A força da liderança política jovem
Redação DM
Publicado em 19 de agosto de 2021 às 17:48 | Atualizado há 4 anos
Para o fortalecimento da democracia, é importante a renovação dos quadros políticos – tanto no âmbito municipal quanto estadual e nacional – comprometidos de fato com o espírito empreendedor, republicano, ético e democrático. Percebo que em Goiás temos uma nova liderança política comprometida com esse perfil. Trata-se de Renato de Castro, economista, bisneto de Laurentino Martins Rodrigues, fundador e primeiro prefeito eleito de Goianésia. Renato ingressou na política em 2009, sendo eleito vice-prefeito de Goianésia. Em 2012 assumiu interinamente o cargo de prefeito. Em 2014 foi eleito deputado estadual. Em 2016 foi eleito prefeito de Goianésia, pelo PMDB, derrotando Jales Fontoura (PSDB), outra grande liderança política de Goianésia e representante do poderoso grupo econômico deste município, o grupo Jalles Machado.
Ao assumir a prefeitura de Goianésia, em 2017, Renato fez uma excelente administração. Herdou a administração com uma dívida superior a 40 milhões de reais. Não só pagou a dívida, como promoveu investimento em infraestrutura e nas políticas sociais e culturais, gerando inúmeros empregos. Durante os quatros anos de administração, concedeu desconto de 40% no IPTU, além de não ter sido reajustado nesse período.
Ademais, destacamos as seguintes realizações: em infraestrutura, mais de um milhão de metros quadrados de recapeamento, reforma dos centros esportivos, construção da Praia do Cerrado, ampliação e cobertura do Feirão Nova Aurora e a construção de várias pontes; na área da saúde, foi construído novo hospital e promoveu melhoria sensível do atendimento médico-hospitalar do município; na área da educação, foram reformadas todas as escolas e implantada a Escola Digital; na área da cultura, Goianésia foi transformada numa referência de eventos culturais no nosso Estado, com a implantação do Natal Luz, transformou o Carnaval num dos melhores do Estado, criou o Goianésia Mix Festival, um dos maiores festivais de músicas sertanejas do país.
Grupos políticos rivais do município se uniram para impedir que Renato fosse reeleito nas eleições do ano passado. O MDB, seu partido, se aliou ao PSDB e impediu sua candidatura. Impedido de se candidatar, Renato lançou e conseguiu eleger Leonardo Menezes. Foi uma demonstração do reconhecimento do povo de Goianésia ao trabalho deste jovem político. Com isso, Renato tornou-se uma das principais lideranças políticas não só do Vale do São Patrício, mas do nosso Estado.
Em reconhecimento à força política de Renato e de sua atitude empreendedora e republicana, o governador convidou-o para assumir a presidência da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), com a missão de impulsionar o desenvolvimento econômico do Estado. Desde que assumiu a presidência dessa Companhia, em fevereiro deste ano, Renato e sua equipe têm feito a diferença, destravando processos, desburocratizando a instalação de novas empresas e investindo em infraestrutura, como a modernização e reforma das estações de tratamento de água e esgoto que abastecem os Distritos Agroindustriais.
A Codego, que já administra 34 distritos industriais, está trabalhando para dinamizá-los e ampliá-los. Para Renato, “não existe país forte com empresas fracas”. Já foi lançada, no Daia, em Anápolis, a maior plataforma multimodal do Estado, para instalação de mais de 100 empresas, o que permitirá a geração de inúmeros empregos e tornará o município um hub logístico com a instalação de uma agência dos Correios especializada no atendimento de empresas.
E ainda estão em desenvolvimento inúmeros outros projetos em diversos municípios. Renato de Castro é hoje uma das mais brilhantes lideranças políticas jovens do nosso Estado.