Home / Opinião

OPINIÃO

Fila de Papai Noel

“Odei­as-me? En­tra na fi­la.”

Kurt Co­bain

As pes­so­as pro­du­ti­vas, as qua­is mais pre­ci­sam do seu tem­po de vi­da útil, tra­ba­lhan­do e pro­du­zin­do, são as mais per­de­do­ras de tem­po por mé­to­dos obri­ga­to­ri­a­men­te abu­si­vos, to­lhen­do-lhes a flui­dez: fi­las úni­cas. En­ten­do, nes­se con­tex­to, so­bre os pri­vi­le­gi­a­dos co­mo sen­do tam­bém dis­cri­mi­na­dos. Pas­sam-se ou­tros "pri­vi­le­gi­a­dos" na fren­te de qual­quer um sol­tei­ro com uma apa­rên­cia des­can­sa­da: Mu­lhe­res grá­vi­das, ve­lhos, cri­an­ças no co­lo, por­ta­dor de ne­ces­si­da­des es­pe­ci­ais to­mam seu lu­gar (es­tou su­ge­rin­do a fi­la per­so­na­li­za­da, es­co­an­do ra­pi­da­men­te e que, em no­me da mi­se­ri­cór­dia,  nin­guém se­ja o em­pe­ci­lho do ou­tro).

Re­cla­mam-se mui­to das fi­las in­ter­mi­ná­veis, mas ja­mais se in­ven­tou na­da me­lhor pa­ra a ale­gria do po­bre. O ní­vel so­ci­al es­tá no com­por­ta­men­to da fi­la,  tem gen­te tão vi­ci­a­da que não po­de ver uma fi­la, lo­go se pos­ta ali, até mes­mo sem sa­ber a fi­na­li­da­de de­la. No fi­nal de uma fi­la, qual­quer coi­sa é lu­cro, pois se al­guém se sub­me­te a ela, tem mui­to tem­po a in­ves­tir, ou me­lhor, de for­ma al­gu­ma va­lo­ri­za seu tem­po. Em al­guns ca­sos, tor­nou-se um em­pre­go se­gu­rar lu­gar na fi­la, sen­do ela com a fi­na­li­da­de que for. E há sem­pre quem pa­gue bem!

A fi­la que mais me im­pres­sio­nou foi em fren­te a uma lo­ja, nes­se Na­tal, era uma fi­la de can­di­da­tos a Pa­pai No­el, nem as cri­an­ças acre­di­tam mais nes­sa his­tó­ria con­fu­sa, di­ga-se de pas­sa­gem. Mas, exis­tia ali uma fi­la pe­so-pe­sa­do. A es­co­lha de Rei Mo­mo tam­bém é as­sim. Is­so é Bra­sil de Ja­nei­ro a De­zem­bro, uma far­ra só. E eu de lon­ge nun­ca ga­nho um ovi­nho de cho­co­la­te pa­ra co­me­mo­rar a Pás­coa já des­ti­tu­í­da de sig­ni­fi­ca­do, tam­bém nem gos­to de fi­la! Ali­ás, dos mo­ti­vos das fi­las in­ter­mi­ná­veis, só gos­to do fe­ri­a­do pro­lon­ga­do. Um atrás do ou­tro, em for­ma de fi­la!

(Clau­de­ci Fer­rei­ra de An­dra­de, pós-gra­du­a­do em Lín­gua Por­tu­gue­sa, Li­cen­cia­do em Le­tras, Ba­cha­rel em Te­o­lo­gia, pro­fes­sor de fi­lo­so­fia, gra­má­ti­ca e re­da­ção em Se­na­dor Ca­ne­do, fun­cio­ná­rio pú­bli­co)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias