Home / Opinião

OPINIÃO

Manuel Vitória, o Bonsucesso, o Morro de Santo Antônio e Senador Canedo

A re­gi­ão de­no­mi­na­da Bon­su­ces­so, ho­je in­te­gra­da à ci­da­de de Se­na­dor Ca­ne­do, com seu be­lo mor­ro de San­to An­to­nio, com os se­to­res Par­que Al­vo­ra­da e Mo­ra­da do Mor­ro, foi, em di­as do sé­cu­lo XIX e pri­mei­ros quar­té­is do sé­cu­lo XX, in­te­gra­da à di­vi­sa en­tre as ci­da­des de Su­çu­a­pa­ra e Cam­pi­ni­nha das Flo­res de Goyaz, re­gi­ão de gran­de be­le­za na­tu­ral, com cór­re­gos pis­co­sos; den­tre eles o Bon­su­ces­so e o Bu­ri­ti Se­re­no, além de be­lo pa­no­ra­ma de ma­tas na­ti­vas e cam­pos co­ber­tos de pe­que­nas flo­res e a be­la Ser­ra da Ca­nas­tra; os mor­ros Pe­la­do e Ser­ri­nha; era es­tra­da de quem se­guia da ve­lha ca­pi­tal da Pro­vín­cia, pa­ra San­ta Cruz de Goyaz, ca­mi­nho per­cor­ri­do por mui­tos vi­a­jan­tes que des­cre­ve­ram es­se lo­cal, com su­as di­fi­cul­da­des pró­pri­as da épo­ca.

Ali, tam­bém, era a fa­zen­da “Var­gem Gran­de” do ri­co Co­ro­nel Jo­sé de Araú­jo Mel­lo, so­gro do pres­ti­gi­a­do Se­na­dor An­to­nio Ama­ro da Sil­va Ca­ne­do, que deu se­quên­cia à li­de­ran­ça so­ci­al e po­lí­ti­ca da lo­ca­li­da­de; se­guin­do de seu des­cen­den­te, An­to­nio Ca­ne­do que, in­clu­si­ve, se­gun­do de­poi­men­to das Vi­cen­ti­nas em Go­i­ás, foi o ven­de­dor das ter­ras pa­ra se fun­dar em nos­so Es­ta­do, em 1940, a “Co­lô­nia San­ta Mar­ta”.

So­bre a Co­lô­nia San­ta Mar­ta, ho­je Hos­pi­tal de Der­ma­to­lo­gia Sa­ni­tá­ria (HDS) é im­por­tan­te fri­sar que, no en­tão ter­re­no do­a­do por An­to­nio Ca­ne­do, o In­ter­ven­tor Pe­dro Lu­do­vi­co Tei­xei­ra ini­ciou, em 1941, a cons­tru­ção dos pri­mei­ros pa­vi­lhões pa­ra os in­ter­nos e as de­pen­dên­cias on­de fun­cio­na­riam o dis­pen­sá­rio e a in­ter­na­ção dos vá­rios han­se­nia­nos que che­ga­vam de mui­tas re­gi­ões do Es­ta­do.

De­ve ser lem­bra­do o ab­ne­ga­do tra­ba­lho do Dr. Ro­do­va­lho Men­des, Má­rio Por­to, Pe. Ro­dol­fo Tel­mann e as ir­mãs de Ca­ri­da­de Ir­mã Lui­za Ven­tu­ra, Ir­mã Lu­zia Dor­nel­les, Ir­mã Mar­ga­ri­da Du­ar­te, Ir­mã Ma­ria Jo­sé de Oli­vei­ra Guer­ra e Ir­mã Olin­da Mou­rão, ar­re­gi­men­ta­das pe­la Ir­mã Ma­rie An­to­i­net­te Blan­chot. Pa­ra se ter uma ideia do avan­ço da Co­lô­nia San­ta Mar­ta, na­que­la épo­ca, che­gou a ter 514 han­se­nia­nos em tra­ta­men­to. A Co­lô­nia San­ta Mar­ta me­re­ce, aqui, o re­gis­tro de sua im­por­tân­cia pa­ra a re­gi­ão do Bon­su­ces­so e pa­ra o tris­te des­ti­no da­que­les que fi­ca­vam re­clu­sos do con­ví­vio com a fa­mí­lia.

A par­tir de 1909, com a pe­ne­tra­ção da Es­tra­da de Fer­ro em Go­i­ás, acon­te­ce um gran­de sur­to de de­sen­vol­vi­men­to e pro­gres­so na­que­la re­gi­ão. Mui­tos anos fo­ram ne­ces­sá­rios pa­ra que a es­tra­da vi­es­se por Cu­ma­ri, Anhan­gue­ra, Ipa­me­ri, Pi­res do Rio, Sil­vâ­nia, Le­o­pol­do de Bu­lhões. Era o fi­nal dos anos de 1930, quan­do, pró­xi­mo ao Bon­su­ces­so, sur­ge o lu­ga­re­jo que ti­nha a de­no­mi­na­ção de Es­pla­na­da e de­pois São Se­bas­ti­ão. Ali, era a úl­ti­ma es­ta­ção an­tes de Go­i­â­nia que sur­gia em meio às cam­pi­nas, cu­jo ser­vi­ço de ex­ten­são foi re­a­li­za­do pe­lo no­tá­vel en­ge­nhei­ro Cyri­di­ão Fer­rei­ra da Sil­va (1895-1983) pai da re­no­ma­da es­cri­to­ra Dra. Le­na Cas­te­lo Bran­co Fer­rei­ra de Frei­tas. Es­te pro­fis­si­o­nal, a par­tir de 23 de maio de 1949, pas­sou a fa­zer par­te da co­mis­são pa­ra es­tu­dos da cons­tru­ção da Es­ta­ção Fer­ro­vi­á­ria de Go­i­â­nia. So­men­te em 20 de maio de 1950 che­ga a pri­mei­ra lo­co­mo­ti­va da Es­tra­da de Fer­ro Go­i­ás a Go­i­â­nia.

Fa­to in­te­res­san­te e des­co­nhe­ci­do de um mo­do ge­ral é que, na re­gi­ão do Bon­su­ces­so, im­pe­rou tam­bém, des­de os fi­nais do sé­cu­lo XIX a va­len­tia do co­nhe­ci­do “Ma­né Vi­tó­ria”, ri­co fa­zen­dei­ro e man­da­tá­rio que, ao seu tem­po, do­mi­nou es­po­sa e fi­lhos, agre­ga­dos e vi­zi­nhos pe­la sua ma­nei­ra ir­re­ve­ren­te e agres­si­va no tra­to com os ou­tros no seu feu­do, a “Fa­zen­da Bon­su­ces­so” que com­pre­en­dia gran­de ex­ten­são de ter­ras que iam até as nas­cen­tes do cór­re­go Bon­su­ces­so, per­to de Go­i­a­ná­po­lis e vi­zi­nho da fa­zen­da de An­to­nio Ca­ne­do, on­de se ins­ta­la ho­je as gran­des in­dús­tri­as da ci­da­de de Se­na­dor Ca­ne­do, a Co­lô­nia San­ta Mar­ta, o Mor­ro de San­to An­to­nio que ti­nha, in­clu­si­ve, no al­to, uma ca­pe­li­nha ro­ma­nes­ca e evo­ca­ti­va, ho­je ao que se sa­be, de­sa­pa­re­ci­da, ten­do ao seu lo­cal um Cris­to de bra­ços aber­tos aben­ço­an­do o po­vo.

Ma­nu­el Mar­ques dos San­tos, ape­li­da­do de Ma­né Vi­tó­ria, nas­ceu em Be­la Vis­ta de Go­i­ás em 1875, fi­lho de An­to­nio Mar­ques Sa­tur­ni­no e Ma­ria dos San­tos Gon­çal­ves. Es­ta­be­le­ceu-se, des­de ce­do, co­mo ne­go­ci­an­te de ga­do e co­mis­sá­rio, com­pran­do ter­ras na re­gi­ão do Bon­su­ces­so, até en­tão, ca­mi­nho de quem se­guia com des­ti­no à ve­lha ca­pi­tal do Es­ta­do, Ci­da­de de Go­i­ás. Cas­ou-se em 1896 com An­na Emydia dos San­tos (Si­nha­na), com quem te­ve 14 fi­lhos, to­dos cri­a­dos na re­gi­ão do Bon­su­ces­so.

Com sua fa­zen­da já de gran­de por­te pe­la quan­ti­da­de de ga­do, agre­ga­dos, re­ti­ros e tra­ba­lho; os­ten­ta­va tí­tu­lo de ho­mem res­pei­ta­do e aca­ta­do, in­clu­si­ve pe­la tru­cu­lên­cia com que tra­ta­va seus pe­ões e a pró­pria fa­mí­lia. Eram os seus fi­lhos, a mai­o­ria mu­lhe­res, pa­ra o seu de­sa­gra­do: Ho­nes­ti­na, Be­ne­di­ta, Ma­ria, Bel­lar­mi­na, Isa­bel, Ge­ral­da, Ade­li­na, Ida­li­na, Ri­ta, Se­bas­ti­ão, Olím­pio, Di­mas, Jo­sé e Jo­ão, no­ve mu­lhe­res e cin­co ho­mens!

Den­tre as pes­qui­sas que re­a­li­za­mos, des­ta­ca-se que sua fi­lha Ho­nes­ti­na Mar­ques dos San­tos nas­ceu em 1897 (re­ce­beu es­se no­me por cau­sa de seu com­pa­dre Ho­nes­ti­no Gui­ma­rã­es) e em 26 de ju­nho de 1928 cas­ou-se com Jo­ão dos Reis e Sil­va, prós­pe­ro fa­zen­dei­ro em Bar­ro Pre­to. Es­se ca­sa­men­to ocor­reu na Ma­triz de Cam­pi­nas.

Ade­li­na Mar­ques dos San­tos cas­ou-se em 11 de ou­tu­bro de 1930 em Cam­pi­nas com Pe­dro Fe­li­cís­si­mo de Car­va­lho, na­tu­ral de Su­çu­a­pa­ra, fi­lho de Mi­guel Car­va­lho e Ma­ria Ja­cob Mi­guel. O pa­dri­nho do ca­sa­men­to foi Li­car­di­no de Oli­vei­ra Ney. Pas­sou a re­si­dir em Be­la Vis­ta de Go­i­ás.

Isa­bel Mar­ques dos San­tos cas­ou-se em 29 de maio de 1933 na pa­ró­quia de Cam­pi­nas com Ma­no­el An­to­nio de Car­va­lho e pas­sou a re­si­dir em Be­la Vis­ta de Go­i­ás.

Ida­li­na Mar­ques dos San­tos cas­ou-se em Cam­pi­nas em 15 de abril de 1934 com Gal­di­no Di­as da Sil­va, fi­lho de Jo­a­quim Di­as da Sil­va e Ma­ria Be­ne­di­ta Ar­ri­ba, na­tu­ra­is do Bon­su­ces­so. O ca­sa­men­to foi ofi­ci­a­do pe­lo pa­dre Pe­lá­gio Sa­u­ter.

Bel­lar­mi­na Mar­ques dos San­tos cas­ou-se em Cam­pi­nas em 13 de fe­ve­rei­ro de 1926 com Ca­mil­lo Gon­çal­ves de Al­mei­da, na­tu­ral de Be­la Vis­ta de Go­i­ás, fi­lho de Jo­sé Gon­çal­ves de Al­mei­da e Te­re­za Fer­rei­ra de Araú­jo. Vi­ú­va, com dois fi­lhos, cas­ou-se em se­gun­das núp­cias com Be­ne­di­to Pe­rei­ra Gon­çal­ves, tam­bém na­tu­ral do Bon­su­ces­so, fi­lho de Fran­cis­co Pe­rei­ra Gon­çal­ves e Ma­ria Lui­za de Mel­lo. Des­se ca­sa­men­to, Bel­lar­mi­na te­ve mais três fi­lhos. Am­bos fa­le­ce­ram ain­da jo­vens, dei­xan­do to­dos os fi­lhos na or­fan­da­de.

Sua es­po­sa An­na Emydia dos San­tos (Si­nha­na) fa­le­ceu em dia de fes­ta e mu­ti­rão na Fa­zen­da Bon­su­ces­so em 1931, dei­xan­do os seus 14 fi­lhos ór­fã­os e sob o co­man­do tru­cu­len­to do pai.

Pro­va da bar­ba­ri­da­de das ações de Ma­no­el Mar­ques dos San­tos ocor­reu quan­do sua fi­lha Be­ne­di­ta Mar­ques dos San­tos de­ci­diu pe­lo ca­sa­men­to aos 16 anos de ida­de, em 1914, mes­mo con­tra a von­ta­de do pai. Au­da­cio­sa, ela fu­giu com o noi­vo nu­ma noi­te de chu­va, bus­can­do abri­go na Fa­zen­da Cri­méia, em Cam­pi­ni­nha das Flo­res, de seu pa­dri­nho Fran­cis­co Al­ves de Araú­jo, que se en­con­tra­va do­en­te, as­sis­ti­do pe­los fa­mi­lia­res Otá­vio Ta­va­res de Mo­ra­es, Ma­ria Al­ves de Mel­lo, Uri­as Al­ves de Ma­ga­lhã­es, Cân­di­da Ta­va­res de Mo­ra­es e Ma­ria Al­ves de Ma­ga­lhã­es. Ali o ca­sal se re­fu­giou uma noi­te.

Ma­nu­el Mar­ques dos San­tos con­tra­tou um pis­to­lei­ro que se­guiu o ras­tro do ca­sal fu­gi­ti­vo. De­pois que eles dei­xa­ram a Fa­zen­da Cri­méia, se­guiu pe­la es­tra­da an­ti­ga que da­va ca­mi­nho à Fa­zen­da Ca­vei­ra, de Jo­a­quim Lú­cio Ta­va­res e iria de­sem­bo­car no en­tão dis­tri­to de Trin­da­de; fo­ram as­sas­si­na­dos com vá­rios ti­ros e seus cor­pos ati­ra­dos num bu­ri­ti­zal que ha­via, e ho­je es­tá o Ter­mi­nal Ro­do­vi­á­rio de Go­i­â­nia. No lo­cal on­de o san­gue ino­cen­te foi der­ra­ma­do plan­tou-se du­as pe­que­nas cru­zes que, por anos, eram vis­tas pe­los car­rei­ros e tro­pei­ros que cor­ta­vam es­ses ser­tões lon­gín­quos.

Qua­se 20 anos de­pois, em 1933, es­se lo­cal já fa­ria par­te das ter­ras em que se­ri­am cons­tru­í­das as pri­mei­ras ca­sas da no­va ca­pi­tal de Go­i­ás, ven­di­das por her­dei­ros de Fran­cis­co Al­ves de Araú­jo ao Go­ver­no de Go­i­ás, atra­vés do Dr. Heil­tor de Mo­ra­es Fleury, con­for­me cons­tam no li­vro Co­mo nas­ceu Go­i­â­nia, de Ofé­lia Só­cra­tes do Nas­ci­men­to Mon­tei­ro, pu­bli­ca­do em 1938.

Com es­se cri­me bár­ba­ro que fi­cou im­pu­ne, hou­ve gran­de re­vol­ta dos fi­lhos de Ma­nu­el Mar­ques dos San­tos. A gran­de mai­o­ria aban­do­nou o lar, hou­ve a di­vi­são das ter­ras da Fa­zen­da Bon­su­ces­so e o gran­de e im­pla­cá­vel ho­mem de te­res e ha­ve­res, fin­dou seus di­as so­zi­nho e aban­do­na­do, com mais de 90 anos, vi­ven­do à cus­ta da ca­ri­da­de pú­bli­ca, num pe­que­no bar­ra­co que ga­nhou pa­ra mo­rar no mu­ni­cí­pio de Ipo­rá.

Era o fim do te­mi­do Co­ro­nel Ma­nu­el Mar­ques dos San­tos, Ma­nu­el Vi­tó­ria, do Bon­su­ces­so, da an­ti­ga Su­çu­a­pa­ra dos úl­ti­mos anos do sé­cu­lo XIX e pri­mei­ros anos do Sé­cu­lo XX.

Ho­je to­do es­se mun­do é Se­na­dor Ca­ne­do... com no­vas his­tó­ri­as, in­fe­li­zes ou fe­li­zes, do imen­so fa­dá­rio hu­ma­no!

Tí­tu­lo de Elei­to­ral de Ge­ral­da Al­ves de Ma­ga­lhã­es, afi­lha­da de Be­ne­di­ta Mar­ques, do Bon­su­ces­so, e que ti­nha um ano de ida­de quan­do sua ma­dri­nha per­noi­tou em sua ca­sa na

(Ben­to Al­ves Araú­jo Jayme Fleury Cu­ra­do, gra­du­a­do em Le­tras e Lin­guís­ti­ca pe­la UFG, es­pe­cia­lis­ta em Li­te­ra­tu­ra pe­la UFG, mes­tre em Li­te­ra­tu­ra pe­la UFG, mes­tre em Ge­o­gra­fia pe­la UFG. Dou­tor em Ge­o­gra­fia pe­la UFG, pós-dou­to­ran­do em Ge­o­gra­fia pe­la USP, pro­fes­sor, po­e­ta – ben­to­fleury@hot­mail.com)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias