Home / Opinião

OPINIÃO

Deslizamentos e Alagamentos estão chegando proporcionados por Chuvas Torrenciais

A re­la­ção do ho­mem com a na­tu­re­za ao lon­go da his­tó­ria evo­lu­iu de uma to­tal sub­mis­são e acei­ta­ção fa­ta­lis­ta dos fe­nô­me­nos da na­tu­re­za, a uma vi­são equi­vo­ca­da de do­mi­na­ção pe­la tec­no­lo­gia e por ou­tras con­quis­tas an­tró­pi­cas.  As inun­da­ções que ul­tra­pas­sa­ram e rom­pe­ram di­ques e bar­ra­gens em New Or­le­ans, por exem­plo, por oca­si­ão do Fu­ra­cão Ka­tri­na em 2005 nos Es­ta­dos Uni­dos e o Ter­re­mo­to de Ko­be no Ja­pão em 1995 que fa­tal­men­te ge­rou mi­lha­res de ví­ti­mas, são exem­plos que de­mons­tram que mui­tas ve­zes es­tes fe­nô­me­nos na­tu­ra­is sur­pre­en­dem até mes­mo as Na­ções mais bem pre­pa­ra­das e equi­pa­das pa­ra en­fren­ta – lós.  Ob­via­men­te, os avan­ços tec­no­ló­gi­cos per­mi­tem ho­je que a hu­ma­ni­da­de en­fren­te me­lhor os pe­ri­gos de­cor­ren­tes des­tes fe­nô­me­nos, mas mes­mo as­sim, os fe­nô­me­nos re­cor­ren­tes são as­sus­ta­do­ra­men­te avas­sa­la­do­res.  As­sim, es­ta pu­bli­ca­ção vi­sa des­ta­car, que pa­ra a efe­ti­va pre­ven­ção dos fe­nô­me­nos na­tu­ra­is, as leis da Na­tu­re­za de­vem ser fun­dal­men­ta­men­te res­pei­ta­das; ou se­ja, es­tes fe­nô­me­nos de­vem ser ca­bal­men­te e in­te­gral­men­te bem co­nhe­ci­dos quan­to à sua ocor­rên­cia, me­ca­nis­mos e me­di­das de pre­ven­ção.

O Bra­sil é atu­al­men­te o sex­to pa­ís do mun­do que mais so­fre com ca­tás­tro­fes cli­má­ti­cas, se­gun­do a Or­ga­ni­za­ção das Na­çôes Uni­das (ONU). Em­bo­ra a se­ca se­ja o de­sas­tre na­tu­ral mais co­mum por aqui, as inun­da­ções são as mais de­vas­ta­do­ras, por que ge­ral­men­te vem acom­pa­nha­das por des­li­za­men­tos de ter­ra, en­xur­ra­das e ven­da­vais.  A pre­ven­ção de de­sas­tres ain­da é um gar­ga­lo no Bra­sil, mas o pa­ís vem avan­çan­do pro­gres­si­va­men­te.  Ho­je so­men­te 10% dos Mu­ni­cí­pios pos­su­em Pla­no de De­fe­sa Ci­vil. A pre­ven­ção le­va em con­si­de­ra­ção a re­cor­rên­cia dos de­sas­tres e a ocu­pa­ção in­de­vi­da de lo­ca­is de ris­co; o pi­or pro­ble­ma de to­dos.  Os de­sas­tres não são no­vos, acon­te­ce­ram no pas­sa­do, es­tão acon­te­cen­do no pre­sen­te e vão acon­te­cer no fu­tu­ro. Ho­je as tra­gé­di­as são mai­o­res por­que uma chu­va mui­to in­ten­sa vai atin­gir áre­as que ja­mais de­ve­ri­am ser ocu­pa­das pe­la po­pu­la­ção.

O vi­és da pre­ven­ção é im­pres­cin­dí­vel por que a ten­dên­cia é que as ca­tás­tro­fes am­bien­tais au­men­tem da­qui pra fren­te.   O Aque­ci­men­to Glo­bal po­dem em mui­to au­men­tar ca­tas­tro­fi­ca­men­te o “El Ni­no”. Qua­se to­dos os mo­de­los es­tu­da­dos con­ver­gem pa­ra o au­men­to de tem­pe­ra­tu­ra, o que vai cau­sar o au­men­to da eva­po­ra­ção da água; e con­se­quen­te­men­te apon­tam pa­ra o au­men­to de pre­ci­pi­ta­ção (chu­vas). Se a gen­te já tem vis­to es­ses de­sas­tres com as chu­vas que es­tão ocor­ren­do ho­je, ima­gi­na se hou­ve au­men­to da Pre­ci­pi­ta­ção? No gran­de aci­den­te ocor­ri­do em Pe­tró­po­lis (RJ) em 1988 que re­sul­tou em 171 mor­tes, ve­ri­fi­ca­ram-se que mais de 90% dos es­cor­re­ga­men­tos fo­ram in­du­zi­dos pe­la ocu­pa­ção de­sor­de­na­da das en­cos­tas do mu­ni­cí­pio. Co­mo vis­to an­te­rior­men­te, o cres­ci­men­to da ocu­pa­ção de­sor­de­na­da em áre­as de en­cos­tas tem le­va­do a um pro­gres­si­vo au­men­to no nú­me­ro de aci­den­tes as­so­cia­dos a es­cor­re­ga­men­tos, mui­tas ve­zes mos­tran­do con­se­quên­cias de  di­men­sões ca­tas­tró­fi­cas.  Evi­tar que es­tes pro­ces­sos ocor­ram, fo­ge da ca­pa­ci­da­de hu­ma­na; no en­tan­to, se fo­rem ado­ta­das me­di­das pre­ven­ti­vas ade­qua­das, seus da­nos am­bien­tais e hu­ma­nos po­dem ser evi­ta­dos ou áte mi­ni­mi­za­dos.

Usu­al­men­te as me­di­das pre­ven­ti­vas são agru­pa­das em dois ti­pos: es­tru­tu­ra­is e não es­tru­tu­ra­is.  As me­di­das es­tru­tu­ra­is en­vol­vem obras de en­ge­nha­ria; em ge­ral de al­to cus­to, tais co­mo obras de con­ten­ção de ta­lu­des, im­plan­ta­ção de sis­te­mas de dre­na­gem e reur­ba­ni­za­ção de áre­as, den­tre ou­tras; quan­to às me­di­das não es­tru­tu­ra­is, es­tas se re­fe­rem às ações de po­lí­ti­cas pú­bli­cas vol­ta­das ao Pla­ne­ja­men­to do Uso do So­lo e ao ge­ren­ci­a­men­to efe­ti­vo tais, co­mo o Zo­ne­a­men­to Ge­o­am­bien­tal, Pla­nos Pre­ven­ti­vos da De­fe­sa Ci­vil e Edu­ca­ção Am­bien­tal. En­tre­tan­to, além des­tas de­vem se ob­ser­va­do ou­tras me­di­das ne­ces­sá­rias que po­dem ser ado­ta­das, tan­to pe­los mo­ra­do­res, quan­to pe­las equi­pes da De­fe­sa Ci­vil, bas­ta as au­to­ri­da­des com­pe­ten­tes usa­rem do bom sen­so e se adap­ta­rem téc­ni­ca e es­tru­tu­ral­men­te pa­ra tal.   O Es­ta­do de Go­i­ás não fo­ge à re­gra. Di­ver­sas ocor­rên­cias tor­ren­ci­ais com con­se­quên­cias fa­tais são vi­su­a­li­za­das nes­te fa­tí­di­co pe­rí­o­do no de­cor­rer de to­do o es­ta­do.  Nos­sas au­to­ri­da­des Mu­ni­ci­pa­is e Es­ta­du­ais es­tão pre­pa­ra­das pa­ra su­por­tar con­se­quên­cias tão ne­fas­tas e re­cor­ren­tes? Acho que não!!

(Jo­ão Jo­sé de Sou­sa Jr. Ge­ó­lo­go da Ama­zô­nia , Co­men­da­dor do Ara­gu­aia, Ar­ti­cu­lis­ta e Cro­nis­ta Vo­lun­tá­rio do Di­á­rio da Ma­nhã; E - mail: jjsjcon­sul­to­ria@hot­mail.com.  Zap.99226-1789)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias