Home / Opinião

OPINIÃO

As crianças e a Mãe de Jesus

Em 12 de ou­tu­bro, no Bra­sil, ho­me­na­ge­a­mos Ma­ria San­tís­si­ma, Mãe Uni­ver­sal da Hu­ma­ni­da­de, e as cri­an­ças, ale­gria do mun­do! Os pe­que­ni­nos sem­pre aguar­dam com ex­pec­ta­ti­va es­se dia. Que Nos­sa Se­nho­ra Apa­re­ci­da, uma re­fe­rên­cia dos Ir­mãos ca­tó­li­cos à Mãe de Je­sus, pro­te­ja do mal as cri­an­ci­nhas!

Apro­vei­to pa­ra lhes tra­zer um be­lo exem­plo de Amor Fra­ter­no, aben­ço­a­do pe­la Mãe de Je­sus, que vem dos jo­ven­zi­nhos. Apre­sen­tei-o, há vá­rios anos, na Su­per Re­de Boa Von­ta­de de Co­mu­ni­ca­ção (rá­dio, TV e in­ter­net). Fui bus­cá-lo na obra Len­das do Céu e da Ter­ra, de Mal­ba Ta­han. Mui­tos de vo­cês tal­vez já co­nhe­çam es­se con­to, mas, di­an­te dos gra­ves pro­ble­mas de con­vi­vên­cia hu­ma­na no pla­ne­ta, é im­por­tan­te res­sal­tar­mos o que de bom igual­men­te exis­te pa­ra que o bem se­ja mul­ti­pli­ca­do.

Va­mos ao que Mal­ba Ta­han, pseu­dô­ni­mo do pro­fes­sor de ma­te­má­ti­ca Jú­lio Cé­sar de Me­lo e Sou­sa (1895-1974), es­cre­veu e a al­guns co­men­tá­rios que fiz:

“Uma me­ni­na chi­ne­sa con­du­zia às cos­tas um pe­que­ni­no de dois anos de ida­de. Ao vê-la pas­sar, ver­ga­da ao pe­so da­que­la car­ga, um sa­cer­do­te per­gun­tou-lhe:

“— É pe­sa­do, me­ni­na?

“— Não, se­nhor — res­pon­deu ela, mui­to vi­vaz. — É meu ir­mão!

“Que lin­da res­pos­ta a des­ta me­ni­na! Aten­tem no pro­fun­do en­si­na­men­to que su­as pa­la­vras en­cer­ram! Co­mo pa­re­ce su­a­ve a car­ga quan­do le­va­mos ao om­bro o ir­mão­zi­nho que­ri­do!

“Do mes­mo mo­do, se se­guir­mos fi­el­men­te os pre­cei­tos evan­gé­li­cos, se­re­mos in­du­zi­dos a le­var a Ca­ri­da­de a to­dos os nos­sos se­me­lhan­tes. E o sa­cri­fí­cio em pro­vei­to do pró­xi­mo, en­tão, se tor­na­rá mui­to le­ve, pois se­rá fei­to por um ir­mão”.

Je­sus, o Cris­to Ecu­mê­ni­co, o Pe­da­go­go Ce­les­te, en­si­nou que nos de­ve­mos amar uns aos ou­tros co­mo Ele nos amou e tem ama­do. E dis­se mais o Di­vi­no Ami­go: “So­men­te as­sim po­de­reis ser re­co­nhe­ci­dos co­mo meus dis­cí­pu­los, se ti­ver­des o mes­mo Amor uns pe­los ou­tros. (...) Não há mai­or Amor do que do­ar a pró­pria vi­da pe­los seus ami­gos. (...) Por­quan­to, da mes­ma for­ma co­mo o Pai me ama, Eu tam­bém vos amo. Per­ma­ne­cei no meu Amor” (Evan­ge­lho, se­gun­do Jo­ão, 13:34 e 35; 15:12, 13 e 9).

Va­le a pe­na des­ta­car no­va­men­te o que dis­se a ga­ro­ti­nha quan­do o re­li­gi­o­so lhe per­gun­tou se era pe­sa­da a cri­an­ça que car­re­ga­va: “— Não, se­nhor — res­pon­deu ela, mui­to vi­vaz. — É meu ir­mão!”

Re­co­nhe­ça­mos tam­bém nes­se ir­mão bem que­ri­do o Bra­sil, cu­jo ver­da­dei­ro pro­gres­so de­pen­de da re­al de­di­ca­ção de go­ver­nan­tes e go­ver­na­dos. Ora, meus jo­vens, quem não in­tu­ir ou en­ten­der es­sa li­ção de Len­das do Céu e da Ter­ra ja­mais com­pre­en­de­rá a so­li­da­ri­e­da­de hu­ma­na en­si­na­da pe­lo Cris­to de Deus. Não se­rá um bom me­ni­no, uma boa me­ni­na, um bom pai, uma boa mãe, um bom avô, uma boa avó, um bom sa­cer­do­te, um bom po­lí­ti­co, um bom fi­ló­so­fo, um bom ci­en­tis­ta, um bom eco­no­mis­ta, um bom pe­da­go­go ou pro­fes­sor, um bom ar­tis­ta, e as­sim por di­an­te, por­que, se não ti­ver Amor Fra­ter­no no co­ra­ção, não sa­be­rá vi­ver em co­mu­ni­da­de, não po­de­rá par­ti­ci­par da So­ci­e­da­de So­li­dá­ria Al­tru­ís­ti­ca Ecu­mê­ni­ca, na qual to­dos com­pre­en­dem que o so­fri­men­to de um é o de to­dos.

Ago­ra, a con­clu­são de Mal­ba Ta­han em sua pá­gi­na, na for­ma de to­can­te pre­ce: “Ó Je­sus, Di­vi­no Mo­de­lo da Ca­ri­da­de, dai-me aque­les pu­ros sen­ti­men­tos de Amor ao pró­xi­mo, de que nos dei­xas­tes tão ad­mi­rá­veis exem­plos; fa­zei, Se­nhor, que eu ame san­ta­men­te os meus se­me­lhan­tes por Amor de Vós, que nun­ca de­les su­po­nha mal; que lhes acu­da em su­as ne­ces­si­da­des; e que, so­fren­do su­as fra­que­zas nes­te mun­do, por amor de Vós [Je­sus], pos­sa um dia can­tar com eles Vos­sos lou­vo­res, [as­sim na Ter­ra co­mo] no Céu!”. Amém! Vi­va Je­sus!

(Jo­sé de Pai­va Net­to, jor­na­lis­ta, ra­di­a­lis­ta e es­cri­tor. pai­va­net­[email protected]www.bo­a­von­ta­de.com)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias