Opinião

A governança desgovernada

Diário da Manhã

Publicado em 2 de abril de 2018 às 21:55 | Atualizado há 7 anos

Mui­tos ain­da per­gun­tam: é ne­ces­sá­rio uma am­pla re­for­ma po­lí­ti­ca? Se­ria opor­tu­na se fos­se in­ci­si­va co­mo uma mi­cro­ci­rur­gia na re­la­ção do­a­do­res de cam­pa­nha e da ges­tão pú­bli­ca. Ex­pli­co.

Quan­do um po­lí­ti­co, por mais bem in­ten­ci­o­na­do que se­ja, en­tra pa­ra a vi­da pú­bli­ca, ele en­con­tra um sis­te­ma um tan­to con­fu­so. Po­lí­ti­cos ne­ces­si­tam de di­nhei­ro pa­ra fa­zer uma cam­pa­nha elei­to­ral que pos­sa ga­ran­tir, com o uso das fer­ra­men­tas do marke­ting po­lí­ti­co, a sua vi­tó­ria. Cap­tar es­se di­nhei­ro tem mui­tas vi­as pa­ra o te­sou­rei­ro do par­ti­do ou dos par­ti­dos co­li­ga­dos. A ori­gem do fun­do de fi­nan­cia­men­to da cam­pa­nha po­de ser sem­pre ques­ti­o­na­da, se­ja por de­nún­cias ou pe­las ins­ti­tu­i­ções com­pe­ten­tes. A dú­vi­da é sa­ber a van­ta­gem ou in­te­res­se de re­a­li­zar do­a­ções pa­ra um par­ti­do ou pa­ra um can­di­da­to mes­mo que a ori­gem do di­nhei­ro se­ja lí­ci­ta.

Mui­to bem! Di­nhei­ro no co­fre do par­ti­do ou can­di­da­to e a cam­pa­nha ini­cia com a ve­lo­ci­da­de cer­tei­ra em bus­ca da vi­tó­ria. A dú­vi­da ain­da per­sis­te, por que al­guém fez uma do­a­ção tão ge­ne­ro­sa? Al­go em tro­ca? É per­mi­ti­do pen­sar que do­a­do­res de cam­pa­nhas po­dem re­ce­ber van­ta­gens. Que van­ta­gens se­ri­am es­sas? Se­ja por leis, au­to­ri­za­ções, par­ti­ci­pa­ções em li­ci­ta­ções, car­gos e pro­xi­mi­da­de com o po­der.

O can­di­da­to ga­nha e co­me­ça uma ida aos ga­bi­ne­tes dos ven­ce­do­res pa­ra re­ce­ber em tro­ca as do­a­ções que fi­ze­ram. O ob­je­ti­vo da ges­tão pú­bli­ca é des­vi­a­da pa­ra aten­der os in­te­res­ses de seus do­a­do­res. Pas­mem! Quem pa­ga a cam­pa­nha não são os do­a­do­res, mas os con­tri­buin­tes quan­do li­ci­ta­ções são su­per­fa­tu­ra­das, car­gos es­tra­té­gi­cos são ce­di­dos pa­ra inex­pe­ri­en­tes em ges­tão pú­bli­ca e le­gis­la­do­res ocu­pam seu tem­po com pro­je­tos di­re­cio­na­dos pa­ra os do­a­do­res.

O tem­po de man­da­to é cur­to e fi­ca ain­da mais cur­to quan­do não con­se­guem aten­der a po­pu­la­ção em seus pro­je­tos pri­o­ri­tá­rios e  quan­do aten­dem há sem­pre o in­te­res­se de aju­dar seus do­a­do­res.

A cor­rup­ção co­mo ori­gem na do­a­ção de cam­pa­nha cria um sis­te­ma se­ja pa­ra per­pe­tu­ar-se no po­der ou pro­mo­ver a fal­ta da efi­cá­cia da ges­tão pú­bli­ca. Es­se se­ria o me­lhor de­ba­te an­tes de pen­sar em al­te­rar leis ou pro­je­tar ações pa­ra sa­nar os pro­ble­mas já co­nhe­ci­dos e exis­ten­tes.

Ca­be às Ins­ti­tu­i­ções agi­rem li­vre­men­te pa­ra co­i­bir cor­rup­tos e cor­rup­to­res e mos­trar a pe­ni­ten­ci­á­ria sem cha­ves co­mo mo­ra­da de­fi­ni­ti­va. E agra­de­cer que ain­da não te­mos a pe­na de mor­te pa­ra cri­mes do co­la­ri­nho bran­co. Ain­da tem em­pre­sá­rios que in­sis­tem em ser do­a­do­res de cam­pa­nha en­quan­to tem can­di­da­tos que in­sis­tem em pro­mo­ver cam­pa­nhas mi­li­o­ná­rias que ja­mais con­se­gui­ri­am ob­ter re­tor­no fi­nan­cei­ro só com o sa­lá­rio jus­to que re­ce­be­ria após ser elei­to.

Mui­tos de­fen­dem em no­me da de­mo­cra­cia o fi­nan­cia­men­to pú­bli­co de cam­pa­nha. Se­ria es­se o ca­mi­nho? Tal­vez sim, tal­vez não. Ca­be a ca­da um a mai­or de to­das as re­fle­xões a de dis­cer­nir se re­al­men­te se faz ne­ces­sá­rio tan­to di­nhei­ro pa­ra uma cam­pa­nha elei­to­ral. De­fen­de­mos que o can­di­da­to de­va ser li­vre pa­ra, quan­do ob­ter a vi­tó­ria, pos­sa agir pa­ra tra­ba­lhar em prol da so­ci­e­da­de, li­vre pa­ra de­ba­ter e lu­tar pa­ra as me­lho­ri­as im­por­tan­tes pre­ser­van­do prin­ci­pal­men­te a vi­da de seus ci­da­dã­os.

Con­tu­do, ca­be ao ci­da­dão fi­car aten­to aos do­a­do­res de cam­pa­nha e, ca­so re­ce­ba al­gu­ma van­ta­gem in­de­vi­da, pos­sam ser de­nun­ci­a­dos e, por sua vez, o po­lí­ti­co elei­to pos­sa de­sen­vol­ver seus pro­je­tos com li­ber­da­de e li­vre de qual­quer sis­te­ma que im­pe­ça de fa­zer o bem co­mum. Que a cor­rup­ção se­ja con­ti­da de ime­di­a­to pa­ra que te­nha­mos o le­ma ‘Or­dem e o Pro­gres­so’ na vi­da de ca­da ci­da­dão de nos­so pa­ís e as em­pre­sas bra­si­lei­ras pos­sam pro­mo­ver o em­pre­go com éti­ca e go­ver­nan­ça cor­po­ra­ti­va em li­ber­da­de pa­ra pro­mo­ver o de­sen­vol­vi­men­to da po­pu­la­ção.

 

(Hel­der Vi­nhal de Car­va­lho, gra­du­a­do em Ad­mi­nis­tra­ção, con­sul­tor de em­pre­sas e es­pe­cia­lis­ta em Ne­gó­ci­os pa­ra Exe­cu­ti­vos pe­la FGV/Eaesp – hel­der.vi­[email protected])

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