Opinião

A fascinação que nos causa o mal e a infelicidade alheia

Redação DM

Publicado em 15 de agosto de 2018 às 20:57 | Atualizado há 7 anos

Eter­nas e ir­res­pon­dí­veis per­gun­tas eco­am pe­los qua­tro can­tos do uni­ver­so (su­pon­do que o in­fi­ni­to se­ja qua­dra­do). As per­gun­tas que não ca­lam en­tre tan­tas sem res­pos­tas são: por que a men­te hu­ma­na tem tan­ta atra­ção pe­lo mal?

Por que a in­fe­li­ci­da­de alheia nos des­per­ta mais in­te­res­se do que a fe­li­ci­da­de? En­tre o feio e o be­lo por que con­tem­plar com mais aten­ção a fei­u­ra? As­sim enun­ci­a­das, não tra­tam es­sas as­ser­ti­vas e per­gun­tas de ca­su­ais e des­pro­po­si­ta­das fra­ses e ci­ta­ções. São in­ter­ro­ga­ções que as Ci­ên­cias, A Fi­lo­so­fia não têm a exa­ta com­pre­en­são.

Mui­tos têm si­do os ci­en­tis­tas de ci­ên­cias de hu­ma­ni­da­des que de­bru­çam so­bre tais ques­tões e não acham res­pos­tas con­vin­cen­tes. O que se tem de con­cre­to é es­sa cer­te­za, a men­te hu­ma­na se ca­rac­te­ri­za por es­sa pre­fe­rên­cia, tu­do aqui­lo fo­ra da nor­ma, do con­ven­cio­nal, do pa­drão, do éti­co, do bom, do be­lo; tu­do des­per­ta mais vi­va­ci­da­de, mais ape­lo, mais aten­ção e in­te­res­se das pes­so­as.

Tra­ta-se pois de ques­tão e ine­rên­cia do cé­re­bro hu­ma­no. Uma das be­le­zas de nos­sas eter­nas dú­vi­das es­tá na ana­to­mia, na fi­si­o­lo­gia e no­bre­za que é o nos­so te­ci­do ce­re­bral, de lon­ge o ór­gão mais in­com­pre­en­di­do e mais enig­má­ti­co. E tal in­cóg­ni­ta ini­cia pe­la sua pró­pria ana­to­mia e por que tão her­me­ti­ca­men­te pro­te­gi­do por uma es­pes­sa ca­ra­pa­ça ós­sea que é o crâ­nio.

No tra­to fi­si­o­ló­gi­co e  or­gâ­ni­co o cé­re­bro mos­tra-se tam­bém im­par e ex­tre­ma­men­te di­fe­ren­ci­a­do. Na par­te vas­cu­lar se des­ta­ca por du­as sin­gu­la­ri­da­des. A pri­mei­ra é re­la­ti­va a sua vas­cu­la­ri­za­ção e re­gu­la­ção  cir­cu­la­tó­ria. Is­to é, ele tem um me­ca­nis­mo pa­ra man­ter cons­tan­te sua pres­são san­guí­nea. Nes­se sen­ti­do se mos­tra in­de­pen­den­te , se com­pa­ra­do a ou­tros ór­gã­os.

A se­gun­da par­ti­cu­la­ri­da­de é que tem ex­tre­ma exi­gên­cia nu­tri­cio­nal e de  oxi­ge­na­ção. Ele não to­le­ra mais do que 3 ou 5 mi­nu­tos de fal­ta de gli­co­se ou oxi­gê­nio. Com uma  anó­xia (fal­ta de O2) ou hi­po­gli­ce­mia de 3 mi­nu­tos po­de  en­trar em co­ma ou mor­te ce­lu­lar. Uma des­sas du­as con­di­ções ou dei­xa se­que­la per­ma­nen­te ou le­va a  mor­te do in­di­ví­duo.

No to­can­te à fun­ção abs­tra­ta é a que mais sem­pre des­per­tou in­te­res­se e cau­sa cu­ri­o­si­da­de ci­en­tí­fi­ca aos pes­qui­sa­do­res. Co­mo exem­plos ci­tam-se o pen­sa­men­to ló­gi­co e abs­tra­to, o me­ca­nis­mo dos so­nhos, de co­mo se dão os di­ver­sos sen­ti­men­tos de ódio, de amor, de an­ti­pa­tia, de em­pa­tia, de so­li­da­ri­e­da­de, de vin­gan­ça, en­tre tan­tos ou­tros ine­ren­tes ao ser hu­ma­no, do­ta­do que é de uma in­te­li­gên­cia di­fe­ren­ci­a­da , de ra­ci­o­na­li­da­de e emo­ção.

Quan­do se fa­la por exem­plo no me­ca­nis­mo do so­nho, é ines­ca­pá­vel não se re­por­tar ao psi­ca­na­lis­ta Sig­mund Freud. Pou­cos fo­ram os seus su­ces­so­res que de­le dis­cor­da­ram  e dis­cor­dam  na for­ma­ção da per­so­na­li­da­de (ego, id, su­pe­re­go) e de co­mo se dá o so­nho. Co­mo por ele re­fe­ri­do, o so­nho se pas­sa no sub­con­sci­en­te e es­sa fun­ção é fla­gra­da pe­lo nos­so con­sci­en­te, por is­so nos­sas lem­bran­ças do so­nhos ser tão  tran­si­tó­rias .

Pa­ra Freud os so­nhos re­pre­sen­tam os con­fli­tos que as pes­so­as têm no dia a dia. Tais vi­vên­cias são re­pro­du­zi­das na fa­se do so­no pro­fun­do (REM). De ou­tra par­te os so­nhos são re­pre­sen­ta­ções de de­se­jos não re­a­li­za­dos na vi­da nor­mal das pes­so­as. Não é sem ra­zão que po­pu­lar­men­te (no vul­go) so­nho sig­ni­fi­ca um fei­to ou em­pre­en­di­men­to im­pos­sí­vel de se al­can­çar.

Tor­nan­do ao te­ma prin­ci­pal do por que da men­te hu­ma­na pre­fe­rir o feio ao be­lo, o mal ao bem, a in­fe­li­ci­da­de à fe­li­ci­da­de. Os mo­ti­vos des­sa in­cli­na­ção e pre­fe­rên­cia ain­da são e con­ti­nu­a­rão in­com­pre­en­di­dos. O que se tem cer­te­za é que elas são ine­ren­tes a men­te hu­ma­na. Ne­nhum ou­tro bi­cho tem o de­se­jo da vin­gan­ça, a me­mó­ria da re­ta­li­a­ção, o sen­ti­men­to de in­ve­ja, etc.

Pa­ra dar mais fo­ro e con­sis­tên­cia des­sa sin­gu­la­ri­da­de do cé­re­bro, men­te e con­sci­ên­cia hu­ma­na bas­ta que to­me­mos al­guns exem­plos ca­su­ís­ti­cos no co­ti­dia­no das pes­so­as. As­sim ima­gi­ne­mos al­gu­mas ce­nas. Nu­ma ca­mi­nha­da sim­ples de rua, de­pa­ra­mos uma pri­mei­ra pra­ça com al­gum mú­si­co to­can­do uma mú­si­ca clás­si­ca. Al­gu­mas pou­cas pes­so­as tal­vez es­te­jam ali es­tá­ti­cas as­sis­tin­do aque­la me­lo­dia. Ato con­tí­nuo, em uma se­gun­da pra­ça com uma dan­ça­ri­na se­mi­nua,  nu­ma co­re­o­gra­fia e me­nei­os de sen­su­a­li­da­de e ero­tis­mo.

Cer­ta­men­te es­sa se­gun­da apre­sen­ta­ção es­ta­rá api­nha­da de pes­so­as em êx­ta­se e vi­va­men­te aten­tas a es­se es­pe­tá­cu­lo eró­ti­co ce­no­grá­fi­co. De mes­mo efei­to e in­te­res­se são as pre­fe­rên­cias pe­las in­for­ma­ções jor­na­lís­ti­cas. No­ta­da­men­te quan­do se Têm os re­cur­sos au­dio­vi­su­ais, se­jam nas re­des de te­le­vi­são ou as mí­di­as di­gi­tais do fa­ce­bo­ok, yo­u­tu­be, what­sApp. Gran­des são os ape­los e in­te­res­se que des­per­ta es­sa for­ma de co­mu­ni­ca­ção, por­que de cons­tru­ti­vas , es­sas ce­nas na­da tra­zem ao in­di­ví­duo, na­da de útil e po­si­ti­vo.

As­sim so­bre­vi­vem, pros­pe­ram e lu­cram os pro­gra­mas po­li­ci­ais ao vi­vo, a san­gue e a co­res, das re­des de te­le­vi­são do Bra­sil e do mun­do. As­sim fa­zem su­ces­so e têm mui­ta vi­são e au­diên­cia os re­a­lity shows (fa­zen­da da  TV Re­cord, BBB re­de glo­bo).

To­da es­sa au­diên­cia e lu­cros au­fe­ri­dos dos pa­tro­ci­na­do­res se dão jus­ta­men­te na ex­plo­ra­ção des­sa fra­gi­li­da­de e pre­fe­rên­cia das pes­so­as. Da men­te, da cul­tu­ra e gos­to de gran­de par­ce­la das pes­so­as. É a re­la­ção lu­cro/be­ne­fí­cio des­ses for­ne­ce­do­res e con­su­mi­do­res. Afi­nal, con­ti­nu­a­rá es­sa per­gun­ta, re­ver­be­ran­do pe­los ma­res, pe­los cam­pos, pe­los ares. Aos qua­tro can­tos do Pla­ne­ta. Por que a pre­fe­rên­cia da men­te hu­ma­nas por coi­sas tão vis, tão su­jas, e imo­ra­is ? Agos­to / 2108.

 

(Jo­ão Jo­a­quim, mé­di­co, ar­ti­cu­lis­ta DM. fa­ce­bo­ok/ jo­ão jo­a­quim de oli­vei­ra  www.drjo­ao­jo­a­quim.blog­spot.com – What­sApp (62)98224-8810)


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