Home / Opinião

OPINIÃO

Fé e ciência

Eu pus-me a estudar diversos ramos científicos sobre o mecanismo da fé cega. A fé é aquele processo mental e psíquico em que a pessoa que professa esse sentimento admite um fato como plausível, certo e verdadeiro. O exemplo mais consensual é a fé em Deus. É o exemplo mais consistente e convincente do processo da fé. Nunca vimos Deus e nele cremos cegamente. Isto é, sem admitir contestação. Bom se torna que expliquemos a diferencia entre fé e Ciência.

No caso da fé a pessoa admite um fato como verídico simplesmente por uma informação, uma retórica, um discurso bem elaborado, uma interpretação de mensagem sagrada. Na história da filosofia houve uma corrente ou ramo filosófico de pensadores especializados em convencer as pessoas da realidade ou existência de alguma coisa. Foram os filósofos sofistas. Há quem afirme que eles foram especializados na arte de mentir, do convencimento, quase na arte da mágica das palavras. Eles foram também considerados como os primeiros advogados.

Não se quer afirmar aqui que os advogados são mentirosos. A mentira não é exclusividade de advogados. Todos mentem. O mal da mentira está na sua natureza e nos seus efeitos. Há aquele ditado originado do nazismo de que uma mentira repetida 100 vezes vira verdade. Existe alguma mentira honesta, quase santa e lícita, aquela onde ela resulta em algo positivo, para alguém, sem danos ou menosprezo a terceiros.

Como referido, o processo mental e psíquico da fé cega foi vastamente estudado por vários braços científicos como a psicologia cognitiva e as neurociências. Outros pesquisadores também debruçaram na compreensão do fenômeno, nessa tendência comportamental e convicção das pessoas, tendo como certas e verdadeiras “as ideologias, “as afirmações e preleções de certos líderes populistas, tidos e havidos como profetas, salvadores, heróis e Messias.

Muitos são os tipos tupiniquins classificados como tais, a América Latina tem uma extensa história de líderes carismáticos, populistas, com uma aptidão especial para o exercício absoluto do poder. Para tanto basta um passeio pelos políticos de Argentina, Paraguai, Chile, Bolívia; e não podendo esquecer nosso querido Brasil. Temos uma extensa lista de heróis e vilões, que souberam e sabem burlar, enganar e mentir de forma a parecer expressar a verdade.

Em breves termos: o processo psíquico e mental da fé cega se dá numa fisiologia análoga ao da lavagem cerebral. A questão tem um mecanismo elaborativo e um curso laborativo. Há como que envolvidas, em última análise, questões cientificas, bioquímicas no âmbito das funções neuronais. Duas destas são as molas mestras do processo, como participação da via metabólica da sacarose, o popular açúcar. Na fé cega o cérebro da pessoa portadora deste mecanismo psíquico usa a via metabólica da sacarose, ele é direto, rápido e pouco elaborativo. O ciclo se faz pela simples ingestão de doces, de qualquer formato e processamento.

Já no cérebro das pessoas mais cientificas e racionais, o processo elaborativo e laborativo é mais dispendioso, envolve raciocínio abstrato, pensamento lógico, leitura e estudo dos ensaios científicos e confiança nas exposições dos pesquisadores. Aqui, na aceitação das ciências, há as vias metabólicas e neuronais de trifosfato de adenosina (ATP), fósforo e oxigênio do mais puro e confiável. Todo com ótima visão e transparência!

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias