Home / Opinião

OPINIÃO

Paz nas eleições!

Em determinado instante, no extenso pontificado, o Papa João Paulo ll (1920-2005) afirmou com veemência: “a paz, em qualquer ocasião, exige quatro condições essenciais: verdade, justiça, amor e liberdade. Observa-se que a máxima de Karol Wojtyla, santo polonês evidenciado, deve ser lição difundida com intensidade e aprendida integralmente pela sociedade brasileira, especialmente pelos atores políticos candidatos e votantes em geral.

Pois, infelizmente, em tempos de campanhas eleitorais, de batalhas políticas, o que é vastamente desprezada e ferida se chama “paz”, na acepção do termo. Percebe-se, em razão de atual acirramento de ânimos políticos, que mentiras, injustiças, ódios e censuras, serão protagonistas nas eleições gerais de outubro próximo. Panorama político-social que afronta, que ataca fortemente o clima harmônico, solidário e hospitaleiro entre os brasileiros. Isto é, fragilizando o sagrado ar de serenidade, tranquilidade, calmaria e compreensão, entre os entes que vivem e convivem em coletividade, em sociedade, por todos os cantos da federação.

Paz essa, que historicamente caracterizou positivamente a essência do povo brasileiro. A qual, sempre admirada e aplaudida por demasiado número de nações, mundo afora. Em razão desse quadro preocupante, com intuito de defender, preservar e incrementar a cultura de paz entre os brasileiros como um todo, as pessoas, essencialmente o eleitorado, deve repudiar implacavelmente aqueles candidatos inescrupulosos, violentos, autoritários, ditatoriais, preconceituosos, falastrões e mentirosos. Para isso, desprezando-os categoricamente, utilizando desafeição e indiferença durante a campanha eleitoral e votando contra os mesmos, junto às inquestionáveis e confiáveis urnas eletrônicas. Assim, o estado de paz, de serenidade, de compreensão e afeição, entre os brasileiros será assegurado, fortalecido e concretizado a cada novo sufrágio universal.

Enfim, é pertinente sempre reafirmar as sábias palavras produzidas e expressadas pela mente brilhante e coração extraordinário do inesquecível santo São João Paulo ll:”a paz, em qualquer ocasião, exige quatro condições essenciais: verdade, justiça, amor e liberdade.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias