Opinião

3 passos para evitar fraudes em sua empresa

Redação DM

Publicado em 13 de janeiro de 2018 às 22:53 | Atualizado há 7 anos

To­dos os di­as com­pa­nhi­as ao re­dor do mun­do per­dem di­nhei­ro por con­ta de ações de má-fé. Da­dos da As­so­cia­ti­on of Cer­ti­fi­ed Fraud Exa­mi­ners (AC­FE) es­ti­mam que as em­pre­sas de­vem per­der em mé­dia 5% da sua re­cei­ta com as frau­des. E quan­to mai­or a em­pre­sa, mai­or a di­fi­cul­da­de de con­tro­le.

Não é a toa que se­gun­do es­ti­ma­ti­vas do Gat­ner o in­ves­ti­men­to glo­bal em Se­gu­ran­ça da In­for­ma­ção até o fim des­te ano se­rá de 84,4 bi­lhões de dó­la­res, o que re­pre­sen­ta um au­men­to de 7% em com­pa­ra­ção com 2016. Pa­ra 2018, a pre­vi­são é um in­ves­ti­men­to de 93 bi­lhões de dó­la­res, um au­men­to de 12% com re­la­ção a es­te ano. Ou se­ja, os nú­me­ros mos­tram que os em­pre­sá­rios es­tão ci­en­tes das per­das cau­sa­das por in­ci­den­tes em se­gu­ran­ça e dis­pos­tos a in­ves­tir em ações pre­ven­ti­vas.

As frau­des po­dem ser de ori­gem ex­ter­na, que é a vi­o­la­ção por par­te dos cri­mi­no­sos; ou in­ter­na, quan­do há ino­cên­cia ou até mes­mo mau ca­rá­ter por par­te dos fun­cio­ná­rios – que po­dem atu­ar nos mais di­fe­ren­tes ní­veis. Nos con­tact cen­ters, por exem­plo, exis­tem ca­sos de aten­den­tes que se uni­ram a ins­ta­la­do­res pa­ra re­ce­ber por ser­vi­ços não re­a­li­za­dos. O fa­to que é mui­tas ve­zes o gol­pe vem de pes­so­as con­si­de­ra­das de con­fi­an­ça. E além da per­da de di­nhei­ro, que po­de ame­a­çar a es­ta­bi­li­da­de fi­nan­cei­ra de uma com­pa­nhia, tam­bém po­dem re­sul­tar em cri­ses de ima­gem, cre­di­bi­li­da­de e re­pu­ta­ção – bas­ta ob­ser­var o que acon­te­ceu com as em­pre­sas men­ci­o­na­das da La­va Ja­to.

A ques­tão é: co­mo pre­ver ou de­tec­tar uma frau­de com agi­li­da­de?

Am­bi­en­tes vul­ne­rá­veis, com pro­ces­sos mal es­tru­tu­ra­dos ou até mes­mo au­sen­tes e on­de não exis­tem au­di­to­ri­as, es­tão mais sus­ce­tí­veis a des­vi­os. Pen­san­do nis­so, com­par­ti­lho três di­cas pa­ra evi­tar (ou pe­lo me­nos mi­ni­mi­zar) a pos­si­bi­li­da­de de frau­des em com­pa­nhi­as de qual­quer por­te ou seg­men­to de atu­a­ção:

 

Co­nhe­ça os pon­tos frá­geis

Se an­te­ci­pe aos ris­cos. To­do mun­do tem fra­que­zas e com as em­pre­sas não é di­fe­ren­te. Ao re­co­nhe­cer qua­is são as áre­as mais sen­sí­veis, é pos­sí­vel re­do­brar a aten­ção e cri­ar ações con­tra pos­sí­veis gol­pes.

 

Te­nha pro­ces­sos bem es­tru­tu­ra­dos

Sem me­to­do­lo­gi­as bem de­fi­ni­das ca­da fun­cio­ná­rio atua de uma ma­nei­ra di­fe­ren­te e a em­pre­sa per­de o con­tro­le, fi­can­do mais sus­ce­tí­vel às frau­des e mui­tas ve­zes só per­ce­ben­do que al­go es­tá er­ra­do quan­do o pre­ju­í­zo é evi­den­te. Crie pro­ces­sos e fa­ça aná­li­ses pa­ra que ha­ja ga­ran­tia de que são se­gu­ros.

 

Au­to­ma­ti­ze ati­vi­da­des

Exis­tem fun­ções den­tro de uma em­pre­sa que po­dem ser re­a­li­za­das com mais efi­ci­ên­cia e se­gu­ran­ça se fo­rem au­to­ma­ti­za­das. Além de au­men­tar a pro­du­ti­vi­da­de e, por con­se­quên­cia, os lu­cros da com­pa­nhia. Dei­xe as ações re­pe­ti­ti­vas pa­ra as má­qui­nas e con­te com as ha­bi­li­da­des hu­ma­nas pa­ra ações es­tra­té­gi­cas.

In­fe­liz­men­te, não há co­mo se pre­ve­nir da ação de in­di­ví­duos de­so­nes­tos – as­sim co­mo tam­bém não dá pa­ra des­con­fi­ar de tu­do e de to­dos o tem­po to­do. Pes­so­as mal in­ten­ci­o­na­das exis­tem em to­dos os lu­ga­res e em to­das as fun­ções. O im­por­tan­te é se pre­ca­ver, ten­do uma em­pre­sa or­ga­ni­za­da e con­tro­lan­do o má­xi­mo de ati­vi­da­des pos­sí­vel. Des­ta for­ma, tor­na-se mais fá­cil per­ce­ber quan­do al­go es­tá er­ra­do e é pos­sí­vel agir com ra­pi­dez pa­ra so­lu­ci­o­nar a ques­tão an­tes que os ne­gó­ci­os se­jam pre­ju­di­ca­dos.

Cer­ta­men­te, ca­da em­pre­sa tem su­as pe­cu­li­a­ri­da­des, por is­so, tam­bém va­le ava­li­ar se não exis­te a ne­ces­si­da­de de con­tar com o apoio de uma con­sul­to­ria ex­ter­na pa­ra ana­li­sar as ope­ra­ções e su­ge­rir me­lho­ri­as. Cu­i­de da se­gu­ran­ça das in­for­ma­ções da sua em­pre­sa com a mes­ma aten­ção que dá pa­ra a se­gu­ran­ça pa­tri­mo­ni­al.

 

(Re­nan Vaz­quez, Ar­qui­te­to de Sis­te­mas da In­di­go­soft – star­tup que ofe­re­ce so­lu­ções de au­to­ma­ção di­gi­tal, fo­ca­das em sim­pli­fi­car o tra­ba­lho di­á­rio de em­pre­sas de to­dos os seg­men­tos, além de con­sul­to­ria es­pe­cia­li­za­da. Mais in­for­ma­ções em: www.in­di­go­soft.tech)

 

 


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