Opinião

25 de janeiro – dia da cidade de São Paulo, do carteiro e da bossa nova

Redação DM

Publicado em 23 de janeiro de 2018 às 21:56 | Atualizado há 7 anos

A mai­or me­tró­po­le da Amé­ri­ca La­ti­na com­ple­ta 464 anos. Quan­tas pes­so­as em bus­ca de tra­ba­lho e no­vos ru­mos na vi­da ela abri­gou! Co­mo é emo­cio­nan­te ver e ou­vir gra­va­ções o mé­di­um Fran­cis­co Cân­di­do Xa­vi­er lem­bran­do do nas­ci­men­to da ci­da­de, na ce­le­bra­ção da so­le­ne mis­sa no Pá­tio do Co­lé­gio! En­vol­vi­do no es­pi­ri­to do men­tor Ema­nu­el—pró­prio fun­da­dor da ur­be, na rou­pa­gem do ilus­tre Pe. Ma­no­el da Nó­bre­ga, em exis­tên­cia an­te­ri­or—, dei­xa tran­spa­re­cer com au­to­ri­da­de de su­as pa­la­vras a au­ten­ti­ci­da­de do no­tá­vel acon­te­ci­men­to de 25 de ja­nei­ro de 1554.

Quão gran­de en­can­ta­men­to nos traz a ma­vi­o­sa me­lo­dia da val­sa “Ra­pa­zi­a­da do Brás”; os ar­ran­jos mu­si­cais dos “De­mô­ni­os da Ga­roa” in­ter­pre­tan­do com­po­si­ções de Ado­ni­ran Bar­bo­sa; o ro­man­tis­mo dos “Tro­va­do­res Ur­ba­nos ”lem­bran­do as se­res­tas ines­que­cí­veis, e os gran­des bai­les ani­ma­dos pe­la big or­ques­tra “Ta­ba­ja­ra “de Se­ve­ri­no Araú­jo, tu­do a nos en­cher de sa­u­da­de dos inol­vi­dá­veis anos dou­ra­dos que não mais vol­tam, mais ain­da po­dem ser re­cor­da­dos, na ci­da­de mi­nei­ra de Po­ços de Cal­das, pe­la  or­ques­tra “Ro­mân­ti­cos de Po­ços” co­man­da­da pe­lo ma­es­tro Mi­guel de Bri­to.

E por fa­lar em mú­si­ca, não se po­de es­que­cer de men­ci­o­nar o mar­can­te es­ti­lo Bos­sa No­va, ago­ra com­ple­tan­do 60 anos de exis­tên­cia, a par­tir da gra­va­ção “Che­ga de Sa­u­da­de”, em 1958, de au­to­ria de Vi­ní­ci­us de Mo­ra­es e Tom Jo­bim. Em ho­me­na­gem ao nas­ci­men­to des­te ge­ni­al mú­si­co (25 de ja­nei­ro de 1927), edi­tou-se, por ini­ci­a­ti­va do ilus­tre de­pu­ta­do Chi­co de Alen­car, a Lei nº 11.926 de 17/04/2009, que con­sa­gra 25 de ja­nei­ro co­mo dia na­ci­o­nal da Bos­sa No­va.

Tom, que te­ria ho­je 91 ja­nei­ros, nos dei­xou, há 23 anos (08/12/94). For­mou com Jo­ão Gil­ber­to e Ro­ber­to Me­nes­cal o trio cri­a­dor des­te be­lo es­ti­lo mu­si­cal que su­pri­me o bor­dão, ou se­ja, re­pe­le a cor­da so­no­ra bai­xa, e, sin­co­pan­do a du­ra­ção da no­ta, pro­duz um mis­to de ti­que-ta­que com te­le­co-te­co nes­sa mu­si­qui­nha har­mo­ni­o­sa e agra­dá­vel, que en­con­tra nos ver­sos de Vi­ní­ci­us de Mo­ra­es a ex­pres­são da ale­gria a con­ta­gi­ar va­ri­a­dos rit­mos, es­pe­ci­al­men­te o sam­ba-can­ção, que, na bos­sa, sai da fos­sa.

Mes­mo quan­do re­tra­tam o la­do tris­te das coi­sas, as com­po­si­ções bos­sa­no­vis­tas apon­tam o ru­mo da su­pe­ra­ção dos ma­les. Po­de-se ver is­so na be­la can­ção “ape­lo” (To­qui­nho e Vi­ní­ci­us), ao mos­trar a ne­ces­si­da­de do per­dão, cu­jo sig­ni­fi­ca­do eti­mo­ló­gi­co não é es­que­ci­men­to, des­li­ga­men­to, e sim, gran­de do­a­ção. Ob­ser­vem al­guns de seus ver­sos: “Ah! meu amor, não vás em­bo­ra. Não, eu te pe­ço não te au­sen­tes, pois a dor que ago­ra sen­tes só se es­que­ce no per­dão. Eu te su­pli­co que não des­trua tan­tas coi­sas que são tu­as, por um mal que já pa­guei”

Mui­tos ou­tros par­ti­ci­pa­ram des­se mo­vi­men­to ar­tís­ti­co, en­tre eles e elas, des­ta­cam-se: Ro­nal­do Bôs­co­li, Ba­den Powell, Jhonny Alf, Eli­ze­te Car­do­so, Sylvi­nha Tel­les(can­to­ra pre­di­le­ta de Tom Jo­bim), Wan­da Sá, Már­cia,  Leny An­dra­de, Ca­e­ta­no Ve­lo­so(es­te tro­cou a bos­sa pe­lo tro­pi­ca­lis­mo), Síl­vio Cé­sar, Joyce, Lu­iz Bon­fá, Mar­cos Val­le, Pau­lo Ser­gio Val­le, Lu­iz Car­los Vi­nhas, Dick Far­ney, To­qui­nho, Clau­de­te So­a­res, Edu Lo­bo, Os­car Cas­tro Ne­ves, Chi­co Frei­tas, Ti­to Ma­di, Lú­cio Al­ves, Car­los Lyra, Ja­ir Ro­dri­gues, Si­mo­nal, Miú­cha, Agos­ti­nho dos San­tos, Ge­ral­do Van­dré, Sér­gio Men­des, Maysa, Ma­ria Be­tâ­nia, Mau­rí­cio Ei­nhorn, trio “Os Ca­ri­o­cas”, “Quar­te­to em Si”, Gal Cos­ta, a gran­de mu­sa Elis Re­gi­na e Na­ra Le­ão, que es­te­ve exi­la­da em Pa­ris, por­que além de re­pór­ter do com­ba­ti­vo jor­nal “Úl­ti­ma ho­ra”, can­ta­va mui­ta mú­si­ca ti­da co­mo con­tes­ta­do­ra do re­gi­me mi­li­tar, so­bre­tu­do o sam­ba “Opi­ni­ão”.

So­bre­tu­do de­pois que Frank Si­na­tra en­can­tou o Tio Sam com a “Ga­ro­ta de Ipa­ne­ma”, co­me­çou a fal­sa his­tó­ria de que a bos­sa se­ria me­ra de­ri­va­ção do jazz ame­ri­ca­no da cos­ta oes­te do Pa­cí­fi­co, quan­do, na ver­da­de, es­te ape­nas pas­sou a in­flu­en­ciá-la, mas ela não dei­xou de ser coi­sa ori­gi­nal­men­te nos­sa.

An­tes de con­clu­ir es­te ar­ti­go, com apre­sen­ta­ção de meu po­e­ma ci­tan­do com­po­si­ções e per­so­na­gens da Bos­sa No­va, dei­xo aqui mi­nha ho­me­na­gem ao car­tei­ro que, ain­da nos atu­ais di­as da mo­der­na co­mu­ni­ca­ção, con­ti­nua a pres­tar re­le­van­tes ser­vi­ços à co­le­ti­vi­da­de, no ár­duo tra­ba­lho de en­tre­ga de cor­res­pon­dên­cias em to­dos os se­to­res ur­ba­nos, en­fren­tan­do sol e chu­va, em ci­ma de bi­ci­cle­tas e, às ve­zes, até mes­mo a pé.

Eis o meu po­e­ma in­ti­tu­la­do a bos­sa é nos­sa, que ten­ta re­tra­tar es­sa coi­sa lin­da, que en­can­ta o Bra­sil e to­do o Mun­do:

Quão su­bli­me, noi­te aden­tro,

uma do­ce voz, so­bre­tu­do fe­mi­ni­na,

ao som de sax, pis­tom com sur­di­na

e su­a­ve re­pi­car de vi­o­lão,

fa­zen­do a bos­sa no­va

no to­que-ta­que do ata­ba­que

e no cho­ca­lhar da ma­ra­ca!

 

em­ba­la-me a ge­ni­al

cri­a­ção de tom Jo­bim,

Jo­ão Gil­ber­to e Me­nes­cal,

os ver­sos de Vi­ni­ci­us de Mo­ra­es

e a sa­u­do­sa Elis Re­gi­na com Ja­ir ro­dri­gues

no ar­ras­tão de dois na bos­sa,

a ro­lar co­mo as águas de mar­ço.

 

de­pois, vis­lum­bro Gal can­tan­do bo­ni­ta

e, meio de­sa­fi­na­do, lhe fa­ço um ape­lo

pa­ra ser mi­nha na­mo­ra­da

e que lin­da na­mo­ra­da po­de­ria ser!

en­tão, lhe da­ria a mão na es­tra­da do sol,

de­cla­ran­do: eu sei que vou te amar.

ah! se to­dos fos­sem igua­is a vo­cê,

por­que só ti­nha que ser com vo­cê

mas pre­ci­so apren­der a ser só,

pa­ra, em pro­fun­da me­di­ta­ção,

con­tem­plar Miú­cha no sam­ba do avi­ão,

pois ela é ca­ri­o­ca e a mo­re­na vai sam­bar

e com ela só dan­ço sam­ba, o sam­ba de ve­rão,

en­quan­to Dick, em Co­pa­ca­ba­na, com es­te seu olhar,

por  uma e ou­tra on­da (wa­ve) sem­pre a sur­gir,

na­mo­ra a prin­ce­si­nha do mar,

sem per­der de vis­ta Maysa con­du­zin­do o bar­qui­nho

e Na­ra Le­ão, es­te bem, bem dis­tan­te da pá­tria,

ou­tra vez a can­tar che­ga de sa­u­da­de, no exí­lio em pa­ris.

 

e o tor­rão bra­si­lei­ro se ex­pan­de lá fo­ra

no vo­zei­rão de Si­na­tra, en­can­tan­do o tio Sam

com a ga­ro­ta de Ipa­ne­ma, sem, no en­tan­to, es­cla­re­cer

que a bos­sa – coi­sa nos­sa- é o pró­prio seio do Bra­sil,

um co­ra­ção a sal­ti­tar no bus­to de su­as lin­das mu­lhe­res,

en­vol­to em des­lum­bres mil

e ja­mais fi­lha do ame­ri­ca­no jazz,

com o qual se afi­na, no en­le­vo que es­te traz

só pa­ra in­flu­en­ciar

e, no di­zer de Car­los Lyra,

o nos­so sam­ba en­tor­tar.

 

(Vi­val­do Jor­ge de Araú­jo, ex-pro­fes­sor de His­tó­ria e Lín­gua Por­tu­gue­sa do Lyceu de Go­i­â­nia, é es­cri­tor e pro­cu­ra­dor de jus­ti­ça apo­sen­ta­do do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Go­i­a­no)

 


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