Opinião

A construção do desejo

Redação DM

Publicado em 22 de janeiro de 2018 às 23:35 | Atualizado há 7 anos

O de­se­jo é sem pe­jo, e tem ra­zões pe­ran­te as qua­is ou­tras ra­zões en­ru­bes­cem.O uni­ver­so ou o sí­tio de ca­da um é de­li­mi­ta­do pe­lo am­bi­en­te em que vi­ve, mas tam­bém pe­la me­di­da de seus so­nhos e de­se­jos, se­jam es­tes in­con­fes­sá­veis em pú­bli­co, ou de ino­cên­cia apa­ren­te.Di­ga-me o que de­se­jas, e a ma­té­ria que ali­men­ta teus so­nhos, e te di­rei quem és. Em ou­tras pa­la­vras, é o que diz Jor­ge For­bes, psi­ca­na­lis­ta la­ca­nia­no, em seu li­vro Vo­cê quer o que de­se­ja – A per­gun­ta pro­ce­de, vis­to que mui­tas ve­zes de fa­to não que­re­mos aqui­lo que de­se­ja­mos.

Na apre­sen­ta­ção da obra as­si­na­la Ma­ria Ade­lai­de Ama­ral: “Cui­da­do com o que de­se­jas, pois po­de­rás ser aten­di­do”, diz o pro­vér­bio ju­dai­co.La­can pro­põe que de­ve­mos ser gra­tos a quem não nos deu o que pe­di­mos, e Jor­ge For­bes re­vi­si­ta o de­se­jo hu­ma­no, su­as ci­la­das e an­gús­ti­as” – não são pou­cas, e ron­dam os ca­mi­nhos co­ti­dia­nos, de um mo­do tão as­tu­to e in­si­di­o­so que no mais das ve­zes não nos da­mos con­ta dos abis­mos que com nos­so ego ce­go va­mos cri­an­do à nos­sa vol­ta. “A so­ci­e­da­de glo­ba­li­za­da, pa­ra­do­xal­men­te, con­du­ziu o Ho­mem a ser o úni­co res­pon­sá­vel por si mes­mo. A so­li­dão ron­da, e as es­co­lhas, sob o im­pac­to da pu­bli­ci­da­de e das in­for­ma­ções em tem­po in­te­gral, na bus­ca sô­fre­ga do su­ces­so, pe­sam ca­da vez mais nas cos­tas de ca­da um”, diz Mi­guel Re­a­le Ju­ni­or, re­fe­rin­do-se ao li­vro de Jor­ge For­bes, da edi­to­ra Best Sel­ler. E ar­re­ma­ta: “A frus­tra­ção com o que se al­can­ça faz per­ma­nen­te a in­sa­tis­fa­ção e re­ve­la o sen­ti­men­to de in­ca­pa­ci­da­de de apon­tar di­re­tri­zes pa­ra a pró­pria vi­da”.

Na aber­tu­ra de seu li­vro Jor­ge For­bes in­da­ga ao lei­tor se ele de fa­to quer o que de­se­ja. “A per­gun­ta é pro­fun­da­men­te hu­ma­na, vis­to ser a dú­vi­da e a de­ci­são ine­ren­tes uni­ca­men­te à nos­sa es­pé­cie”. No mais das ve­zes, mui­to ce­do ou ime­di­a­ta­men­te nos de­sen­can­ta­mos da­qui­lo que ob­te­mos; a de­cep­ção é amar­ga, ao nos dar­mos con­ta de que a coi­sa, pes­soa ou si­tu­a­ção por nós am­bi­cio­na­da não veio em­pa­co­ta­da na me­di­da do de­se­jo ou pro­je­ção; ou o con­te­ú­do não cor­res­pon­de ao anun­ci­a­do na pro­pa­gan­da. “Pois na­da que uma pes­soa pos­sa que­rer é su­fi­ci­en­te pa­ra sa­tis­fa­zer o de­se­jo. De­se­jar, en­si­na­va La­can, é sem­pre de­se­jar ou­tra coi­sa, a pon­to de po­der­mos agra­de­cer a quem não nos dá o que foi pe­di­do”.

P.S. No jar­gão po­pu­lar is­to é di­to de ma­nei­ra pe­des­tre, na quei­xa de uma mo­ça per­di­da pa­ra a ino­cên­cia pa­ra ou­tra que tam­bém foi se­xu­al­men­te ex­plo­ra­da: “O pro­ble­ma é que nós da­mos o que eles que­rem, mas de­pois eles não que­rem mais”.

Há dis­tân­cia abis­sal en­tre a in­ten­ção e o ges­to, as­sim co­mo é cós­mi­ca a dis­tân­cia en­tre o eu e o mun­do. “Até mes­mo so­lu­ções mi­la­gro­sas, co­mo a pro­pos­ta pe­lo po­e­ta Car­los Drum­mond de An­dra­de, ca­em no oblí­vio do fra­cas­so anun­ci­a­do: “Mun­do, mun­do, vas­to mun­do.Se eu me cha­mas­se Rai­mun­do, se­ria uma ri­ma, não se­ria so­lu­ção”. Ao fim e ao ca­bo, ca­be ao vi­ven­te vi­ven­ciar o so­fri­men­to da per­da que se su­ce­de ao en­con­tro – ou es­bar­rar na de­sis­tên­cia lo­go após a re­a­li­za­ção. Co­mo no fa­mo­so po­e­ma do po­e­ta ita­bi­ra­no, on­de re­pe­ti­da­men­te é per­gun­ta­do: E ago­ra, Jo­sé – a fes­ta aca­bou, o po­vo su­miu; e ago­ra, Jo­sé – sua do­ce pa­la­vra, sua ri­ma de ou­ro, sua bi­bli­o­te­ca – e ago­ra, Jo­sé – e ago­ra, vo­cê… Na­da se­rá co­mo an­tes, co­mo em so­nhos era vis­to: a re­a­li­da­de.

So­bre os re­cla­ma­do­res e quei­xo­sos crô­ni­cos, que vi­vem a pro­du­zir ru­í­dos em sua co­mu­ni­ca­ção com as coi­sas e o mun­do, diz o au­tor, em seu pa­po ca­be­ça: “A cau­sa pri­mor­di­al de to­da quei­xa é a pre­gui­ça de vi­ver. Vi­ver dá tra­ba­lho, uma vez que a ca­da mi­nu­to sur­ge um fa­to no­vo, uma sur­pre­sa, um ato ines­pe­ra­do que nos obri­ga a cor­re­ção na ro­ta na vi­da.Em sín­te­se: a quei­xa é um fe­cha­men­to so­bre si mes­mo, uma re­cu­sa da re­a­li­da­de e um des­co­nhe­ci­men­to da dor re­al”.

Não ha­ven­do de­ci­são que não im­pli­que em ris­co de de­sen­can­to ou per­da, sen­do a pró­pria in­de­ci­são um ato de omis­são em si, a pon­to de os in­de­ci­sos se­rem os que de­ci­dem as elei­ções, o re­fle­tir so­bre se de fa­to pre­ci­sa­mos da­qui­lo que tan­to bus­ca­mos tal­vez se­ja o me­lhor e o mais sá­bio a fa­zer. Até por­que, se­gun­do Jor­ge For­bes, não há de­ci­são que não se­ja ar­ris­ca­da e não in­du­za à per­da: “O mal cha­ma­do es­tres­se não é mais que a con­se­quen­cia do me­do de de­ci­dir, que pro­vo­ca o em­pan­tur­ra­men­to das op­ções”.

 

(Bra­si­gó­is Fe­lí­cio, es­cri­tor e jor­na­lis­ta. ­Mem­bro da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras)


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