Opinião

A descrença da população brasileira com os políticos

Diário da Manhã

Publicado em 2 de abril de 2018 às 21:52 | Atualizado há 7 anos

Não é de ho­je que os bra­si­lei­ros to­ma­ram con­sci­ên­cia das cor­rup­ções que es­tão acon­te­cen­do no ce­ná­rio na­ci­o­nal. O de­sa­pon­ta­men­to é ge­ral e in­de­pen­den­te de par­ti­dos de es­quer­da ou di­rei­ta, o que se po­de per­ce­ber é que a po­pu­la­ção de­se­ja por um fim nes­te pe­rí­o­do te­ne­bro­so.

Prá­ti­cas cor­rup­tas, ob­via­men­te, não se res­trin­gem ao nos­so pa­ís, no en­tan­to os nú­me­ros se mos­tram mai­o­res em re­la­ção a al­guns fa­to­res es­pe­cí­fi­cos, por exem­plo, nu­ma es­ca­la de 1 a 5, on­de 5 é grau má­xi­mo, o se­tor pú­bli­co bra­si­lei­ro atin­giu mé­dia 4,6, é o que diz a pes­qui­sa re­a­li­za­da pe­la Tran­spa­rên­cia Na­ci­o­nal.

A mes­ma pes­qui­sa – fei­ta pe­la Tran­spa­rên­cia Na­ci­o­nal – cons­ta­tou que 81% dos bra­si­lei­ros con­si­de­ram os par­ti­dos “cor­rup­tos ou mui­to cor­rup­tos”. A pes­qui­sa ain­da per­gun­tou se os en­tre­vis­ta­dos acha­vam efi­ci­en­tes as me­di­das ado­ta­das pe­lo go­ver­no con­tra a cor­rup­ção: 56% dis­se­ram que não. Lo­go, a po­pu­la­ção en­ten­de que exis­te o pro­ble­ma e que tam­bém nin­guém to­ma as pro­vi­dên­cias em re­la­ção a is­so.

A mai­or par­te da po­pu­la­ção bra­si­lei­ra tem es­pe­ran­ça na Ope­ra­ção La­va Ja­to e acre­di­ta que as in­ves­ti­ga­ções de­vem con­ti­nu­ar a to­do cus­to. No en­tan­to, mui­tos têm re­ceio de que a clas­se po­lí­ti­ca aca­be com as apu­ra­ções. É o que re­ve­lou uma pes­qui­sa re­a­li­za­da pe­lo Ins­ti­tu­to Ip­sos com 1,2 mil pes­so­as em to­do o Pa­ís.

En­tre os en­tre­vis­ta­dos, 94% afir­ma­ram que a la­va ja­to de­ve con­ti­nu­ar até o fim, mas ao mes­mo tem­po, 33% te­mem que os tra­ba­lhos se en­fra­que­çam de­vi­do a in­flu­ên­cia de agen­tes po­lí­ti­cos. O le­van­ta­men­to re­ve­lou ain­da que pa­ra 76% dos en­tre­vis­ta­dos a ope­ra­ção vai for­ta­le­cer a de­mo­cra­cia no Pa­ís.

O so­ci­ó­lo­go, di­re­tor de opi­ni­ão pú­bli­ca do Ins­ti­tu­to e res­pon­sá­vel pe­la pes­qui­sa, Da­ni­lo Cer­so­si­mo com­pa­ra os nú­me­ros com aque­les ob­ti­dos no iní­cio do ano pe­la pró­pria en­ti­da­de. Se­gun­do ele, ape­sar de ain­da acre­di­tar na efi­cá­cia da ope­ra­ção, a po­pu­la­ção bra­si­lei­ra co­me­ça a fi­car mais des­cren­te com re­la­ção às con­de­na­ções.

Cer­ca de 71% das pes­so­as ou­vi­das na pes­qui­sa afir­mam que os cri­mes re­ve­la­dos pe­la in­ves­ti­ga­ção da La­va Ja­to po­dem trans­for­mar o Bra­sil e mu­dar a re­a­li­da­de da po­lí­ti­ca bra­si­lei­ra. Mais da me­ta­de dos en­tre­vis­ta­dos, 56%, acre­di­tam que ne­nhum po­lí­ti­co sai imu­ne di­an­te das apu­ra­ções e a que for­ça ta­re­fa tem co­mo al­vo au­to­ri­da­des de to­dos os par­ti­dos, sem dis­tin­ção. Po­rém, a es­pe­ran­ça de­po­si­ta­da na la­va ja­to já foi mai­or.

O res­pon­sá­vel pe­lo le­van­ta­men­to ava­lia que a ex­pec­ta­ti­va do bra­si­lei­ro com re­la­ção a la­va ja­to sem­pre foi mui­to al­ta. Po­rém, fa­tos co­mo o ar­qui­va­men­to do pe­di­do de cas­sa­ção do se­na­dor Aé­cio Ne­ves, do PSDB, mes­mo sen­do de­nun­ci­a­do pe­lo Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral de re­ce­ber R$ 2 mi­lhões em pro­pi­nas pa­gas pe­la JBS, for­ta­le­cem o de­sen­can­ta­men­to da po­pu­la­ção. Fe­liz­men­te, es­ta se­ma­na, a pro­cu­ra­do­ra-ge­ral da Re­pú­bli­ca, Ra­quel Dod­ge, de­sar­qui­vou o pro­ces­so e for­ma­li­zou de­nún­cia con­tra o se­na­dor Aé­cio Ne­ves jun­to ao STF.

“A ex­pec­ta­ti­va do bra­si­lei­ro em re­la­ção à La­va Ja­to sem­pre foi mui­to al­ta e ain­da con­ti­nua. O fa­to é que quan­do pen­sa­mos de ma­nei­ra mais tan­gí­vel quan­to aos re­sul­ta­dos a  po­pu­la­ção fi­que mais pes­si­mis­ta em re­la­ção a is­so por con­ta da in­ca­pa­ci­da­de da Jus­ti­ça bra­si­lei­ra de pu­nir aque­les que es­tão sen­do jul­ga­dos”.

A des­cren­ça nas ins­ti­tu­i­ções bra­si­lei­ras vem cres­cen­do nos úl­ti­mos mes­es. Se­gun­do o di­re­tor do ins­ti­tu­to da­dos le­van­ta­dos em ou­tras pes­qui­sas re­ve­lam que a mai­o­ria das pes­so­as não acre­di­ta mais na Jus­ti­ça bra­si­lei­ra. “Me cha­ma mui­to a aten­ção a des­con­fi­an­ça con­tra a Jus­ti­ça bra­si­lei­ra. Da­dos de uma ou­tra pes­qui­sa que per­gun­ta­mos so­bre is­so vi­mos que 76% da po­pu­la­ção não acre­di­ta e is­so po­de im­pac­tar di­re­ta­men­te na La­va Ja­to.

 

(Nail­ton Oli­vei­ra, ad­vo­ga­do, ex-pre­fei­to de Bom Jar­dim de Go­i­ás)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias