Home / Opinião

OPINIÃO

Neurodesign – psicologia, design e emoção

De­sign e de­co­ra­ção são ter­mos nor­mal­men­te con­fun­di­dos. Com­pre­en­der o De­sign, seus inú­me­ros sig­ni­fi­ca­dos e su­as ações no mun­do é mais com­ple­xo do que se ima­gi­na e não se re­su­me a ape­nas es­co­lher co­res ou ob­je­tos de com­po­si­ção pa­ra um de­ter­mi­na­do es­pa­ço. Ho­je o De­sign se li­ga a di­ver­sas ver­ten­tes e pro­fis­sões, se tor­nan­do um ce­ná­rio mul­ti­dis­ci­pli­nar. Sen­do as­sim, o mun­do é o li­mi­te do De­sign, pois nos­sa so­ci­e­da­de ho­je é pre­do­mi­nan­te­men­te “vi­su­al”.

Após uma sé­rie de con­fe­rên­cias so­bre De­sign e Emo­ção, con­fe­ri­das pe­la The De­sign And Emo­ti­o­nal So­ci­ety des­de 1999, a qual alia in­ter­na­cio­nal­men­te pes­qui­sa­do­res, de­sig­ners e em­pre­sas com um mes­mo in­te­res­se - tor­nar o De­sign uma fer­ra­men­ta de ex­pe­ri­ên­cias; per­ce­beu-se um cres­cen­te in­te­res­se so­bre o as­sun­to. Lo­go, com o re­co­nhe­ci­men­to do sig­ni­fi­ca­do das di­ver­sas áre­as do De­sign e das emo­ções por ele es­ti­mu­la­das, ho­je tem-se o que é clas­si­fi­ca­do co­mo De­sign Emo­cio­nal.

Ape­sar de li­dar com emo­ções, co­mo o pró­prio no­me já diz, es­ta li­nha do De­sign po­de ser de­ter­mi­na­da co­mo uma das mais ci­en­tí­fi­cas da área, pois alia te­o­ri­as, mé­to­dos e re­sul­ta­dos de pes­qui­sa que per­mi­tem ela­bo­rar ci­en­ti­fi­ca­men­te re­sul­ta­dos de inú­me­ras ex­pe­ri­ên­cias com usu­á­rios e seus am­bi­en­tes de uso di­á­rio, apli­ca­das em Ava­li­a­ções Pós Ocu­pa­ção – as cha­ma­das APO. Vo­cê al­gum dia ima­gi­nou que o De­sign po­de­ria ser­vir co­mo fon­te pa­ra ex­pe­ri­ên­cias ci­en­tí­fi­cas? Pois va­mos en­ten­der mais um “pe­que­no gran­de” pas­so des­te lon­go ca­mi­nho.

O De­sign Emo­cio­nal po­de ser vis­to co­mo o ca­sa­men­to en­tre psi­co­lo­gia, de­sign e pes­qui­sa – as­su­min­do as­sim um con­sen­so de que cer­tas emo­ções po­dem ser con­tro­la­das e pre­vis­tas por de­ter­mi­na­dos ti­pos de pro­je­tos de am­bi­en­tes, as qua­is tan­to ar­qui­te­tos es­pe­cia­lis­tas em in­te­rio­res co­mo de­sig­ners têm a ca­pa­ci­da­de de mo­de­lar e fa­zer com que se­jam de­se­ja­das – ou não, por seus usu­á­rios.

O de­sen­vol­vi­men­to de no­vas me­to­do­lo­gi­as de pro­je­to, tra­ba­lho e pes­qui­sa nos cam­pos da Ar­qui­te­tu­ra e do De­sign, fez com que a Aca­de­mia de Neu­ro­ci­ên­cia pa­ra Ar­qui­te­tu­ra (AN­FA) em São Di­e­go (EUA), pu­des­se ofe­re­cer uma sé­rie de cur­sos, pa­les­tras e en­con­tros re­la­ci­o­na­dos à apli­ca­ção da neu­ro­ci­ên­cia ao nos­so am­bi­en­te de tra­ba­lho, en­vol­ven­do a re­a­li­za­ção de gran­des obras e com­pro­mis­sos so­ci­ais com di­ver­si­fi­ca­das co­mu­ni­da­des. De acor­do com o pró­prio si­te da AN­FA, os es­tu­dan­tes de­sen­vol­vem pes­qui­sas so­bre pro­ces­sos cog­ni­ti­vos, en­ga­ja­men­to emo­cio­nal, ex­pe­ri­ên­cias mul­tis­sen­so­ria­is, além de neu­ro­a­na­to­mia e neu­ro­fi­si­o­lo­gia, pa­ra uma com­pre­en­são bá­si­ca do cé­re­bro e su­as fun­ções.

Com is­so, en­ten­de-se que o Neu­ro­de­sign é ba­se­a­do em uma ati­vi­da­de pro­je­tu­al li­ga­da di­re­ta­men­te à pes­qui­sa so­bre usu­á­rios e su­as emo­ções ati­va­das num de­ter­mi­na­do es­pa­ço. O fo­co das pes­qui­sas é o re­sul­ta­do en­tre a uni­ão de usu­á­rios e seu am­bi­en­te pro­je­ta­do den­tro de ex­pec­ta­ti­vas re­la­ci­o­na­das ao seu bem-es­tar fí­si­co e men­tal, po­den­do ser de mo­ra­dia, tra­ba­lho, es­tu­do, den­tre ou­tros.

Al­guns pou­cos es­cri­tó­rios de ar­qui­te­tu­ra e de­sign no Bra­sil tra­ba­lham apli­can­do ci­en­ti­fi­ca­men­te es­tas téc­ni­cas em seus pro­je­tos, vi­san­do além das es­tra­té­gias téc­ni­cas pro­je­tu­ais co­nhe­ci­das, al­gu­mas es­tra­té­gias tam­bém am­bien­tais. A me­ta é trans­for­mar, por exem­plo, am­bi­en­tes de tra­ba­lho em es­pa­ços nos qua­is se pos­sa tra­ba­lhar com mais pra­zer, mo­ti­va­ção e en­ga­ja­men­to, fa­zen­do com que a qua­li­da­de de vi­da dos tra­ba­lha­do­res se­ja uma das ra­zões do cres­ci­men­to e da pro­du­ti­vi­da­de em uma em­pre­sa.

Al­guns cur­sos de ge­ren­ci­a­men­to de stress em Por­to Ale­gre (RS), per­cus­so­res des­te sis­te­ma de abor­da­gem “am­bien­tal” no de­sen­vol­vi­men­to de pro­je­tos pa­ra am­bi­en­tes cor­po­ra­ti­vos, apli­cam neu­ro­ci­ên­cia ali­a­da à ar­qui­te­tu­ra de es­pa­ços, jus­ti­fi­can­do o im­pac­to do am­bi­en­te de tra­ba­lho no cé­re­bro de seus usu­á­rios. Tais cur­sos têm a fun­ção de abor­dar e jus­ti­fi­car o por­quê de os de­ta­lhes fa­ze­rem to­da a di­fe­ren­ça na con­cep­ção de um pro­je­to, pois o mes­mo de­ve ser ade­qua­do às ne­ces­si­da­des de sa­ú­de fí­si­ca e men­tal de seus usu­á­rios, pois, de acor­do com es­tu­dos mé­di­cos de­sen­vol­vi­dos na área da sa­ú­de, o stress se­rá a pos­sí­vel do­en­ça mais co­mum no mun­do até 2030.

Pa­ra a com­po­si­ção de um lo­cal ade­qua­do, se­ja ele co­mer­cial, re­si­den­ci­al ou cor­po­ra­ti­vo, é ne­ces­sá­rio ali­ar di­ver­sas es­tra­té­gias – tan­to téc­ni­cas quan­to am­bien­tais, pa­ra se con­se­guir ge­rar um re­sul­ta­do po­si­ti­vo com efei­tos be­né­fi­cos à sa­ú­de da­que­les que usam o es­pa­ço di­a­ria­men­te. De acor­do com o es­cri­tó­rio res­pon­sá­vel pe­los cur­sos, o con­for­to am­bien­tal es­tá di­re­ta­men­te re­la­ci­o­na­do ao bem-es­tar fí­si­co dos usu­á­rios, pois com a jun­ção da apli­ca­ção das nor­mas de se­gu­ran­ça do tra­ba­lho (NR17), er­go­no­mia, ilu­mi­na­ção, acús­ti­ca e cli­ma­ti­za­ção, ali­a­da à com­po­si­ção de co­res, or­ga­ni­za­ção vi­su­al, am­bien­ta­ção e ele­men­tos ve­ge­ta­ti­vos, te­re­mos ao fim um pro­je­to que cum­pre nor­mas não só téc­ni­cas e es­té­ti­cas, mas que trans­for­mam o lu­gar em um am­bi­en­te in­te­li­gen­te – os cha­ma­dos Smart workpla­ces.

De acor­do com uma pes­qui­sa fei­ta pe­la Hu­man Spa­ces, a qual ex­plo­ra pes­qui­sas a res­pei­to da qua­li­da­de de vi­da em am­bi­en­tes de tra­ba­lho, um bom pro­je­to de in­te­rio­res pa­ra um am­bi­en­te cor­po­ra­ti­vo po­de me­lho­rar em 6% a pro­du­ti­vi­da­de, 15% a cri­a­ti­vi­da­de e au­men­tar em 15% a sen­sa­ção de bem-es­tar de seus fun­cio­ná­rios.

As­sim, en­ten­de­mos que o re­sul­ta­do fi­nal é mui­to mais do que um bom pro­je­to de ar­qui­te­tu­ra e in­te­rio­res, pois des­de os ho­me of­fi­ces até nas gran­des cor­po­ra­ções, to­dos pro­cu­ram for­mas de tra­ba­lhar com mais pra­zer, vi­san­do não só me­lho­ri­as em su­as fi­nan­ças, mas tam­bém na qua­li­da­de de seus ser­vi­ços e sa­ú­de dos fun­cio­ná­rios – o que es­tá di­re­ta­men­te e ci­en­ti­fi­ca­men­te li­ga­do ao es­pa­ço fí­si­co do tra­ba­lho, pois so­mos in­flu­en­cia­dos por tu­do, du­ran­te to­do o tem­po!

(Be­a­triz Oli­vei­ra, for­ma­da em Ar­tes Vi­su­ais /De­sign de In­te­rio­res e es­pe­cia­lis­ta em Pai­sa­gis­mo, pro­fes­so­ra de gra­du­a­ção do cur­so de De­sign de In­te­rio­res da Fa­cul­da­de Cam­bury)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias