Opinião

A eficiência não para de dar resultados

Diário da Manhã

Publicado em 28 de março de 2018 às 23:34 | Atualizado há 7 anos

Quan­do o Go­ver­no de Go­i­ás de­ci­diu ado­tar um no­vo mo­de­lo de ges­tão nos hos­pi­tais es­ta­du­ais mui­tos fo­ram con­tra. Acre­di­ta­ram tam­bém que as mu­dan­ças acon­te­ce­ram ape­nas nos pri­mei­ros mes­es de atu­a­ção das or­ga­ni­za­ções so­ci­ais pa­ra que dei­xas­sem uma boa im­pres­são. O tem­po nos mos­trou que os dis­cur­sos con­tra es­ta­vam er­ra­dos. O cho­que de ges­tão acon­te­ceu e a efi­ci­ên­cia na sa­ú­de pú­bli­ca con­ti­nua dan­do re­sul­ta­dos.

Nes­te mês de mar­ço, ao com­ple­tar seis anos de ges­tão por meio da par­ce­ria com o Ins­ti­tu­to de De­sen­vol­vi­men­to Tec­no­ló­gi­co e Hu­ma­no (Id­tech), o Hos­pi­tal Es­ta­du­al Al­ber­to Ras­si – HGG, en­tre­ga de uma só vez, mais três obras que re­fle­ti­rão na me­lho­ria da as­sis­tên­cia aos usu­á­rios do Sis­te­ma Úni­co de Sa­ú­de (SUS) e em avan­ços no En­si­no e na Pes­qui­sa de mé­di­cos e mul­ti­pro­fis­si­o­nais. São elas: Uni­da­de Co­le­to­ra de San­gue, Cen­tral de Ma­te­ri­al Es­te­ri­li­za­do (CME) e Au­di­tó­rio Dr. Lu­iz Ras­si.

Ao inau­gu­rar a Uni­da­de Co­le­to­ra de San­gue, o HGG re­a­fir­ma seu com­pro­mis­so com a He­mor­re­de de Go­i­ás na cap­ta­ção des­te re­cur­so ex­clu­si­va­men­te hu­ma­no. O Hos­pi­tal re­a­li­zou gran­des cam­pa­nhas de do­a­ção. Um dos exem­plos é a Doe San­gue ao Som do Rock, even­to anual que já ar­re­ca­dou cer­ca de 380 bol­sas. Po­rém, ago­ra os fa­mi­lia­res dos pa­ci­en­tes po­de­rão fa­zer sua do­a­ção em qual­quer dia da se­ma­na, em nos­sas pró­pri­as de­pen­dên­cias.

Já a Cen­tral de Ma­te­ri­al Es­te­ri­li­za­do (CME), que ti­nha gra­ves pro­ble­mas es­tru­tu­ra­is, co­mo a fal­ta de cli­ma­ti­za­ção e a so­bre­car­ga dos equi­pa­men­tos, foi to­tal­men­te re­cons­tru­í­da, ba­se­a­da em um mo­der­no pro­je­to es­tru­tu­ral aten­den­do to­das as exi­gên­cias da Vi­gi­lân­cia Sa­ni­tá­ria. Além dis­so, to­dos os ins­tru­men­tais es­tão re­ce­ben­do chips que ga­ran­ti­rão a ras­tre­a­bi­li­da­de dos itens, evi­tan­do per­das ou ex­tra­vi­os.

A mai­or obra, sem dú­vi­da, é o no­vo au­di­tó­rio do HGG. A uni­da­de foi es­co­la pa­ra os prin­ci­pa­is mé­di­cos e mul­ti­pro­fis­si­o­nais de Go­i­ás e re­ce­be ago­ra um au­di­tó­rio à al­tu­ra do seu per­fil de Hos­pi­tal En­si­no. Com ele, ho­me­na­ge­a­mos um dos fun­da­do­res da uni­da­de, o Dr. Lu­iz Ras­si. O res­ga­te his­tó­ri­co do hos­pi­tal sem­pre foi um an­seio do pró­prio go­ver­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo, que fez ques­tão de va­lo­ri­zar o no­me des­ta fa­mí­lia tão cru­ci­al na me­di­ci­na go­i­a­na.

Es­tas obras são re­sul­ta­dos de uma ges­tão efi­ci­en­te de re­cur­sos. Não fo­ram ne­ces­sá­rios apor­te ex­tra de re­cur­sos por par­te do Es­ta­do. Des­de quan­do o Id­tech as­su­miu a uni­da­de, me­di­das ad­mi­nis­tra­ti­vas pro­por­ci­o­na­ram mais eco­no­mia, co­mo a uti­li­za­ção de uma pla­ta­for­ma ele­trô­ni­ca de com­pras de re­mé­di­os, pró­tes­es e ou­tros in­su­mos, que per­mi­te a co­ta­ção jun­to a cen­te­nas de for­ne­ce­do­res, ga­ran­tin­do a me­lhor ne­go­ci­a­ção, de for­ma tran­spa­ren­te.

Es­ta ges­tão efi­ci­en­te, li­de­ra­da pe­la Se­cre­ta­ria de Es­ta­do de Sa­ú­de, re­a­li­za­da com to­tal tran­spa­rên­cia e acom­pa­nha­men­to dos ór­gã­os de con­tro­le, pro­pi­ciou mui­tas ou­tras me­lho­ri­as ao HGG. Des­de 2012, a uni­da­de re­ce­beu no­vos in­ves­ti­men­tos co­mo um Cen­tro de Te­ra­pia In­ten­si­va de al­tís­si­ma qua­li­da­de, um Am­bu­la­tó­rio mo­der­no e con­for­tá­vel, pro­gra­mas in­te­gra­is de aten­di­men­to e qua­li­da­de ates­ta­da pe­la Or­ga­ni­za­ção Na­ci­o­nal de Acre­di­ta­ção (ONA).

Nos­sas ini­ci­a­ti­vas têm co­mo ob­je­ti­vo con­ti­nu­ar ge­ran­do bens du­rá­veis, pro­pi­ci­an­do mais sa­tis­fa­ção ao co­la­bo­ra­dor, fo­men­tar o en­si­no e a pes­qui­sa e, prin­ci­pal­men­te, ofe­re­cer um hos­pi­tal de ex­ce­lên­cia aos pa­ci­en­tes.

 

(Jo­sé Cláu­dio Ro­me­ro, di­re­tor ge­ral do Hos­pi­tal Es­ta­du­al Al­ber­to Ras­si – HGG)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias