Opinião

A delação de Palocci e o dilema do PT

Diário da Manhã

Publicado em 10 de fevereiro de 2018 às 22:58 | Atualizado há 7 anos

Dei­xou-me um sen­ti­men­to de pro­fun­da tris­te­za a de­la­ção do ex-mi­nis­tro Pa­loc­ci. Em Ri­bei­rão Pre­to, ele ini­ciou sua mi­li­tân­cia na pas­to­ral ju­ve­nil da Igre­ja Ca­tó­li­ca. De­pois, atuou no mo­vi­men­to trotskis­ta e in­gres­sou no PT, gra­ças ao qual fez uma car­rei­ra po­lí­ti­ca me­te­ó­ri­ca: ve­re­a­dor e du­as ve­zes pre­fei­to de Ri­bei­rão Pre­to (SP), de­pu­ta­do es­ta­du­al em São Pau­lo, mi­nis­tro da Fa­zen­da do go­ver­no Lu­la e che­fe da Ca­sa Ci­vil do go­ver­no Dil­ma.

For­ma­do em me­di­ci­na, re­ve­lou-se exí­mio eco­no­mis­ta. Sua fa­la man­sa e pon­de­ra­da, a ca­pa­ci­da­de de en­co­brir emo­ções, ape­sar das raí­zes ita­li­a­nas, fi­ze­ram com que se­to­res da es­quer­da e da di­rei­ta o ad­mi­ras­sem e o con­si­de­ras­sem con­fi­á­vel.

Lu­la te­ria pre­fe­ri­do Pa­loc­ci co­mo seu su­ces­sor, não fos­sem as acu­sa­ções fei­tas no epi­só­dio en­vol­ven­do um ca­sei­ro de Bra­sí­lia, em 2008, do qual foi ino­cen­ta­do pe­lo STF no ano se­guin­te.

Pa­loc­ci é a pri­mei­ra voz do nú­cleo du­ro do Pla­nal­to na ges­tão Lu­la a tor­pe­de­ar o seu lí­der. Pres­sio­na­do pe­la re­clu­são car­ce­rá­ria, re­cor­reu à úni­ca sa­í­da le­gal pa­ra ten­tar sa­ir da pri­são: a de­la­ção pre­mi­a­da. De­nun­ciou Lu­la co­mo “ca­po” da “co­sa nos­tra” en­tre o PT e a Ode­brecht.

Te­rá ele di­to a ver­da­de? O ex-se­na­dor pe­lo PT Del­cí­dio Ama­ral fez o mes­mo e, ho­je, a Jus­ti­ça ates­ta que ele men­tiu. As in­ves­ti­ga­ções ha­ve­rão de mos­trar se as acu­sa­ções têm ou não fun­da­men­to.

Pa­loc­ci dei­xou o PT em uma si­nu­ca shakes­pe­a­ri­a­na. Se o par­ti­do não se po­si­cio­nar di­an­te de tão gra­ves ofen­sas a seu lí­der e fun­da­dor, re­for­ça­rá a ve­lha sen­ten­ça de quem ca­la con­sen­te. Se o PT re­al­men­te es­tá con­vic­to de que tu­do é men­ti­ra e Lu­la me­re­ce ser de­fen­di­do, só lhe res­ta uma ati­tu­de: a ex­pul­são su­má­ria de Pa­loc­ci.

Já pas­sou o tem­po de o PT fa­zer au­to­crí­ti­ca. Quem não de­ve não te­me. E ao fa­zê-la só da­rá mu­ni­ção à di­rei­ta se, de fa­to, ti­ver cul­pa no car­tó­rio.

 

(Frei Bet­to é es­cri­tor, au­tor de “Ofí­cio de es­cre­ver” (An­fi­te­a­tro), en­tre ou­tros li­vros)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias