iden­ti­fi­car ten­dên­cias atra­vés de aná­li­ses pre­di­ti­vas e evi­den­ci­ar pro­ble­mas ope­ra­ci­o­nais e ge­ren­ci­ais até en­tão ocul­tos.

Pa­ra a em­pre­sa pas­sar a in­ter­pre­tar as in­for­ma­ções for­ne­ci­das pe­lo BI, con­cei­tos e pro­ces­sos pre­ci­sam es­tar bem de­fi­ni­dos e dis­se­mi­na­dos na ro­ti­na da em­pre­sa. Ca­da pas­so dos pro­ces­sos de ne­gó­cio pre­ci­sa es­tar de­se­nha­do, os in­di­ca­do­res de de­sem­pe­nho de­fi­ni­dos e as tec­no­lo­gi­as pre­ci­sam su­por­tar a ex­tra­ção de da­dos de di­fe­ren­tes fon­tes, ou se­ja, pla­ni­lhas, ar­qui­vos de tex­to, múl­ti­plos ban­co de da­dos re­la­ci­o­nais e não-re­la­ci­o­nais, pá­gi­nas web, ar­qui­vos re­mo­tos etc.

Após a im­plan­ta­ção do BI na em­pre­sa e da in­cor­po­ra­ção da lei­tu­ra dos seus in­di­ca­do­res na ro­ti­na di­á­ria dos seus ges­to­res, fi­ca evi­den­te a im­por­tân­cia des­ta fer­ra­men­ta e o ga­nho sig­ni­fi­ca­ti­vo nos re­sul­ta­dos fi­nan­cei­ros e ope­ra­ci­o­nais.

Re­sul­ta­dos re­ais pa­ra o seu ne­gó­cio

Den­tre as inú­me­ras van­ta­gens que o Bu­si­ness In­tel­li­gen­ce po­de tra­zer pa­ra um ne­gó­cio, po­de­mos des­ta­car:

Co­le­ta, aná­li­se e in­ter­pre­ta­ção de da­dos de for­ma rá­pi­da, se­gu­ra e au­to­ma­ti­za­da.

In­te­gra­ção de re­la­tó­rios di­re­ta­men­te com di­fe­ren­tes Ban­cos de Da­dos.

Au­men­to da pro­du­ti­vi­da­de de aná­li­se com a ge­ra­ção au­to­má­ti­ca de pai­néis.

Mo­bi­li­da­de: Con­sul­ta dos da­dos atra­vés de dis­po­si­ti­vos mó­veis.

Aná­li­ses de­ta­lha­das, am­pa­ran­do ações ágeis, pon­tu­ais e cor­re­ti­vas, vi­san­do o pla­ne­ja­men­to es­tra­té­gi­co da em­pre­sa.

Pre­vi­si­bi­li­da­de: Ve­ri­fi­ca­ção de ten­dên­cias pa­ra ações as­ser­ti­vas com ba­se na sua in­te­li­gên­cia de mer­ca­do.

Iden­ti­fi­ca­ção de pro­ble­mas ope­ra­ci­o­nais e de ges­tão.

Di­an­te das van­ta­gens tra­zi­das pe­lo BI ao ser im­ple­men­ta­do, em qual mo­men­to de ma­tu­ri­da­de de In­te­li­gên­cia de Ne­gó­ci­os a sua em­pre­sa es­tá? Pa­ra ana­li­sar e men­su­rar o ní­vel de ma­tu­ri­da­de em Bu­si­ness In­tel­li­gen­ce, ana­li­se os itens abai­xo de ca­da eta­pa e iden­ti­fi­que em qual po­si­ção a sua em­pre­sa se en­cai­xa.

In­de­pen­den­te de qua­is fo­rem os seus re­sul­ta­dos, é pos­sí­vel evo­lu­ir no grá­fi­co de de­sem­pe­nho es­co­lhen­do um par­cei­ro de tec­no­lo­gia pa­ra apo­i­ar na cons­tru­ção dos KPI's (in­di­ca­do­res), na re­a­li­za­ção da aná­li­se de pro­ces­sos ope­ra­ci­o­nais, na de­fi­ni­ção da me­lhor fer­ra­men­ta de ETL e na es­co­lha - sem le­van­tar ban­dei­ras - da me­lhor fer­ra­men­ta de Bu­si­ness In­tel­li­gen­ce pa­ra o seu ne­gó­cio, além de re­a­li­zar to­do o ma­pe­a­men­to de co­mo de­ve ser cons­tru­í­do até a im­plan­ta­ção, trei­na­men­to e acom­pa­nha­men­to do uso pe­los ges­to­res.

(Ura­ir de Oli­vei­ra, ana­lis­ta de bu­si­ness in­tel­li­gen­ce da AM­com, com­pa­nhia de Tec­no­lo­gia da In­for­ma­ção es­pe­cia­li­za­da em de­sen­vol­vi­men­to cus­to­mi­za­do, sus­ten­ta­ção de sis­te­mas, con­sul­to­ria e alo­ca­ção de pro­fis­si­o­nais)

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