Opinião

A eleição da internet e do smartphone

Redação DM

Publicado em 20 de outubro de 2018 às 01:26 | Atualizado há 7 anos

Por mais que as elei­ções pre­si­den­ci­ais an­te­rio­res te­nham si­do dis­pu­ta­das, há mui­to tem­po não che­gá­va­mos a uma vés­pe­ra de vo­ta­ção num cli­ma tão po­la­ri­za­do e, pe­las cir­cun­stân­cias, sem ter a opor­tu­ni­da­de de as­sis­tir ao em­ba­te en­tre os dois prin­ci­pa­is co­lo­ca­dos nas pes­qui­sas. Bol­so­na­ro, con­va­les­cen­te da fa­ca­da que le­vou em ple­na cam­pa­nha, não com­pa­re­ceu aos de­ba­tes, mas es­tá na di­an­tei­ra. Had­dad, que es­pe­ra ar­re­ba­tar vo­tos trans­fe­ri­dos do en­car­ce­ra­do Lu­la, so­fre o ata­que de Ci­ro, Ma­ri­na e Alckmin, que ain­da so­nham em abis­coi­tar a se­gun­da va­ga pa­ra con­cor­rer com o ca­pi­tão no se­gun­do tur­no. Ain­da há o es­for­ço dos bol­so­na­ris­tas pa­ra li­qui­dar tu­do já nes­te do­min­go, atin­gin­do 50% mais um dos vo­tos vá­li­dos.

A in­ter­net e as re­des so­ci­ais ne­la re­si­den­tes cons­ti­tu­em o gran­de di­fe­ren­ci­al do mo­men­to. Até as elei­ções an­te­rio­res, o rá­dio e a TV eram a gran­de for­ça de di­vul­ga­ção das can­di­da­tu­ras e da dis­pu­ta en­tre os can­di­da­tos. Ho­je es­se lu­gar é ocu­pa­do pe­la in­ter­net, on­de as má­qui­nas de cam­pa­nha mo­bi­li­zam os elei­to­res e sim­pa­ti­zan­tes e es­tes fa­zem a mul­ti­pli­ca­ção das men­sa­gens em al­tís­si­ma ve­lo­ci­da­de. Tan­to que Ge­ral­do Alckmin, o do­no da mai­or fa­tia do ho­rá­rio gra­tui­to de pro­pa­gan­da, es­tá com mo­des­tos 8%, em quar­to lu­gar nas pes­qui­sas.

Além de to­da a re­de de com­pu­ta­do­res fi­xos, que tem aces­so à in­ter­net, a po­pu­la­ção dis­põe ho­je dos no­te­bo­oks e dos smartpho­nes. Se­gun­do re­cen­te le­van­ta­men­to do IB­GE, 138 mi­lhões de bra­si­lei­ros pos­su­em os te­le­fo­nes in­te­li­gen­tes, trans­for­ma­do em so­nho de con­su­mo da po­pu­la­ção nos úl­ti­mos anos. É por ele que os elei­to­res de ho­je agi­tam su­as pre­fe­rên­cias na dis­pu­ta. Só nos úl­ti­mos dois mes­es, to­dos nós ti­ve­mos a opor­tu­ni­da­de de as­sis­tir ou até ter ami­za­des ele­trô­ni­cas rom­pi­das por con­ta da di­ver­gên­cia elei­to­ral exa­cer­ba­da. Por cer­to, par­te de­las se re­a­ta­rão após as elei­ções e ou­tras, não. É o im­pe­ra­ti­vo do no­vo tem­po on­de as re­des ele­trô­ni­co-di­gi­tais unem (e de­su­nem) a po­pu­la­ção.

No pró­prio in­te­res­se, no en­tan­to, o elei­tor de­ve con­si­de­rar que a mí­dia im­pres­sa – es­pe­ci­al­men­te os jor­nais – ain­da é a gran­de fon­te de in­for­ma­ção se­gu­ra e ori­en­ta­ção ao elei­tor. Os jor­nais têm cum­pri­do um gran­de pa­pel co­mo ve­i­cu­la­dor das no­ti­cias (bo­as e ru­ins) so­bre o pro­ces­so elei­to­ral e seus can­di­da­tos. E o mais in­te­res­san­te: tam­bém são aces­sa­dos atra­vés da in­ter­net e do smartpho­ne, o que os co­lo­ca nas mãos de to­da a po­pu­la­ção, in­de­pen­den­te de clas­se so­ci­al. A es­sa al­tu­ra dos acon­te­ci­men­tos, es­pe­ra-se que o elei­tor com­pa­re­ça pa­ra vo­tar, e o fa­ça con­sci­en­te e da me­lhor for­ma pos­sí­vel…

 

(Te­nen­te Dir­ceu Car­do­so Gon­çal­ves, di­ri­gen­te da Aspomil (As­so­cia­ção de As­sist. So­ci­al dos Po­li­ci­ais Mi­li­ta­res de São Pau­lo)


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