Home / Opinião

OPINIÃO

A gênese de uma doutora honoris causa

Cos­tu­mo di­zer que nós te­mos pe­lo me­nos três iden­ti­da­des: cós­mi­ca, ge­né­ti­ca e cul­tu­ral. Ao nas­cer­mos, tra­ze­mos a in­flu­ên­cia dos as­tros que, em trân­si­to no uni­ver­so, cru­zam-se e plas­mam a nos­sa es­tru­tu­ra psí­qui­ca. Quei­ra­mos ou não, re­ce­be­mos tam­bém a he­ran­ça ge­né­ti­ca de nos­sos pro­ge­ni­to­res e, por­tan­to, nos­so DNA é a nos­sa se­gun­da di­fe­ren­cia­ção. Afi­nal, as­su­mi­mos uma ter­cei­ra iden­ti­da­de, que é de or­dem cul­tu­ral ou so­ci­al, co­mo con­se­quên­cia de nos­sa for­ma­ção (ou fal­ta de) no cam­po dos prin­cí­pios ou va­lo­res que nor­tei­am nos­sa par­ti­ci­pa­ção na so­ci­e­da­de.

A GE­NÉ­TI­CA TUR­CHI

O es­ta­do de Go­i­ás e a so­ci­e­da­de go­i­a­ni­en­se de­vem mui­to ao his­tó­ri­co pro­fes­sor Egí­dio Tur­chi, bem co­mo à sua ilus­tre es­po­sa Ce­le­ni­ta Tur­chi, que ilus­tra­ram vá­ri­as ge­ra­ções que ago­ra pres­tam ser­vi­ços à co­mu­ni­da­de em di­ver­sos se­to­res de ati­vi­da­des, na ci­ên­cia, na tec­no­lo­gia, na edu­ca­ção, nas le­tras e nas ar­tes.

Nes­se sen­ti­do, es­ses dois lu­mi­na­res do co­nhe­ci­men­to nos trans­mi­ti­ram uma ri­ca es­ca­la de va­lo­res, bem co­mo o fi­ze­ram aos seus pró­prios su­ces­so­res den­tro do uni­ver­so fa­mi­liar, de que te­mos co­mo exem­plos, su­as ilus­tres fi­lhas - Ma­rí­lia, Ce­li­na, Le­ni­ta e Zai­ra Tur­chi - to­das PHD em di­fe­ren­tes áre­as do co­nhe­ci­men­to, to­das vo­ca­cio­na­das pa­ra o bem co­mum.

ITA­LI­A­NO PI­O­NEI­RO

O in­tré­pi­do ita­li­a­no che­ga­ra ao Bra­sil em 1934, e an­tes de abra­si­lei­rar-se, es­ta­giou na ca­pi­tal ban­dei­ran­te, daí in­cur­sio­nan­do pe­lo ser­tão bra­si­lei­ro co­mo mis­si­o­ná­rio. Re­fa­zen­do seu per­cur­so, dei­xou São Pau­lo e veio pa­ra Go­i­ás, ins­ta­lan­do-se em Go­i­â­nia por vol­ta de 1939, pa­ra se tor­nar de­fi­ni­ti­va­men­te ci­da­dão go­i­a­no - de fa­to e de di­rei­to - com tí­tu­lo de ci­da­da­nia e me­da­lhas de hon­ra ao mé­ri­to.

O his­tó­ri­co pro­fes­sor Tur­chi foi pi­o­nei­ro do en­si­no uni­ver­si­tá­rio em Go­i­ás, ten­do fun­da­do em Go­i­â­nia nos­sa pri­mei­ra fa­cul­da­de de le­tras que mais tar­de foi in­cor­po­ra­da à Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de Go­i­ás. De cer­ta for­ma, to­dos nós - prin­ci­pal­men­te nos­sa ge­ra­ção dos anos 60 - ti­ve­mos o pri­vi­lé­gio de ter re­ce­bi­do su­as li­ções de for­ma­ção hu­ma­nís­ti­ca, com uma no­va for­ma de ver e de vi­ver a vi­da vol­ta­da pa­ra a fi­na­li­da­de cons­tru­ti­va de ser útil à so­ci­e­da­de.

Ago­ra te­mos o pra­zer de ver ho­me­na­ge­a­da sua ilus­tre fi­lha, a mé­di­ca Ce­li­na Ma­ria Tur­chi Mar­tel­li, que re­ce­be­rá nes­ta da­ta, o tí­tu­lo de Dou­to­ra Ho­no­ris Cau­sa, que lhe se­rá ou­tor­ga­do pe­la Pon­ti­fí­cia Uni­ver­si­da­de Ca­tó­li­ca de Go­i­ás. Pa­ra mai­or co­nhe­ci­men­to dos in­te­res­sa­dos, re­pro­du­zi­mos a se­guir al­guns tra­ços bi­o­grá­fi­cos do in­ve­já­vel cur­rí­cu­lo da ho­me­na­ge­a­da, do im­pres­so de con­vi­te dis­tri­bu­í­do pe­la PUC/Go­i­ás.

PER­FIL BI­O­GRÁ­FI­CO

A Dra. Ce­li­na Ma­ria Tur­chi Mar­tel­li é mé­di­ca com for­ma­ção pe­la Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de Go­i­ás, tem mes­tra­do em epi­de­mio­lo­gia pe­la Lon­don Scho­ol of Hygi­e­ne & Tro­pi­cal Me­di­ci­ne no Rei­no Uni­do e dou­to­ra­do em Sa­ú­de Pú­bli­ca pe­la Uni­ver­si­da­de de São Pau­lo.

É mem­bro do Co­mi­tê As­ses­sor de Epi­de­mio­lo­gia e Sa­ú­de Pú­bli­ca do CNPq, do Co­mi­tê ges­tor do Ins­ti­tu­to de Ava­li­a­ção de Tec­no­lo­gia em Sa­ú­de da Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral do Rio Gran­de do Sul (IATS) e da Aca­de­mia Bra­si­lei­ra de Ci­ên­cias. Pro­fes­so­ra ti­tu­lar apo­sen­ta­da do Ins­ti­tu­to de Pa­to­lo­gia Tro­pi­cal e Sa­ú­de Pú­bli­ca da Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de Go­i­ás e bol­sis­ta Pro­du­ti­vi­da­de ní­vel 1C do CNPq, tam­bém atua co­mo pes­qui­sa­do­ra vi­si­tan­te no Ins­ti­tu­to Ag­geu Ma­ga­lhã­es da Fun­da­ção Oswal­do Cruz (Fi­o­cruz - PE).

Atua em di­ver­sos pro­je­tos de pes­qui­sa mul­ti­cên­tri­cos, com co­la­bo­ra­ção na­ci­o­nal e in­ter­na­ci­o­nal, cu­jos re­sul­ta­dos im­pac­ta­ram sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te no en­ten­di­men­to dos as­pec­tos epi­de­mio­ló­gi­cos, clí­ni­cos e me­ta­bó­li­cos de do­en­ças in­fec­cio­sas co­mo den­gue, he­pa­ti­te, AIDS e Zika Ví­rus. Seus es­tu­dos con­tri­bu­í­ram pa­ra des­ven­dar a as­so­cia­ção en­tre a in­fec­ção pe­lo Zika Ví­rus e o ris­co de mi­cro­ce­fa­lia pa­ra o fe­to na gra­vi­dez.

As con­tri­bui­ções e os im­pac­tos dos re­sul­ta­dos de su­as pes­qui­sas fi­ze­ram com que a Re­vis­ta Na­tu­re a es­co­lhes­se co­mo uma das dez ci­en­tis­tas mais im­por­tan­tes em 2016 e a Re­vis­ta Ti­mes den­tre as 100 pes­so­as mais in­flu­en­tes em 2017, na ca­te­go­ria "Pi­o­nei­ros" pe­la atu­a­ção na epi­de­mia de Zika no Bra­sil.

(Emílio Vieira, professor universitário, advogado e escritor, membro da Academia Goiana de Letras, da União Brasileira de Escritores de Goiás e da Associação Goiana de Imprensa. E-mail: [email protected])

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias