Home / Opinião

OPINIÃO

Laços imperecíveis do Espírito

Re­co­nhe­cen­do o va­lor ines­ti­má­vel do nú­cleo fa­mi­liar,  a Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das ins­ti­tu­iu o Ano In­ter­na­ci­o­nal da Fa­mí­lia em seu Ca­len­dá­rio Ofi­ci­al, ain­da em 1994, cu­jo le­ma foi: “Cons­tru­ir a pe­que­na de­mo­cra­cia no co­ra­ção da so­ci­e­da­de “.

O va­lor da fa­mí­lia, no mun­do con­tem­po­râ­neo, é con­quis­ta no­bre no pro­ces­so an­tro­po­ló­gi­co- so­ci­o­ló­gi­co.  Fa­mí­lia é ins­ti­tu­i­ção que re­mon­ta às ori­gens da hu­ma­ni­da­de. Va­rou os mi­lê­ni­os pre­ser­van­do seus va­lo­res es­sen­ci­ais.

Atra­vés dos tem­pos ela se man­te­ve.  Ini­ma­gi­ná­veis ex­pe­ri­ên­cias le­vam-na a pre­ser­var seu di­rei­to de exis­tir.

O ho­mem é um ser gre­gá­rio, mo­vi­do pe­lo ins­tin­to de con­ser­va­ção, des­de épo­cas pri­me­vas. Sem­pre sen­tiu e sen­te, na mai­or par­te das ve­zes, a ne­ces­si­da­de de vi­ver em co­mum, co­mo for­ma fa­ci­li­ta­do­ra de ven­cer os de­sa­fi­os que lhe são exi­gi­dos pa­ra so­bre­vi­ver.

De uma for­ma ou de ou­tra os ajun­ta­men­tos so­ci­ais mol­dam os va­lo­res cul­tu­ra­is. Is­so con­fir­ma o que já se sa­be: o ho­mem não é uma ilha.  Aos tran­cos e bar­ran­cos se­gue, em seus nú­cle­os, na con­quis­ta do pro­gres­so in­te­lec­to mo­ral.

Em­bo­ra o es­ta­do de na­tu­re­za se­ja o da uni­ão li­vre e for­tui­ta dos se­xos, a mo­no­ga­mia cons­ti­tu­iu um dos pri­mei­ros atos de pro­gres­so nas so­ci­e­da­des hu­ma­nas, por­que es­ta­be­le­ceu a so­li­da­ri­e­da­de fra­ter­na.  É o que se ob­ser­va en­tre to­dos os po­vos, ain­da que em di­fe­ren­tes con­di­ções.

Man­ten­do-se o ho­mem em es­ta­do de po­li­ga­mia, es­ta­ria em ní­vel abai­xo do de cer­tos ani­mais que lhe dão o exem­plo de uni­ões cons­tan­tes, con­for­me re­gis­tra O li­vro dos Es­pí­ri­tos – Al­lan Kar­dec, FEB Edi­to­ra, nas ques­tões 700 e 701.

Atra­vés dos tem­pos os pe­que­nos nú­cle­os fa­mi­lia­res,  com o au­men­to da po­pu­la­ção, che­ga­ram ao ca­sa­men­to,  que é um pro­gres­so na mar­cha da hu­ma­ni­da­de.  A su­per­vi­são es­pi­ri­tual su­pe­ri­or, na re­fe­ri­da obra, de­fi­ne:  “Os la­ços so­ci­ais são ne­ces­sá­rios ao pro­gres­so e os la­ços de fa­mí­lia tor­nam mais aper­ta­dos es­ses la­ços so­ci­ais.”

Con­clui-se que os la­ços de fa­mí­lia são uma lei da Na­tu­re­za. Lei que pre­co­ni­za aos ho­mens a fra­ter­ni­da­de que os le­va a ama­rem-se co­mo ir­mãos.

A fa­mí­lia é pa­ra a so­ci­e­da­de o que a cé­lu­la é pa­ra o or­ga­nis­mo:  man­tém sua in­di­vi­dua­li­da­de e au­to­no­mia; in­te­ra­ge uma com a ou­tra em cons­tan­te in­ter­de­pen­dên­cia.

De­cla­ra o Evan­ge­lho Se­gun­do o Es­pi­ri­tis­mo, no ca­pí­tu­lo XIV que há du­as es­pé­ci­es de fa­mí­lia: as fa­mí­lias pe­los la­ços do Es­pí­ri­to e as fa­mí­lias pe­los la­ços cor­pó­re­os.

Nes­ses la­ços reú­nem-se to­dos aque­les que se com­pro­me­te­ram no Além, a de­sen­vol­ver na Ter­ra uma ta­re­fa cons­tru­ti­va de fra­ter­ni­da­de re­al e de­fi­ni­ti­va.

A mis­são da fa­mí­lia tran­scen­de os va­lo­res ma­te­ri­ais res­tri­tos ao de­sen­vol­vi­men­to eco­nô­mi­co e cul­tu­ral. Sua mis­são é es­trei­tar os la­ços atra­vés da re­en­car­na­ção, que é o fil­tro pe­lo qual os Es­pí­ri­tos se apri­mo­ram , pro­gri­dem, pro­por­ci­o­nan­do a de­pu­ra­ção gra­du­al da so­ci­e­da­de. É no lar que se mol­dam os ca­rac­te­res atra­vés da co­ne­xão da re­de fa­mí­liar.

Em­bo­ra ocor­ra nas for­ma­ções fa­mi­lia­res a re­u­ni­ão dos ódi­os e das per­se­gui­ções do pre­té­ri­to ob­scu­ro, a fi­na­li­da­de é uma só:  trans­fun­dir em so­li­da­ri­e­da­de fra­ter­nal os ajus­tes das di­fe­ren­ças com vis­tas ao fu­tu­ro.

O que pre­pon­de­ra nes­se ins­ti­tu­to di­vi­no são os elos do amor, fun­di­dos nas ex­pe­ri­ên­cias de ou­tras eras.

O ben­fei­tor es­pi­ri­tual Em­ma­nu­el, no li­vro O Con­so­la­dor, pe­la psi­co­gra­fia de Fran­cis­co Cân­di­do Xa­vi­er, te­ce co­men­tá­rios elu­ci­da­ti­vos quan­to aos ob­je­ti­vos dos nú­cle­os fa­mi­lia­res, na or­ga­ni­za­ção pla­ne­tá­ria.

In­for­ma- nos ele so­bre as fun­ções da fa­mí­lia:  “É nas di­fi­cul­da­des pro­va­das em co­mum, nas do­res e nas ex­pe­ri­ên­cias re­ce­bi­das na mes­ma es­tra­da de evo­lu­ção re­den­to­ra, que se ol­vi­dam as amar­gu­ras do pas­sa­do lon­gín­quo, trans­for­man­do-se to­dos os sen­ti­men­tos in­fe­rio­res em ex­pres­sões re­ge­ne­ra­das e san­ti­fi­can­tes.

“Pu­ri­fi­ca­das as afei­ções aci­ma dos la­ços de san­gue, o sa­gra­do ins­ti­tu­to da fa­mí­lia se per­pe­tua no in­fi­ni­to, atra­vés dos la­ços im­pe­re­cí­veis do Es­pí­ri­to”.

(El­zi Nas­ci­men­to – psi­có­lo­ga clí­ni­ca e es­cri­to­ra / El­zi­ta Me­lo Quin­ta  -  pe­da­go­ga – es­pe­cia­lis­ta em Edu­ca­ção e es­cri­to­ra. São res­pon­sá­veis pe­lo Blog Es­pí­ri­ta: lu­zes­do­con­so­la­dor.com. Elas es­cre­vem no DM às sex­tas-fei­ras e aos do­min­gos. E-mail: iop­ta@iop­ta.com.br (062) 3251 8867)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias