Home / Economia

ECONOMIA

Feira contribui com recuperação de áreas degradadas

Da Assessoria

Pelo 14º ano seguido, a Tecnoshow Comigo vai contribuir com a recuperação do meio ambiente no Sudoeste goiano. No último dia da feira (17 de abril), no Centro Tecnológico da Comigo, em Rio Verde, a cooperativa vai distribuir aproximadamente 8 mil mudas de árvores nativas do Cerrado aos visitantes, como angico, cedro, ipê, oleiro, ingazeiro e jenipapeiro, dentre outras.

Os cooperados também serão beneficiados pelo projeto. O produtor que tiver alguma área para ser recuperada de até um hectare será cadastrado e ganhará o plantio das mudas, além de assistência técnica por um ano. “De preferência que sejam áreas de nascentes”, observa o engenheiro ambiental da Comigo, Reginaldo Passos.

Ano passado, a Comigo distribuiu 13 mil mudas de árvores nativas da região – 6 mil na feira e 7 mil para os cooperados.

orientações

Se por um lado a cooperativa contribui com a recuperação de áreas degradadas, ela também orienta os produtores sobre as legislações que envolvem o meio ambiente no campo. As palestras no Dia do Meio Ambiente (17 de abril) vão focar, além da preservação do meio ambiente, a produção sustentável e conscientização da sociedade e governos sobre a necessidade de preservar o planeta, o Cadastro Ambiental Rural (CAR), Cotas de Reserva Ambiental (CRA) e o Código Florestal.

O CAR consiste no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das APPs, Reserva Legal (RL) e remanescentes de vegetação nativa, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores da área para diagnóstico ambiental. Além disso, mostra a realidade de cada região, os caminhos para a regularização ambiental e melhor prática da atividade agropecuária.

Dentro da loja da Comigo, na feira, haverá um estande com técnicos das empresas Biofílica e Santiago & Cintra, que ficarão à disposição dos produtores para sanar dúvidas.

Coleta seletiva

Em curso desde 2010, a coleta seletiva será novamente aplicada dentro da Tecnoshow Comigo. Os cestos de lixo serão distribuídos por todo o espaço, mas, principalmente, dentro dos restaurantes e das lanchonetes. Os visitantes e expositores serão alertados sobre a importância da separação do lixo.

Ano passado, a feira gerou um total de 90 toneladas de resíduos, sendo que 18 toneladas foram recicladas. O material foi vendido para uma cooperativa de Rio Verde e o dinheiro apurado revertido em ações sociais dentro da Comigo.

Prêmio

Projeto que enaltece o produtor rural que faz sua parte em busca de uma agricultura responsável, o 8º Prêmio Gestão Ambiental Rural Comigo será entregue no último dia da feira (17), às 10 horas, no Auditório 1. O prêmio envolve todos os municípios onde a cooperativa está instalada, agrupados em quatro regiões. Os vencedores receberão certificados e troféus, em reconhecimento ao trabalho realizado.

Serão premiados os primeiros colocados de cada uma das três categorias do prêmio: categoria A (até 100 hectares); categoria B (de 101 a 500 hectares); categoria C (maior que 500 hectares). Também haverá o ganhador geral, que será escolhido entre os três vencedores acima.

Reconhecida nacionalmente pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Revista Globo Rural, a iniciativa, além de valorizar os esforços dos cooperados (somente eles participam) no desenvolvimento de ações de conservacionistas, visa, ainda, alertar toda a sociedade para a necessidade da preservação do meio ambiente.

O prazo de inscrição no CAR é até 6 de maio de 2015 e, segundo informações, não será prorrogado.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias