Home / Opinião

OPINIÃO

Cartografia dos saberes e fazeres goianos

O eixo fundamental que sustenta as ações do artesanato da Secretaria de Estado da Retomada é o mapeamento. Este consiste em um estudo social, cultural e econômico, efetuado in loco, com o propósito de identificar características singulares de cada artesão, relacionadas com o meio ambiente e a cultura. Para traçar esse diagnóstico, é necessário conhecer de forma profunda o local, o modo de produção, os recursos, os materiais, as técnicas, a criatividade, a qualidade, a identidade e a função cultural, bem como as formas de divulgação e comercialização do artesanato.

Desse modo, podemos desenvolver uma política pública mais eficaz e flexível, que se adapte às peculiaridades, identifique, respeite e valorize as características culturais e identitárias de cada localidade. Nossos cursos de capacitação e aperfeiçoamento buscam cultivar, resguardar e difundir o saber/fazer tradicional, reconhecendo, nos mestres, nossos tesouros vivos. Este reconhecimento se comprova de forma prática no estímulo constante de ações voltadas a atender cada artesão e artesã de Goiás.

Estão incluídos no mapeamento os cadastros novos e a renovação da carteira do artesão. O reconhecimento, em janeiro de 2021, com a regularização da lei federal nº 13.180, que oficializa a profissão de artesão, tornou possível a contribuição previdenciária e a aposentadoria.

O acordo de cooperação com o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) permite-nos estar sempre atualizados, discutindo e participando com os demais Estados na elaboração da política pública nacional. Participamos também, anualmente, de três feiras nacionais, organizadas pelo PAB.
Outro importante parceiro é o Sebrae. Em conjunto, trabalhamos na execução de projetos e na profissionalização dos artesãos, direcionando esse setor para a autonomia e o empreendedorismo.

O Centro de Referência do Artesanato (Cerart), projeto aprovado com recurso do Fundo Protege, tem a previsão de ser inaugurado ainda este ano. O espaço contará com uma sala de exposição permanente e será um ponto de ensino e aprendizagem do artesanato no Estado.

Este ano, ainda, estão previstas feiras, exposições e eventos em Olhos D´Água, Goiânia e Rio de Janeiro, envolvendo a cadeia produtiva de todo o Estado, e o apoio a diversos outros de iniciativa dos produtores ou entidades representativas do artesanato.

O apoio e a participação em eventos que representam a produção artesanal de Goiás são imprescindíveis para a sua sobrevivência. É importante divulgar nosso artesanato e, sobretudo, ampliar mercados e formas de comercialização.

O Sistema do Artesanato de Goiás (SAG), instituído pela lei estadual n. 20.979, de 30 de março de 2021, orienta nossas ações, ativando um sistema vivaz, e propicia apoio a esse segmento social, tão rico quanto vulnerável. O SAG configura-se como uma engrenagem necessária para o desenvolvimento do artesanato no Estado, desde a produção até a comercialização.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias