Opinião

A educação leva à conscientização!

Diário da Manhã

Publicado em 23 de agosto de 2018 às 00:06 | Atualizado há 7 anos

Mui­to se tem gas­ta­do em pro­pa­gan­das ca­rís­si­mas so­bre a con­ser­va­ção do meio am­bi­en­te, se­ja na par­te da ve­ge­ta­ção, dos ani­mais, dos mi­cro-or­ga­nis­mos, so­lo, ro­chas e da at­mos­fe­ra.

E o re­sul­ta­do é que par­te da po­pu­la­ção que de­ve­ria as­sis­ti-las dá de om­bros e ig­no­ra os ape­los dos am­bien­ta­lis­tas de plan­tão. Mas is­so tem uma pa­la­vra que aju­da­rá es­cla­re­cer es­te im­bró­glio, a edu­ca­ção – ou a fal­ta des­ta.

So­mos um po­vo mal edu­ca­do em vá­rios as­pec­tos, in­clu­si­ve na área am­bien­tal, pois não nos da­mos con­ta do quão im­por­tan­te ela é ne­ces­sá­ria a nos­sa exis­tên­cia, a na­tu­re­za é vi­tal, mas pa­ra a mai­o­ria das pes­so­as is­so é bo­ba­gem, ou ca­so de ra­di­ca­lis­mo exa­ge­ra­do dos ex­tre­mis­tas de am­bien­ta­lis­tas de ONGs.

Opi­ni­ões à par­te o que ve­mos é um mon­te de coi­sa er­ra­da que agri­dem a na­tu­re­za, co­mo li­xos só­li­dos e or­gâ­ni­cos na bei­ra de cór­re­gos e rios afe­tan­do nos­so ma­nan­cial de água po­tá­vel, o uso in­dis­cri­mi­na­do de pes­ti­ci­das nas la­vou­ras nos en­ve­ne­nan­do di­a­ria­men­te, ou se­ja, tu­do nos ve­la a uma ca­tás­tro­fe já anun­ci­a­da des­de o iní­cio dos anos 70.

É im­por­tan­te co­me­çar­mos com as pe­que­nas ações pre­po­si­ti­vas, pois de na­da adi­an­ta se pre­o­cu­par com o efei­to es­tu­fa se vo­cê jo­ga um pa­pel de ba­la no chão. Meio am­bi­en­te não são ape­nas as flo­res­tas, meio am­bi­en­te é qual­quer lu­gar, pois nas úl­ti­mas dé­ca­das, ele vem so­fren­do ca­da vez mais com a ação hu­ma­na e is­so é fa­to re­al, olhe em sua vol­ta e de­tec­te o que di­go.

Se­gun­do a mes­tra em De­sen­vol­vi­men­to e Meio Am­bi­en­te e dou­to­ran­da em Edu­ca­ção, Ma­ria de Je­sus Fer­rei­ra Cé­sar de Al­bu­quer­que, es­tu­dar a Edu­ca­ção Am­bien­tal na Edu­ca­ção de Jo­vens e Adul­tos é uma ne­ces­si­da­de ur­gen­te na atu­a­li­da­de, por con­ta de to­dos os agra­vos cau­sa­dos no am­bi­en­te, uma vez que es­ses alu­nos tam­bém fa­zem par­te do pro­ces­so de for­ma­ção e trans­for­ma­ção do meio on­de vi­vem.

Por is­so vol­to a ba­ter na mes­ma te­cla se não edu­car­mos nos­sas cri­an­ças de ho­je, te­re­mos um ama­nhã mui­to ru­im e nos­sa ve­lhi­ce es­ta­rá com­pro­me­ti­da, pois pa­ga­re­mos pe­lo mal que cau­sa­mos ao mun­do nos anos pas­sa­dos, en­tão pro­cu­re se edu­car mais e ter a con­sci­ên­cia que o pro­ble­ma é seu sim, aju­de a re­sol­vê-lo mu­dan­do a sua pos­tu­ra ago­ra.

 

(Lu­iz Gal­vão, jor­na­lis­ta, guar­da ci­vil me­tro­po­li­ta­no e tu­tor Se­nasp)

 


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias