Opinião

A engenhosa ponte submersa de Efraim Bandeira

Diário da Manhã

Publicado em 27 de junho de 2017 às 04:04 | Atualizado há 8 anos

Lá em­bai­xo da ser­ra, no ser­tão de Con­cei­ção do To­can­tins, há um ban­do de cór­re­gos e ri­a­chos pa­re­ci­dos com os rios tem­po­rá­rios, que, na se­ca, fi­cam es­tur­ri­ca­dos a pon­to de se po­der fa­zer fo­go no seu lei­to, e nas águas se trans­fi­gu­ram, vi­ran­do até ca­tás­tro­fe, de tan­ta água. Lá pe­los anos qua­ren­ta, o ser­tão foi pal­co de uma en­chen­te tão me­do­nha, que só quem co­nhe­ce as ma­ni­as de nos­sos cór­re­gos chei­os de ve­ne­ta é quem po­de en­ten­der co­mo a coi­sa mu­da.

A en­chen­te da­que­la épo­ca foi tão vi­o­len­ta, que var­reu fa­zen­das, le­vou ga­do e gen­te, e se­me­ou a des­tru­i­ção e o pâ­ni­co nu­ma ex­ten­sa área, e até Con­cei­ção do To­can­tins, tra­di­cio­nal­men­te se­ca e abas­te­ci­da na épo­ca por um mi­ji­nho de água, ba­ti­za­do de “Co­xo”, viu água cor­ren­te nas ru­as, vin­da do cór­re­go Car­ra­pa­to, a du­as lé­gu­as de lá.

O iní­cio des­sa en­chen­te foi até ina­cre­di­tá­vel, pois uns tro­pei­ros, de vin­da pro co­mér­cio, re­sol­ve­ram ar­ran­char no lei­to do cór­re­go Pin­do­ba, on­de de­sar­re­a­rem os ani­mais, bo­ta­ram os car­guei­ros abai­xo e saí­ram ca­çan­do um po­ron­go­zi­nho na areia fo­fa do lei­to pra ca­var um po­ço de be­ber.  Lá pe­las tan­tas, ho­ras mor­tas, ou­vi­ram um  es­tron­do me­do­nho que vi­nha das ca­be­cei­ras, e, quan­do me­nos es­pe­ra­ram, a água já vi­nha per­to, la­van­do tu­do nu­ma fú­ria sem ter­mo, que só ti­ve­ram tem­po de pu­xar as co­ber­tas e sa­ir às car­rei­ras pra não se­rem le­va­dos pe­las águas.  Tão de re­pen­te foi a che­ga­da das águas, que, da­li a mi­nu­tos, quan­do a água lam­bia os bei­ços das ri­ban­cei­ras, re­pa­ra­ram que os com­pa­nhei­ros es­ta­vam se­pa­ra­dos: uns es­ta­vam de um la­do, e ou­tros do ou­tro, que nem tem­po ti­ve­ram de sa­ir jun­tos.

E as­sim são al­guns dos cór­re­gos do ser­tão, co­mo o São Mar­ti­nho, o Mom­bó, o Pin­do­ba, o Cór­re­go dos Ma­ca­cos, o lta­bo­ca e ou­tros, que, na épo­ca das chu­vas, dei­xa­vam a gen­te ho­ras e ho­ras à es­pe­ra de vau. Tro­pei­ros e vi­a­jan­tes es­ta­vam can­sos de dor­mir da ban­da de cá es­pe­ran­do a água va­zar pra dar pas­sa­gem. Com­pa­ro-os àque­les per­so­na­gens Dr. Jeckyll e Mr. Hyde, de “O Mé­di­co e o Mons­tro”, que Ro­bert Lou­is Ste­ven­son ce­le­bri­zou co­mo clás­si­co da li­te­ra­tu­ra mun­di­al.

Com es­tra­das sen­do ras­ga­das pra tu­do quan­to é lu­gar, aque­les cór­re­gos sem­pre fo­ram em­pe­ci­lhos pa­ra o trá­fe­go, pois era tra­ba­lho per­di­do fa­zer pon­te: na se­ca, era uma be­le­za, mas quan­do o agua­cei­ro de no­vem­bro a fe­ve­rei­ro caía, a pon­te ia em­bo­ra na pri­mei­ra cheia, por mais for­ni­da e se­gu­ra que fos­se, le­van­do-se em con­ta que nos­sa en­ge­nha­ria ma­tu­ta não ti­nha os re­quin­tes téc­ni­cos de ho­je, quan­do o Go­ver­no lá fin­cou pon­tes de­fi­ni­ti­vas, que ne­nhu­ma cheia mais foi bes­ta de ar­re­dar as ba­ses de con­cre­to e o vão de aro­ei­ra ma­du­ra.  Além de não co­nhe­cer a téc­ni­ca de en­ge­nha­ria de pon­tes, a es­cas­sez do mo­vi­men­to nas es­tra­das não com­pen­sa­va um rom­bo nas fi­nan­ças mu­ni­ci­pa­is.

O cór­re­go dos Ma­ca­cos, ali nas con­fron­tân­cias da fa­zen­da Bre­jo, mu­ni­cí­pio de Tai­pas, já le­va­ra vá­ri­as pon­tes de aro­ei­ra e an­gi­co, de­ses­ti­mu­lan­do a cons­tru­ção de ou­tras, ape­sar de ser pas­sa­gem obri­ga­tó­ria pa­ra quem vai do Du­ro pa­ra Tai­pas, Con­cei­ção do To­can­tins e Pa­ra­nã, não per­mi­tin­do des­vio por ou­tra pas­sa­gem.

Foi aí que Efraim Ban­dei­ra, as­su­min­do a pre­fei­tu­ra de Con­cei­ção, tra­tou de ma­qui­nar um meio de sa­nar o pro­ble­ma de li­gar a ci­da­de­zi­nha ao seu fi­ei elei­to­ra­do de ca­bres­to.  E fez uma coi­sa iné­di­ta em ter­mos de en­ge­nha­ria: quan­do o cór­re­go es­ta­va se­co, man­dou cons­tru­ir uma pas­sa­re­la de ci­men­to de um la­do ao ou­tro dos Ma­ca­cos, com seus mais de trin­ta cen­tí­me­tros de al­tu­ra, bem ali­cer­ça­da de pe­dra-can­ga, com o cui­da­do de abau­lar  e ram­pe­ar o la­do da nas­cen­te pa­ra que a água cor­res­se li­vre.  Du­ran­te a se­ca, os car­ros es­ta­vam es­ca­pos de ato­lar-se na areia se­ca e fo­fa; nas águas, a fir­me pas­sa­re­la per­mi­tia que se pas­sas­se, com a água ali pe­los pa­ra­fu­sos da ro­da, tor­nan­do pos­sí­vel, cô­mo­da e se­gu­ra a tra­ves­sia.  Não eram pou­cos os aper­tos de pas­sa­gei­ros que, des­co­nhe­cen­do a pon­te ocul­ta sob as águas, bo­ta­vam as mãos na ca­be­ça quan­do o ca­mi­nhão, com jei­to de doi­do, pei­ta­va nas águas dos Ma­ca­cos pa­ra sa­ir do ou­tro la­do.

Du­ran­te coi­sa de dez anos tra­fe­ga­mos pe­la pon­te, fru­to da en­ge­nha­ria ma­tu­ta, mas pro­vi­den­ci­al, de Efraim, ates­tan­do o acer­to de uma ideia que, de iní­cio, acha­ram ma­lu­ca e mo­ti­vo de ga­lho­fa ao pre­fei­to, o qual, não ob­stan­te e com cer­ta ra­zão, co­lo­ca­va a “pon­te” co­mo uma de su­as prin­ci­pa­is re­a­li­za­ções.

Ago­ra, com a cons­tru­ção da ro­do­via do Du­ro pra Con­cei­ção (que as más lín­guas an­da­ram in­ven­tan­do que só fo­ra fei­ta por­que o go­ver­na­dor da épo­ca ti­nha fa­zen­da por ali), o Go­ver­no tra­tou de sa­nar de uma vez por to­das o pro­ble­ma, cons­tru­in­do uma al­ta e se­gu­ra pon­te, a pou­cos me­tros abai­xo da­que­la ori­gi­nal obra, de for­ma que, de ci­ma da de­fi­ni­ti­va, a gen­te vê o que res­tou da ou­tra.

Mas a pas­sa­re­la dos Ma­ca­cos fi­ca­rá ali co­mo um mo­nu­men­to à en­ge­nha­ria im­pro­vi­sa­da e ge­ni­al de Efraim Ban­dei­ra, úni­ca pes­soa – que eu sai­ba – a cons­tru­ir uma pon­te sub­mer­sa, que, de res­to, era o or­gu­lho de sua ad­mi­nis­tra­ção.

 

(Li­be­ra­to Pó­voa, de­sem­bar­ga­dor apo­sen­ta­do do TJ-TO, mem­bro-fun­da­dor da Aca­de­mia To­can­ti­nen­se de Le­tras e da Aca­de­mia Di­a­no­po­li­na de Le­tras, mem­bro da As­so­cia­ção Go­i­a­na de Im­pren­sa (AGI), es­cri­tor, ju­ris­ta, his­to­ri­a­dor e ad­vo­ga­do, li­be­ra­to­po­[email protected])


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