Home / Opinião

OPINIÃO

Velho e novo testamento

Não há se­pa­ra­ção en­tre ve­lho e no­vo tes­ta­men­to co­mo a igre­ja ale­ga. O ve­lho tes­ta­men­to e o no­vo tes­ta­men­to fa­lam exa­ta­men­te a mes­ma coi­sa, só que com pa­la­vras di­fe­ren­tes. Se­guir to­dos os man­da­men­tos de Deus, aju­dar os ne­ces­si­ta­dos, per­do­ar o pe­ca­dor ar­re­pen­di­do, es­tão cla­ra­men­te nas du­as par­tes da Bí­blia. Por­tan­to fu­jam des­ses que di­zem que Cris­to re­vo­gou a Lei, que o ve­lho tes­ta­men­to é pas­sa­do. O ve­lho tes­ta­men­to, de ve­lho não tem na­da, é ab­so­lu­ta­men­te atu­al. O que se via na­que­la épo­ca é a mes­ma coi­sa que eu ve­jo ho­je. Sem ti­rar nem por. Tal­vez ho­je não exis­ta o deus ba­al, mas exis­tem ou­tros "deu­ses", que não vou ci­tar aqui no mo­men­to pa­ra evi­tar con­fu­são, e en­tre eles, o deus di­nhei­ro, o deus po­der, o deu fa­ma. As­sim meus ca­ros, não se en­ga­nem com es­ses que que­rem se­pa­rar as coi­sas. A Bí­blia é um li­vro só, não exis­te es­sa se­pa­ra­ção. So­bre os man­da­men­tos, eu dei des­ta­que aque­les que to­dos po­dem se­guir, mas há cen­te­nas de man­da­men­tos so­bre ho­lo­caus­tos, so­bre fes­tas, so­bre pu­ri­fi­ca­ção, so­bre ho­mi­ci­da cul­po­so, so­bre ani­mais, so­bre plan­ta­ções, so­bre rou­bos, so­bre o olho por olho, den­te por den­te (e es­se ul­ti­mo sim, foi o man­da­men­to que Cris­to fle­xi­bi­li­zou, quan­do dis­se "quem não ti­ver pe­ca­do que ati­re a pri­mei­ra pe­dra"). Al­guns des­ses man­da­men­tos se­ri­am mui­tos di­fí­ceis de se­rem apli­ca­dos por uma pes­soa iso­la­da­men­te, des­ta­quei en­tão aque­les man­da­men­tos mais con­tun­den­tes que po­dem ser por to­dos pra­ti­ca­dos. Tal­vez vo­cê não con­si­ga se­guir to­da a lei a ris­ca, mas vo­cê tem que ter em men­te que o cer­to é se­gui-la e de­ve se­gui-la o má­xi­mo que pu­der. Mas acon­se­lho a ler a Bí­blia, prin­ci­pal­men­te o pen­ta­teu­co ( Gê­ne­sis, Êxo­do, Le­ví­ti­co, Nú­me­ros, Deu­te­ro­nô­mio), li­vro dos Reis, li­vro de Jó, Jo­sué, os pro­fe­tas, o evan­ge­lho de Cris­to, o Apo­ca­lip­se e as car­tas de Pe­dro e Ti­a­go.

Co­le­gas, o no­vo tes­ta­men­to só po­de­rá ser cor­re­ta­men­te in­ter­pre­ta­do a luz do ve­lho tes­ta­men­to. As­sim co­mo o ve­lho tes­ta­men­to só po­de­rá ser cor­re­ta­men­te in­ter­pre­ta­do a luz do no­vo. Cer­ta­men­te vo­cê se lem­bra dos en­si­na­men­tos do evan­ge­lho, per­do­ar se­ten­ta ve­zes se­te, os hu­mi­lha­dos se­rão exal­ta­dos, não jul­gueis pa­ra que não se­jam jul­ga­dos. E al­guns des­ses tó­pi­cos já fo­ram abor­da­dos aqui em tex­tos pró­prios. Na­da dis­so te­rá va­lor se não for in­ter­pre­ta­do a luz do ve­lho tes­ta­men­to, ou se­ja, na­da dis­so te­rá va­lor se vo­cê não fi­zer a von­ta­de de Deus (to­dos os man­da­men­tos e são mais de 10) e aju­dar os ne­ces­si­ta­dos. Co­mo diz a pró­pria bí­blia, é pre­ci­so nas­cer do es­pí­ri­to pa­ra en­trar no Rei­no do Céu e não a in­ter­pre­ta­ção dis­tor­ci­da da igre­ja que acha que bas­ta ba­ter o si­no de­la e es­tá tu­do re­sol­vi­do, is­so é uma ar­ma­di­lha, es­ta ins­ti­tu­i­ção es­ta a en­ga­nar a hu­ma­ni­da­de des­de a sua fun­da­ção. Cris­to veio pa­ra os pe­ca­do­res, não pa­ra os sã­os. Por is­so se sen­ta­va a me­sa com eles, pois bus­ca­va a con­ver­são de­les.

SER­VIR A DEUS SEM­PRE

Vo­cê de­ve ser­vir a Deus in­de­pen­den­te de qual­quer coi­sa, vo­cê de­ve ser­vir a Deus, por­que ele é Deus, ape­nas is­so. Vo­cê só es­ta aqui e vi­ve por von­ta­de de­le. Vo­cê po­de­ria (e po­de) es­tar do­en­te, em um hos­pí­cio, em um hos­pi­tal psi­qui­á­tri­co, mo­ran­do de­bai­xo de uma pon­te, sem po­der fa­lar, sem po­der es­cu­tar, sem po­der sen­tir, vo­cê po­de­ria já es­tar mor­to, ter si­do abor­ta­do, es­tar em um ví­cio em dro­gas, so­fren­do de vá­ri­as for­mas. Lem­bre-se dis­so.

(Da­ni­el de Me­lo Cos­ta, 39 anos, ser­vi­dor pú­bli­co)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias