Home / Opinião

OPINIÃO

FLAM – Festival Literário do Autor Montes-clarense

Para tornar nossa produção literária mais conhecida, mostrar o quão viva, vibrante e alegre é nossa literatura, para que as escolas adotem nossos livros, para tirar o gesso e arejar nossas entidades, a Academia Montes-clarense de Letras e a Academia Feminina de Letras de Montes Claros firmaram uma parceria e criaram o FLAM - Festival Literário do Autor Montes-clarense. Será no Centro Cultural Hermes de Paula, de 1º a 10 de abril, englobando dois fins de semana com o Dia do Livro em oito de abril. Ficará aberto ao público das 16 às 22 horas.

“Cidade da Arte e da Cultura”, esta é Montes Claros e, seguindo o epíteto criado por Reginauro Silva, não teremos nem feira, nem festa, mas sim um festival. O nome Festival somado à Biblioteca do Autor Montes-clarense Maria das Mercês Paixão Guedes criou uma vitrine, uma grande livraria com destaque à literatura, ao livro e ao autor. Faremos um evento de porte, conquistando público e apoio da imprensa para ganhar visibilidade. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura, Secretaria da Cultura, Secretaria da Educação e dos escritores.

Temos vários livros que, devido à pandemia não tiveram lançamento presencial, ficando nas redes sociais e com o FLAM resolveremos essa lacuna com o lançamento de 22 títulos de 22 autores. Serão dois lançamentos por noite, as 20 e 21 horas sendo que em duas dessas noites teremos três lançamentos para crianças. A maneira do lançamento será uma escolha do autor, que poderá falar de si e do livro, ou escolher alguém para fazê-lo ou usar um formato híbrido. A intenção é interagir com a platéia que terá a metade do tempo disponível para perguntas. O par de livros foi escolhido por sorteio, visão crítica e compatibilidades. Nos dois finais de semana o horário será às 19 horas.

Os autores dos lançamentos de livros apresentaram seus nomes e os nomes dos seus produtos junto às academias organizadoras, enviaram uma taxa à tesouraria por PIX e, por e-mail nome, gênero, resumo do conteúdo, minibiografia, foto pessoal e da capa do livro para feitura de banner e montagem do stand para duas obras, e então farão o preparo pessoal de lançamento.

A nossa lista literária está rica, com avanços tecnológicos e inclusivos – o celular lê o selo no livro e passa a transmitir um vídeo em libras para crianças surdas, por exemplo. Haverá um espaço infantil lúdico, com livros ao alcance da mão, para visitação de escolas e lançamento de seis títulos. Tudo pensado e combinado para as crianças terem atividades guiadas ao ar livre no Parque Sagarana e Praça da Matriz.

A livraria será o ponto alto do evento, com muitos livros. O escritor nascido em Montes Claros ou residente na cidade há pelo menos um ano poderá levar seus livros ao Centro Cultural de 22 a 30 de março em pacotes de dez unidades, assinando um termo que valerá como contrato, comprometendo-se a ser voluntário no FLAM por quatro horas e apresentar o valor do seu livro incluindo 15% para as Academias organizadoras.

O homenageado dessa versão do FLAM será o ilustrador, quadrinista e escritor conhecido internacionalmente e com trabalhos publicados no Brasil, França, Sérvia e Irlanda Marcelo Lelis, nascido em Montes Claros. Fará uma palestra no dia nove de abril, um sábado, às 19 horas, quando falará da sua maneira de criar e lançará seu mais recente livro. A também montes-clarense Marismar Borém, escritora e ilustradora em especial para crianças estará presente ao FLAM, apresentando palestra aos autores e empolgando a petizada.

Para inscrições no e-mail [email protected], atente à agenda de atrações que está sendo montada e que englobará palestras sobre criação, oficinas de literatura criativa, rodas de conversa, mesas redondas de literatura regional, performances com força teatral, parceria virtual, contação de histórias, fios literários, literatura infantil, incentivo à leitura, roteirização – da imagem à palavra.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias