Opinião

A educação tinha jeito

Diário da Manhã

Publicado em 22 de fevereiro de 2018 às 23:51 | Atualizado há 7 anos

“As coi­sas mu­dam no de­va­gar de­pres­sa dos tem­pos.”

Gui­ma­rã­es Ro­sa

 

Fo­ra uma tar­de pra­ze­ro­sa, aque­la na Pra­ça Cri­a­ti­va, on­de es­ti­ve­ram ex­pos­tos va­li­o­sos tra­ba­lhos ma­nu­ais e pes­qui­sas: Mos­tra Pe­da­gó­gi­ca/2012! Eu vi­ve­ra al­guns mi­nu­tos de pro­fun­da re­fle­xão so­bre o sis­te­ma edu­ca­cio­nal e o pro­ce­di­men­to das uni­da­des es­co­la­res do mu­ni­cí­pio de Se­na­dor Ca­ne­do. Pa­re­ce­ra-me que cer­tas ações fo­ram pro­gra­ma­das pa­ra aten­der ao con­vi­te da Se­cre­ta­ria só pa­ra aque­la oca­si­ão. Coi­sas de pro­fis­si­o­nais! Ou­tras fo­ram dig­nas de elo­gi­os pe­la sim­pli­ci­da­de e ori­gi­na­li­da­de: a ca­ra dos nos­sos bons alu­nos! E no ge­ral, pe­la a he­te­ro­ge­ne­i­da­de e a pom­pa, ti­nha en­ten­di­do que hou­ve­ra uma dis­pu­ta ao mos­trar quem fi­ze­ra me­lhor: uma guer­ra san­ta! Por on­de pas­sa­ra, qui­se­ra, ca­da qual, que eu en­tras­se no seu qui­os­que, nun­ca me sen­ti­ra tão bem-vin­do, ex­pli­ca­ram-me al­gu­ma coi­sa, ten­ta­do ser me­lhor so­bre a con­cor­rên­cia, fo­ra di­ver­ti­do sim, mas não dei­xa­ra de ser cul­tu­ral!

Ali, ca­da es­tan­de ti­nha re­pre­sen­ta­do uma es­co­la mu­ni­ci­pal. Mas, cá, no Co­lé­gio Jo­ão Car­nei­ro dos San­tos, no dia se­guin­te, re­vi­vi as mes­mas emo­ções. Uma coi­sa ins­pi­rou ou­tra. Ti­ve no­va opor­tu­ni­da­de ao fa­zer as mes­mas re­fle­xões! Não tí­nha­mos os pa­tro­ci­na­do­res ge­ne­ro­sos da­que­le gran­de even­to, po­rém, tí­nha­mos num es­pa­ço me­nor, na qua­dra de es­por­te, ca­da fi­lei­ra de me­si­nhas re­pre­sen­tan­do uma tur­ma, es­pa­ço su­fi­ci­en­te pa­ra o show.

A “I Fei­ra de Ci­ên­cia, Meio Am­bi­en­te e Tec­no­lo­gia do JC”, sob o co­man­do e a li­de­ran­ça de quem se mos­trou com­pe­ten­te de­mais pa­ra ser des­pre­za­do, o pro­fes­sor de Ge­o­gra­fia, Ja­nail­son Ma­cha­do, com o jei­to de quem não acre­di­ta­va mui­to, po­rém mos­trou ser­vi­ço e dig­ni­da­de. Fi­quei im­pres­sio­na­do com a atu­a­ção e o com­pro­mis­so dos alu­nos que nem pa­re­ci­am aque­les meus alu­nos, do­mi­na­vam seus as­sun­tos! O su­ces­so foi ta­ma­nho, fi­can­do ver­go­nho­so de­mais, se al­gum dos co­le­gas re­cu­sas­se-se a con­tri­bu­ir. Por úl­ti­mo, to­dos nós e até a li­de­ran­ça do co­lé­gio sen­tiu a ne­ces­si­da­de de se in­fil­trar pa­ra com­par­ti­lhar dos mé­ri­tos.

Sim, to­da­via cá com meus bo­tões, ago­ra creio, a Edu­ca­ção ti­nha jei­to. Com ini­ci­a­ti­vas co­mo a da Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de Edu­ca­ção, ou­tro­ra e até a cri­a­ti­vi­da­de e bra­vu­ra so­li­tá­ria do no­bre co­le­ga, no en­tan­to atra­ti­vas e en­vol­ven­tes, cri­an­do uma in­ter­dis­ci­pli­na­ri­da­de pro­mis­so­ra, de um que se­ja, já faz a di­fe­ren­ça tão es­pe­ra­da. Se há even­tos pa­ra mos­trar, é por­que tem o que se mos­trar. E se ain­da não tem o que mos­trar, fa­ça e mos­tre! En­dos­sa­mos as pa­la­vras do pro­fes­sor Clo­do­al­do Fer­rei­ra: “Pen­sar edu­ca­ção é com­pre­en­der a di­nâ­mi­ca so­ci­al co­mo al­go mu­tá­vel, em in­ten­sa trans­for­ma­ção, sem­pre em mo­vi­men­to. As iden­ti­da­des são hí­bri­das, cam­bi­an­tes, ne­go­ci­á­veis, múl­ti­plas e con­tra­di­tó­ri­as.” ( DM, 15/06/2012, OP. pág. 6). Po­de­mos cha­mar ho­je es­sa ten­dên­cia de “trans­dis­ci­pli­na­ri­da­de”.

As pes­so­as só apren­dem o que que­rem apren­der, en­tão ca­be à es­co­la acom­pa­nhar a evo­lu­ção dos tem­pos pa­ra ca­na­li­zar o in­te­res­se dos que que­rem cres­cer do seu mo­do.

E pa­ra­mos na pri­mei­ra, per­ti­nho da mar­cha ré!

 

(Clau­de­ci Fer­rei­ra de An­dra­de, pós-gra­du­a­do em Lín­gua Por­tu­gue­sa, li­cen­cia­do em Le­tras, ba­cha­rel em Te­o­lo­gia, pro­fes­sor de fi­lo­so­fia, gra­má­ti­ca e re­da­ção em Se­na­dor Ca­ne­do, fun­cio­ná­rio pú­bli­co)


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