Opinião

A favela e sua origem histórica

Diário da Manhã

Publicado em 28 de junho de 2017 às 01:20 | Atualizado há 8 anos

Até vi­rar con­jun­to de ha­bi­ta­ções po­pu­la­res tos­ca­men­te cons­tru­í­das, em lo­ca­is ina­de­qua­dos, com sen­ti­do pe­jo­ra­ti­vo, em ci­da­des do Bra­sil afo­ra, o con­cei­to da pa­la­vra “fa­ve­la”, vem de uma “ár­vo­re” com es­se no­me, tam­bém cha­ma­da fa­va e fa­ve­lei­ro, ca­rac­te­rís­ti­ca da caa­tin­ga nor­des­ti­na, so­bre­tu­do ba­i­a­na, de for­te pro­vei­to me­di­ci­nal que, se­gun­do Mes­tre Lua de Bo­bó (ba­i­a­no), era uti­li­za­da pa­ra “fe­char o cor­po” e ou­tras ser­ven­ti­as da me­di­ci­na po­pu­lar.  Em ci­ên­cia, Ja­trop­ha pylla­can­tha, fa­mí­lia das eu­for­bi­á­ce­as, é ri­ca em ma­dei­ra, fru­tos co­mes­tí­veis e “se­men­tes” sa­bo­ro­sas de fa­zer fa­ri­nha de que me nu­trir em mi­nha in­fân­cia ru­de nos ser­tões de mi­nha imor­re­dou­ra sa­u­da­de.

O ter­mo “fa­ve­la” vem tam­bém de um mor­ro des­cri­to pe­lo no­tá­vel es­cri­tor Eu­cli­des da Cu­nha, no li­vro Os Ser­tões, on­de, de tão abun­dan­te, deu no­me ao “Mor­ro da Fa­ve­la” no qual se ins­ta­la­ram os sol­da­dos du­ran­te a Guer­ra de Ca­nu­dos. Ao vol­ta­rem ao Rio de Ja­nei­ro, num mo­men­to que não re­ce­bi­am sol­do, os sol­da­dos pe­di­ram li­cen­ça ao Mi­nis­té­rio da Guer­ra pa­ra se es­ta­be­le­cer  com su­as fa­mí­lias no al­to de um ou­tro mor­ro, ago­ra cha­ma­do da “Pro­vi­dên­cia”,  on­de, com ou­tros de­sa­bri­ga­dos, pas­sa­ram a cha­má-lo “mor­ro da Fa­ve­la”, trans­fe­rin­do o no­me do mor­ro ori­gi­nal de Ca­nu­dos, co­mo diz Hou­aiss, por lem­bran­ça ou por al­gu­ma se­me­lhan­ça que en­con­tra­ram; no­tan­do-se que os so­bre­vi­ven­tes de Ca­nu­dos não se des­ti­na­ram ape­nas ao mor­ro aci­ma ci­ta­do.

Foi as­sim que o ter­mo “fa­ve­la” se pro­pa­gou-se co­mo “con­jun­to de ha­bi­ta­ções po­pu­la­res” e ou­tras de­no­mi­na­ções ru­ins, ca­rac­te­rís­ti­cas dos mais po­bres, es­pe­ci­al­men­te ne­gros, co­me­ça­das no Rio de ja­nei­ro no iní­cio do sé­cu­lo 20, de on­de,  além de se am­pli­ar e se es­pa­lhar por ou­tras ci­da­des do pa­ís e do es­tran­gei­ro, se va­ri­a­ram em Bair­ro-da-La­ta, em Por­tu­gal; Ca­ni­ço, em Mo­çam­bi­que; Mus­se­que, em An­go­la; Cal­lam­pas, no Chi­le; Vil­las, na Ar­gen­ti­na; Can­te­gri­les, no Uru­gu­ai; Bar­ra­das, no Pe­ru, Ci­da­des Per­di­das, no Mé­xi­co; Os Pu­eb­los Pi­ra­tas, na Co­lôm­bia, ou se­ja, qual for o ter­mo uti­li­za­do pa­ra de­no­mi­nar áre­as de fa­ve­las e cor­re­la­tos; são fru­to de um pro­ces­so de ur­ba­ni­za­ção da Amé­ri­ca La­ti­na, aflo­ra­do por in­jus­ta  ex­plo­são de­mo­grá­fi­ca ou  iní­quo êxo­do ru­ral, de to­do mo­do evi­den­ci­an­do ex­clu­são so­ci­al, ten­do co­mo cau­sa bá­si­ca o ra­cis­mo e a má dis­tri­bui­ção da ri­que­za na­ci­o­nal, fe­nô­me­nos co­mum nas ci­da­des bra­si­lei­ras. Aqui em Mi­nei­ros exis­te uma, irô­ni­ca, cha­ma­da “Vi­la da Paz”.

As mais fa­mo­sas fa­ve­las es­tão no Rio de Ja­nei­ro, on­de con­tras­tam for­te­men­te com os pré­di­os e man­sões da eli­te da Zo­na Sul, con­vi­ven­do la­do-a-la­do e con­fi­gu­ran­do pai­sa­gens que de­sa­fi­am a ló­gi­ca so­ci­al, afron­tan­do e fe­rin­do a dig­ni­da­de hu­ma­na. A Ro­ci­nha, no Rio, é fre­quen­te­men­te ci­ta­da co­mo a mai­or fa­ve­la da Amé­ri­ca La­ti­na, o que não cor­res­pon­de a úl­ti­ma ver­da­de, de que se re­fe­re o fi­ló­so­fo Ca­mus, já que em Ca­ra­cas, ca­pi­tal ve­ne­zu­e­la­na, a fa­ve­la de Pe­to­re tem di­men­sões três ve­zes su­pe­ri­or. Em quan­ti­da­de, po­rém, nin­guém ga­nha do Bra­sil, es­tan­do só em São Pau­lo, con­for­me es­ti­ma­ti­vas re­cen­tes, 2.018 fa­ve­las ca­das­tra­das, nas qua­is es­tão apro­xi­ma­da­men­te 1.160.516 ha­bi­tan­tes, 10% da po­pu­la­ção da ci­da­de, sem es­que­cer a al­ta ta­xa de “fa­ve­li­za­ção” pre­sen­te em For­ta­le­za, Re­ci­fe, Be­lo Ho­ri­zon­te e ou­tras ci­da­des, in­clu­si­ve pla­ne­ja­das, co­mo Bra­sí­lia, ora fi­gu­ran­do, se­gun­do Re­la­tó­rio da ONU, en­tre as ci­da­des mais de­si­gua­is do mun­do, com su­as in­crí­veis mi­sé­rias. Ve­jam que 10 mi­lhões de pes­so­as no Bra­sil, na úl­ti­ma dé­ca­da, dei­xa­ram de vi­ver em con­di­ções “fa­ve­la­das”!

É de se ima­gi­nar a per­ver­si­da­de des­sas “fa­ve­las”, ge­ran­do de­si­gual­da­des ab­sur­das, con­tra, mor­men­te, os ne­gros e seus des­cen­den­tes. O Rio de Ja­nei­ro sig­ni­fi­ca bem es­ses des­man­dos de ci­da­de di­vi­di­da em dois pó­los que não se co­mu­ni­cam, con­so­an­te o li­vro “Ci­da­de Par­ti­da”, de Zu­e­nir Ven­tu­ra (1994), con­trá­ria a “Ci­da­de Cer­zi­da” de Al­da­ir Ro­cha, já apre­sen­tan­do o Rio sub­di­vi­di­do em áre­as opos­tas, cos­tu­ra­das, o mor­ro e o as­fal­to, em “re­la­ções cons­tan­tes”. Es­sas “fa­ve­las”, co­mo se vê, mos­tram a “Ci­da­de Nor­ma­ti­za­da”, con­tra­pon­do a “Ci­da­de Anô­mi­ca” ou sem re­gra, pa­ra não di­zer “sem lei”, que cres­ceu à mar­gem da pri­mei­ra, ana­li­sa­da pe­lo his­to­ri­a­dor Jo­sé Lu­is Ro­me­ro. Eis a ci­da­de “sem fim”, das “fa­ve­las”, sem­pre di­vi­di­da em du­as, a no­bre e ci­vi­li­za­da, em opo­si­ção a ou­tra, ne­gra, po­bre, ex-es­cra­va, in­de­cen­te e su­ja. Por es­tra­nho que pa­re­ça, Go­i­â­nia é bem is­so! O po­e­ta la­ti­no Ho­rá­cio, já nos des­man­dos ou des­re­gra­men­tos ro­ma­nos, es­cre­veu: “Est mu­dus in re­bus” (há um li­mi­te pa­ra to­das as coi­sas).

 

(Mar­ti­nia­no J. Sil­va, es­cri­tor, ad­vo­ga­do, mem­bro do Mo­vi­men­to Ne­gro Uni­fi­ca­do (MNU) e da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras e Mi­nei­ren­se de Le­tras e Ar­tes, IHGG, UBE-GO. Mes­tre em His­tó­ria So­ci­al pe­la UFG. Se­cre­tá­rio da Cul­tu­ra e Tu­ris­mo de Mi­nei­ros-GO, on­de ain­da pre­si­de o Con­se­lho Su­pe­ri­or da FI­MES. Au­tor, den­tre ou­tros, dos li­vros: Ra­cis­mo à bra­si­lei­ra: raí­zes his­tó­ri­cas, 4. ed., e Qui­lom­bos do Bra­sil Cen­tral: vi­o­lên­cia re­sis­tên­cia es­cra­va, 2. ed (mar­ti­na­nojsil­va@ya­hoo.com.br))


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