Iris: um legado histórico
Diário da Manhã
Publicado em 10 de novembro de 2021 às 12:56 | Atualizado há 3 anos
Por: Zander Fábio
O ex-prefeito, ex-governador e ex-senador de Goiânia, Iris Rezende Machado foi o fio condutor comprometido com a história goiana. Desde Cristianópolis (GO), cidade em que nasceu, nossa ilustre personalidade política trouxe para a capital uma marca cultural que ficará para toda a sociedade como legado. Foi líder estudantil e presidente dos Grêmios Literário Castro Alves da Escola Técnica de Campinas e Colégio Lyceu, em Goiânia.
É imensurável sua importância para a cultura porque foi muito bairrista, prestigiava as apresentações da Orquestra, os grupos de catira e a música goiana. Sempre trouxe o fortalecimento para a Secretaria e a mantinha como laços de uma história que foi se construindo a cada passo.
O líder político estava à frente do seu tempo popularizando suas atuações tendo a aproximação com todos os públicos uma representatividade única. Sua importância ficará registrada em cada goiano que tem em sua história algo para contar sobre Iris e suas diversas marcas deixadas no Estado. Nossa cidade tem muito a agradecer pela vida deste homem público que trabalhou de forma produtiva em todas as áreas para que todos tivessem o melhor. É difícil falar de qualquer local de Goiânia sem citar seu nome, já que contribuiu e muito com a Vila União, Vila Redenção, Vila Mutirão, Cerrado e toda a região Noroeste.
Cada pavimentação da cidade tem sua marca. Seu legado ultrapassa todas as barreiras. É um goiano que simboliza toda a história de nossa cidade. Lamentamos essa perda, que fará falta ao povo goiano, aos nossos familiares que sempre tem algo para relatar de Iris. Sua trajetória profissional continuará como inspiração, engrandecimento e desempenho do nosso Estado. A cultura perde, mas seguirá com seus conselhos em cada conversa, em cada ação e movimento que a suas candidaturas imprimiram.
Vamos homenageá-lo de todas as formas e maneiras possíveis dentro da Secretaria porque nos deixou um importante e grande legado. Lembro-me que não foi somente um político com culturas interioranas. Participou ativamente na criação e inauguração do primeiro Hospital Público Veterinário que leva o nome de sua mãe, Genoveva Rezende Machado, localizado no Setor Balneário Meia Ponte, cujo projeto de lei tem a minha autoria. Aprendi muito, eu enquanto fui vereador, e ele, prefeito, principalmente quando dizia que eu era um jovem predestinado, seria um estadista porque segundo o mesmo, quem cuida de animais, cuida de pessoas. Sua ausência está sendo muito triste para mim porque fará muita falta.
Zander Fábio é Secretário Municipal de Cultura de Goiânia
Leia também:
- Marcelo Falcão, ex-vocalista de O Rappa, faz show em Goiânia
- Zé Felipe se revolta com ataques à filha após aula de futebol: “Tem que levar tapa”
- 25 de Abril – Dia Laranja: Violência Sexual contra Meninas e Mulheres não Pode ser Invisibilizada
- Goiânia abre venda de ingressos para duelo contra o Porto Velho, pela Série D
- Brasil ‘ganha’ mais um município após atualização da lista do IBGE