A eficiência não para de dar resultados
Diário da Manhã
Publicado em 28 de março de 2018 às 23:34 | Atualizado há 7 anosQuando o Governo de Goiás decidiu adotar um novo modelo de gestão nos hospitais estaduais muitos foram contra. Acreditaram também que as mudanças aconteceram apenas nos primeiros meses de atuação das organizações sociais para que deixassem uma boa impressão. O tempo nos mostrou que os discursos contra estavam errados. O choque de gestão aconteceu e a eficiência na saúde pública continua dando resultados.
Neste mês de março, ao completar seis anos de gestão por meio da parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), o Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, entrega de uma só vez, mais três obras que refletirão na melhoria da assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e em avanços no Ensino e na Pesquisa de médicos e multiprofissionais. São elas: Unidade Coletora de Sangue, Central de Material Esterilizado (CME) e Auditório Dr. Luiz Rassi.
Ao inaugurar a Unidade Coletora de Sangue, o HGG reafirma seu compromisso com a Hemorrede de Goiás na captação deste recurso exclusivamente humano. O Hospital realizou grandes campanhas de doação. Um dos exemplos é a Doe Sangue ao Som do Rock, evento anual que já arrecadou cerca de 380 bolsas. Porém, agora os familiares dos pacientes poderão fazer sua doação em qualquer dia da semana, em nossas próprias dependências.
Já a Central de Material Esterilizado (CME), que tinha graves problemas estruturais, como a falta de climatização e a sobrecarga dos equipamentos, foi totalmente reconstruída, baseada em um moderno projeto estrutural atendendo todas as exigências da Vigilância Sanitária. Além disso, todos os instrumentais estão recebendo chips que garantirão a rastreabilidade dos itens, evitando perdas ou extravios.
A maior obra, sem dúvida, é o novo auditório do HGG. A unidade foi escola para os principais médicos e multiprofissionais de Goiás e recebe agora um auditório à altura do seu perfil de Hospital Ensino. Com ele, homenageamos um dos fundadores da unidade, o Dr. Luiz Rassi. O resgate histórico do hospital sempre foi um anseio do próprio governador Marconi Perillo, que fez questão de valorizar o nome desta família tão crucial na medicina goiana.
Estas obras são resultados de uma gestão eficiente de recursos. Não foram necessários aporte extra de recursos por parte do Estado. Desde quando o Idtech assumiu a unidade, medidas administrativas proporcionaram mais economia, como a utilização de uma plataforma eletrônica de compras de remédios, próteses e outros insumos, que permite a cotação junto a centenas de fornecedores, garantindo a melhor negociação, de forma transparente.
Esta gestão eficiente, liderada pela Secretaria de Estado de Saúde, realizada com total transparência e acompanhamento dos órgãos de controle, propiciou muitas outras melhorias ao HGG. Desde 2012, a unidade recebeu novos investimentos como um Centro de Terapia Intensiva de altíssima qualidade, um Ambulatório moderno e confortável, programas integrais de atendimento e qualidade atestada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Nossas iniciativas têm como objetivo continuar gerando bens duráveis, propiciando mais satisfação ao colaborador, fomentar o ensino e a pesquisa e, principalmente, oferecer um hospital de excelência aos pacientes.
(José Cláudio Romero, diretor geral do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG)