A 36ª edição da Copa Sesc
Redação DM
Publicado em 16 de março de 2017 às 02:23 | Atualizado há 8 anosA Copa Sesc 2017 está com inscrições abertas para as modalidades de atletismo (corrida de rua), futebol soçaite, voleibol, futsal, judô, natação, handebol e queimada. Trata-se da 36ª edição da Copa Sesc, o maior torneio de esporte amador do Centro-Oeste. As inscrições poderão ser feitas até o dia 21 de abril pelo site do Sesc Goiás (www.sescgo.com.br) e os jogos serão realizados a partir de 1º de maio, Dia do Trabalhador.
As disputas serão realizadas em quatro cidades: Goiânia (Corrida de Rua, Futebol Soçaite, Futsal, Judô, Natalação, Queimada e Voleibol); Anápolis (Futebol Soçaite e Futsal); Itumbiara (Futsal, Queimada, Handebol e Voleibol); e Jataí (Futebol Soçaite, Futsal, Natação, Voleibol e Queimada). Reúna sua equipe e compartilhe energia! A expectativa é de que mais de 12 mil atletas se inscrevam para participar desta edição da Copa Sesc.
A abertura oficial da 36ª Copa Sesc acontecerá em Goiânia, no Sesc Faiçalville, no dia 1º de maio, às 8h30, em homenagem ao Trabalhador. Haverá o tradicional desfile dos atletas, apresentação da Banda Marcial do Sesc, hasteamento das bandeiras e a entrada do fogo simbólico, que sinaliza o início da competição. A abertura da Copa Sesc já é um evento que marca as comemorações do Dia do Trabalhador e todos são convidados a participar.
O Congresso Técnico, que é realizado nas cidades sede e antes do início dos jogos, é um momento para que os jogadores conheçam melhor os princípios que norteiam essas disputas, objetivos, identificação dos jogadores, horários, uniforme, sistema de disputa, premiação, entre outras informações importantes do regulamento. Em Goiânia, o Congresso Técnico será realizado nos dias 25 e 26 de abril; em Itumbiara, no dia 2 de maio; e, em Jataí, no dia 4 de maio.
Normalmente, são 60 dias de competições em várias modalidades. A expectativa, sobretudo no seio da classe comerciária, é de que a Copa Sesc 2017 supere todos os recordes obtidos até agora. Só para se ter uma ideia, em 2011 a tradicional competição reuniu 13.898 atletas cadastrados nas 14 modalidades disputadas. Além do número recorde de inscritos, a organização do evento contabilizou cerca de 150 mil pessoas nos jogos, apresentações e competições realizadas nas cinco cidades participantes: Goiânia, Anápolis, Caldas Novas, Itumbiara e Jataí.
Lembrando que no ano em que a Copa Sesc completou 30 anos de existência, o torneio trouxe algumas novidades, como a inclusão do município de Jataí entre as cidades-sedes e o acréscimo do tae kwon do como modalidades de competição no calendário de eventos. Além disso, também tiveram espaço ampliado as já tradicionais modalidades de futsal, futebol soçaite, vôlei, handebol, basquete, natação, tênis de mesa, capoeira, karatê, judô, ciclismo, atletismo e dança. Lembro-me muito bem de que foram 60 dias de provas e disputas esportivas bastante valorizadas pela família comerciária. Senão vejamos: 13.898 atletas, 14 modalidades em disputa, cinco cidades-sede, 1.075 equipes participantes e 1.923 jogos realizados nas modalidades coletivas.
Por lidar diretamente com o esporte amador, a Copa Sesc é verdadeiramente um celeiro revelador de talentos. Prova disso foram as competições de atletismo, que reuniram atletas de Catalão, Britânia, Planaltina, Anápolis, Jataí, Senador Canedo e Goiânia. Mesmo se tratando de uma competição de caráter amador, a cada ano que se passa, os níveis dos competidores tem se apresentado cada vez melhores. Sem falar que o atletismo também contribui para a inclusão social e para a valorização de cada atleta como indivíduo, o que é bom para a criança e o adolescente. Esse grande evento esportivo promovido pelo Sesc tem valorizado muito também a arte, através de grupos de dança, até porque dança e esporte estão ligados como ações básicas do ser humano.
Diante dessa grandiosidade, que é a Copa Sesc, desde já estou me preparando para a cerimônia de encerramento desta sua 36ª edição, sobretudo por se tratar de uma solenidade muito bonita. Na oportunidade, além da premiação dos atletas e equipes vencedoras, são homenageadas personalidades, sobretudo ligadas ao comércio, que apoiam efetivamente a realização desse importante certame esportivo. Neste ano o patrono da competição é o presidente do Sincovi/GO e conselheiro do Senac, Dione José de Araújo. O evento tem apoio da Unimed Goiânia e TV Goiânia – Band.
De acordo com o presidente da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), José Evaristo dos Santos, dinâmico e competente líder sindical que preside os Conselhos Regionais do Sesc e do Senac, a escolha se dá pela representatividade dos escolhidos junto aos comerciários. A expectativa do patrono da competição é sempre grande, porque as homenagens prestadas ao mesmo, bem como aos patrocinadores, é muito significativa, com entrega de troféus etc.. Agradeço a Deus e às pessoas que reconhecem a importância do esporte e da arte na formação da cidadania e, assim, trabalham abnegadamente pelo sucesso da Copa. Que Deus abençoe essa 36ª edição da Copa Sesc!
(João Nascimento, jornalista e desportista)