Home / Opinião

OPINIÃO

A magia do voto

O vo­to é o gran­de tri­un­fo da de­mo­cra­cia, por­que é um ins­tru­men­to dis­po­ní­vel pa­ra to­das as clas­ses de elei­to­res, o vo­to não tem cor, não tem se­xo  e nem re­li­gi­ão, na ur­na tan­to o vo­to do ri­co, do po­bre, do bran­co, do ne­gro, do ho­mos­se­xu­al e do he­te­ros­se­xu­al pos­su­em o mes­mo va­lor. O vo­to é li­vre nas mãos de quem o de­tém por­que é atra­vés de­le que vo­ta­mos em qual­quer can­di­da­to, em qual­quer par­ti­do, po­de­mos usar o vo­to até mes­mo, de for­ma con­tra­di­tó­ria, por exem­plo, quan­do vo­ta­mos em bran­co ou vo­ta­mos nu­lo.

É co­mum ou­vir­mos a se­guin­te ex­pres­são: “ O bra­si­lei­ro ain­da não apren­deu a vo­tar cor­re­ta­men­te”, to­da­via, se não ti­vés­se­mos o vo­to co­mo um meio le­gí­ti­mo de es­co­lher os nos­sos re­pre­sen­tan­tes  se­ria mui­to pi­or,  no Bra­sil, por exem­plo, ti­ve­mos um pe­rí­o­do de Di­ta­du­ra mi­li­tar e as con­se­quên­cia fo­ram drás­ti­cas, mi­lha­res de pes­so­as fo­ram mor­tas e tor­tu­ra­das, a lei da cen­su­ra foi im­plan­ta­da se­ve­ra­men­te, a li­ber­da­de de ex­pres­são e de im­pren­sa fo­ram to­lhi­das, mui­tos jo­vens que lu­ta­ram con­tra a di­ta­du­ra fo­ram mor­tos, e al­guns de­les  nem os seus cor­pos fo­ram en­con­tra­dos, im­pe­din­do os seus fa­mi­lia­res de  fa­zer um se­pul­ta­men­to dig­no. Na de­mo­cra­cia por mais que er­ra­mos na es­co­lha dos nos­sos can­di­da­tos te­mos a opor­tu­ni­da­de de cor­ri­gir os nos­sos er­ros nas elei­ções que se su­ce­dem.

De­mo­cra­cia é uma pa­la­vra de ori­gem gre­ga que sig­ni­fi­ca “go­ver­no do po­vo”,  é for­ma­da pe­la jun­ção de du­as pa­la­vras: De­mo = po­vo  e Kra­tos = po­der. A de­mo­cra­cia ain­da não se con­cre­ti­zou em sua es­sên­cia por­que es­sa con­cre­tu­de  es­tá re­la­ci­o­na­da com o ní­vel  de con­sci­en­ti­za­ção mas por ou­tro la­do,  po­de­mos ob­ser­var que a  ca­da elei­ção tem acon­te­ci­do im­por­tan­tes re­no­va­ções, por exem­plo, na úl­ti­ma elei­ção do dia 07 de ou­tu­bro  em Go­i­ás,  por meio do vo­to, os elei­to­res go­i­a­nos sur­pre­en­de­ram mui­tos  can­di­da­tos ve­te­ra­nos que não con­se­gui­ram se re­e­le­ge­rem, co­mo é ca­so do ex-go­ver­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo, que de­pois de vin­te anos no po­der em Go­i­ás, per­deu  a elei­ção pa­ra o Se­na­do fi­can­do em quin­to lu­gar, da  Se­na­do­ra Lú­cia Vâ­nia que é  uma fi­gu­ra tra­di­cio­nal da po­lí­ti­ca em Go­i­ás, foi pri­mei­ra da­ma do Es­ta­do, no pe­rí­o­do de 1974 a 1978, na épo­ca ela era es­po­sa do ex-go­ver­na­dor Ira­pu­an Cos­ta Jú­ni­or, foi de­pu­ta­da fe­de­ral, e há de­zes­seis anos ocu­pa­va o car­go de Se­na­do­ra, mas per­deu a sua ca­dei­ra, de­vi­do a elei­ção de Van­der­lan Car­do­so e Jor­ge Ka­ju­ru,  fi­can­do em quar­to lu­gar na dis­pu­ta. Do­na Iris, es­po­sa do pre­fei­to Iris Re­zen­de, tam­bém não se ele­geu pa­ra de­pu­ta­da fe­de­ral, o ex-se­na­dor De­mós­te­nes Tor­res , o de­pu­ta­do fe­de­ral  Ro­ber­to Ba­les­tra, o de­pu­ta­do fe­de­ral  San­des  Jú­ni­or  o de­pu­ta­do fe­de­ral Jo­va­ir Aran­tes, os de­pu­ta­dos es­ta­du­ais: San­ta­na, l Isau­ra Le­mos e   Fran­cis­co de Oli­vei­ra.

O vo­to des­tro­na po­lí­ti­cos en­tro­ni­za­dos co­mo se fos­sem reis, le­va pa­ra o ano­ni­ma­to po­lí­ti­cos que se as­se­me­lham a dés­po­tas ves­ti­dos de de­mo­cra­tas, ex­tin­gue po­de­res da­que­les que se re­ves­tem do po­der fu­gaz achan­do que o po­der é eter­no. O vo­to en­si­na de­mo­cra­cia ain­da que de ma­nei­ra do­lo­ro­sa pa­ra os po­lí­ti­cos vi­ci­a­dos em re­e­lei­ções e anes­te­si­a­dos pe­la am­né­sia, pois, se es­que­cem de que os mes­mos elei­to­res que ele­gem são os mes­mos  elei­to­res que não mais re­e­le­gem. O vo­to aca­ba com a ar­ro­gân­cia de po­lí­ti­cos tru­cu­len­tos e que não acei­tam crí­ti­cas, não res­pei­tam a di­ver­si­da­des de idei­as, e até per­se­guem os que não con­cor­dam com as su­as de­ci­sões ar­bi­trá­ri­as. O vo­to é o pro­tes­to si­len­cio­so do elei­tor en­ga­na­do pu­bli­ca­men­te, pe­las pro­pos­tas men­ti­ro­sas por par­te dos po­lí­ti­cos que a ca­da elei­ção pro­me­tem aqui­lo que nun­ca po­de­rão re­a­li­zar. O vo­to é um meio de de­sen­cas­te­lar par­la­men­ta­res e go­ver­nan­tes que se es­con­dem em seus pa­lá­cios e pré­di­os sun­tu­o­sos, sem­pre ro­de­a­dos de “pu­xa sa­cos”  e se­pa­ra­dos do po­vo  fa­zen­do-se de ce­gos, mu­dos e sur­dos an­te o cla­mor da mul­ti­dão, que sem­pre co­bra os seus di­rei­tos cons­ti­tu­ci­o­nais, tais co­mo: Edu­ca­ção, sa­ú­de, mo­ra­dia, se­gu­ran­ça e tran­spor­te pú­bli­co.  O vo­to é um pro­tes­to mu­do de­po­si­ta­do na ur­na se­cre­ta mas que de­pois de apu­ra­do  tor­na-se  pú­bli­co, quan­do o re­sul­ta­do do plei­to vem á to­na e mui­tos po­lí­ti­cos de car­rei­ra são sur­pre­en­di­dos com a der­ro­ta elei­to­ral.

O vo­to é um pa­ra­do­xo na mão do po­vo por­que ora ele sus­ci­ta fi­gu­ras es­tre­an­tes na po­lí­ti­ca, e ora ele ex­clui da vi­da pú­bli­ca os  po­lí­ti­cos de­cré­pi­tos e de idei­as já car­co­mi­das pe­la mes­mi­ce e pe­lo con­ti­nuís­mo.  Vi­va o vo­to!

(Gio­va­ni Ri­bei­ro Al­ves, fi­ló­so­fo, pro­fes­sor, es­cri­tor, po­e­ta e ar­ti­cu­lis­ta do Di­á­rio da Ma­nhã)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias