Home / Opinião

OPINIÃO

Uma homenagem aos produtores de Rádio e TV

Por Zander Fábio

Emoção, música, poesia, futebol e uma constelação de sonhos da cultura popular são transmitidos pelas ondas eletromagnéticas do rádio e da televisão. No dia 08 de dezembro celebramos o trabalho e desempenho dos profissionais produtores que atuam brilhantemente nestes setores. A data visa homenagear quem faz acontecer e proporciona que os lares possam conferir o melhor dos programas de rádio, televisão e mídia digital.

O sucesso deste trabalho começa nos bastidores. Nas aulas de Geografia do ensino fundamental, um dos conteúdos abordados se refere aos meios de comunicação cujos instrumentos nos auxiliam a receber ou transmitir informações. Portanto, são ferramentas ou veículos para oportunizar a comunicação entre indivíduos possibilitando a circulação de informações.

O avanço da tecnologia proporcionou o surgimento de novas ferramentas de comunicação nas últimas décadas. Porém, a essência da comunicação permaneceu porque o homem é um ser social, que vive no espaço geográfico, e necessita se relacionar e comunicar com outros semelhantes. Todo o processo de comunicação nos veículos de comunicação de rádio, televisão e mídias digitais depende do conhecimento do produtor de rádio e tv para adequar a mensagem ao código dentro do seu contexto social.

A grande atuação destes profissionais passa pela criação de conteúdo até à comunicação publicitária. Para chegar ao produto final do material veiculado existem diversas atividades desenvolvidas por eles como: verificação de fatos, confirmação da notícia com fontes, criação, produção, edição, roteiro, programação, direção, animação, finalização de conteúdos audiovisuais etc.

O desenvolvimento das mídias de digitais nas redes sociais está ampliando a atuação destes profissionais que contemporaneamente vai além das áreas atuais. Parabenizo todos os profissionais de produção de conteúdo para Rádio e TV que com seu trabalho pode informar, divertir e proporcionar momentos de fruição cultural para nosso povo.

A Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia está sempre aberta ao diálogo com todos os munícipes e aos profissionais da área para que possamos conversar e construir um momento novo para a cultura local no rádio e programas de televisão de Goiás.

O programa de Gabinete itinerante visa oportunizar o diálogo com todos os segmentos culturais de Goiânia para o munícipe interessado de maneira a facilitar e agilizar as demandas da classe artística e de todos que procuram fazer a cultura acontecer na capital.

Zander Fábio é Secretário Municipal de Cultura de Goiânia.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias